Como cuidar dos pés no Verão

Jessica Krieger
Com a chegada da estação mais quente do ano, a atenção com os pés é fundamental para evitar rachaduras e micoses

O Verão pede atenção recobrada com os pés.


Nos dias quentes, os pés ganham mais espaço em sapatos abertos, sandálias e chinelos. É nessa época do ano que eles ficam expostos ao calor e umidade – o que pode provocar ressecamento, rachaduras e até mesmo micoses. Esta parte do corpo, assim como a pele, lábios e cabelos, também necessita de atenção especial: com cuidados simples, realizados em casa e até mesmo na hora do banho, é possível evitar o agravamento dos danos causados tanto pela exposição dos pés quanto pelo atrito com calçados ou areia. 

A coordenadora técnica da Doctor Feet, Cristina Lopes, explica que a falta de água no organismo pode acentuar o ressecamento dos pés. Por isso, a recomendação é tomar mais de 2 litros diariamente. “É importante lembrar que a hidratação do corpo, assim como dos pés, acontece também internamente. No verão, redobre a ingestão de água, que é perdida por meio do suor”, afirma.

Preparando os pés para o Verão

Antes de se aventurar na praia, o ideal é preparar seus pés para o sol forte e areia quente. A especialista sugere uma hidratação profunda feita por um podólogo e a manutenção com uso diário de cremes específicos para esta área do corpo, com ativos à base de silicone, lanolina ou ureia. “Com a ureia é preciso ter cuidado já que, dependendo da concentração do creme, este ingrediente se torna abrasivo e pode provocar até fissuras na pele”, esclarece. “Indicamos, ainda, que seja feita a esfoliação uma vez por semana, com produtos para este fim”, completa. 

A podóloga reitera que a hidratação em casa pode ser feita de forma simples: basta aplicar um creme, enfaixar os pés com um plástico filme e deixar agir o produto por 30 minutos. Para não agredir ainda mais a região, não é aconselhado usar a lixa no banho. Muito menos com frequência. “A pele leva em média 28 dias para renovar as células. Com este processo [lixa], há retirada das células mortas mas não da maneira correta e natural, o que pode engrossar ainda mais a pele dos pés”, revela. 

Cuidados redobrados

Além do ressecamento e rachaduras, outro problema comum no verão são as micoses, que podem ser adquiridas nas areias das praias ou mesmo em piscinas e vestiários de clubes. “O tratamento requer mais cuidado e tempo, então, o melhor é evitar o surgimento. A micose pode piorar com o tempo e abrir caminho para outras doenças, já que deixa a área frágil e com baixa imunidade”, explica. 

Para evitar todos estes distúrbios, veja algumas dicas da especialista para ficar com os pés bonitos e saudáveis

  • Utilize um bom hidratante diariamente e, nas férias, não esquecer de colocar o produto no nécessaire;

  • Tome bastante água para hidratar o corpo todo; 

  • Use chinelos ao frequentar espaços públicos;

  • Lave corretamente e seque toda a região, especialmente entre os dedos;

  • Não se esqueça de usar protetor solar também nos pés;

  • Se tiver algum problema, não hesite procurar um profissional da área. 

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto