Saiba tudo sobre a massagem modeladora

Ana Paula Cardoso
Entenda o que é massagem modeladora, para que serve e qual a diferença entre este tratamento estético e a drenagem linfática

Massagem modeladorpode ajudar a combater a celulite.


Muito solicitada atualmente nos centros de beleza do país, a massagem modeladora é um tipo de tratamento estético que se utiliza de movimentos de amassamento, deslizamento e pressão das mãos sobre a pele do corpo. Recomendada para ser aplicada somente por massagistas profissionais, massoterapeutas ou fisioterapeutas, a massagem modeladora trabalha de forma localizada as regiões do corpo, trazendo vários benefícios ao organismo. 

Entre as principais vantagens da massagem modeladora estão melhora da oxigenação dos tecidos e circulação, a quebra da cadeia de gordura e o aumento do tônus muscular. Quando executada adequadamente, este tipo de massagem terapêutica pode auxiliar na redução de medidas e edemas, estimulando a circulação sanguínea, o metabolismo e as respostas neuromusculares.

Massagem modeladora contra celulite

A massagem modeladora torna-se mais eficaz como um dos tratamentos auxiliares ao combate à celulite quando associada ao uso de produtos cosméticos, a uma boa alimentação e exercícios físicos. “Gosto de associar a massagem modeladora ao uso de creme anticelulite e à drenagem linfática, que ajuda a eliminar o excesso de líquido que acumulamos”, explica a massoterapeuta Sônia Alencar.

Além de reduzir o inchaço, este tipo de tratamento também é eficaz para harmonizar os contornos corporais e minimizar a ansiedade e a depressão, contribuindo para o aumento da autoestima e da qualidade de vida. Sem contar os benefícios ao sistema circulatório.

“A massagem modeladora não acaba com a celulite, mas ajuda a amenizar o grau, já que auxilia o retorno venoso, aumentando a circulação e o aporte nutritivo dos tecidos”, explica Natasha Costa, fisioterapeuta do centro de estética The Spa.

Muitas pessoas acreditam que a massagem modeladora emagrece, mas isso é um mito. As pessoas acabam tendo essa impressão porque a massagem modeladora ajuda na redução de medidas. Mas, para que haja um emagrecimento, é fundamental praticar atividade física e ter uma dieta saudável e equilibrada.
 

Massagem modeladora e drenagem linfática: diferenças

Tanto a massagem modeladora quanto a drenagem linfática são técnicas estético-terapêuticas que trabalham com dois sistemas diferentes: o circulatório e o linfático. “A massagem modeladora trabalha para prover nutrientes e oxigênio aos músculos e órgãos, enquanto a drenagem linfática trabalha para se livrar dos dejetos produzidos pelo organismo”, completa a fisioterapeuta Natasha Costa.

A drenagem linfática é um método de massagem com pressões, suaves, lentas e rítmicas, que proporciona a eliminação de líquidos e a estimulação de defesa imunológica. Com a estimulação do sistema linfático, há o aumento da diurese, da eliminação de toxinas e desenvolve-se o equilíbrio do organismo.

Já a pressão das mãos durante a massagem modeladora devem ser de moderadas a fortes. Os estímulos da pressão das mãos no corpo durante o tratamento proporcionam a aceleração do metabolismo, estimulando as respostas dos neuromusculares e o melhor fluxo da circulação sanguínea.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto