Saiba como evitar manchas na pele

Etiene Resende
Descubra quais são as causas das manchas na pele e como é possível evitar que isto se torne um problema para você e sua beleza 

Com dicas simples é possível evitar as temidas manchas na pele.


Entre as preocupações estéticas que mais aterrorizam as mulheres, as manchas na pele têm seu lugar de destaque. Especialmente quando elas aparecem no rosto e ficam mais visíveis, alterando o aspecto natural da pele e afetando, inclusive, a autoestima da mulher. 

Muito além de um incômodo visual e na textura da cútis, as manchas na pele podem significar também o surgimento de outras doenças, o que serve de alerta para as mulheres – e também os homens. Por isso, especialistas ressaltam a importância de se cuidar melhor e ficar atento ao aparecimento destas manchas. 

Causas das manchas na pele

De acordo com Susy Rabello, dermatologista do Hospital Bandeirantes, existem vários tipos de manchas na pele e as causas são distintas para cada uma delas. Entre as mais comuns, estão aquelas de tonalidade marrom, arroxeadas e vermelhas, que podem ser causadas por diversos fatores: 

Marrom – Podem ser causadas pela exposição ao sol no caso de pessoa predisposta, principalmente o melasma (que é frequentemente associado também à gestação e ao uso de anticoncepcionais hormonais) e as sardas. Ainda podem ocorrer em pessoas morenas por qualquer inflamação na pele, como por espinhas que são escoriadas (cutucadas), por picadas de insetos, etc

Manchas arroxeadas – São aquelas causadas por traumatismos.

Manchas vermelhas – Geralmente ocorrem como manifestação de doenças da pele ou doenças do corpo que se manifestam com manchas na epiderme.

Dicas para evitar as temidas manchas

O que muitas mulheres não sabem – ou não levam muito a sério – é que alguns cuidados básicos diários ajudam a manter pele livre das manchas, conservando ainda mais sua beleza natural. Veja as dicas da dermatologista Susy Rabello:  
  • Usar protetor solar com regularidade; 
  • Não tomar sol sobre as manchas da pele; 
  • Não coçar qualquer lesão de pele, seja cravo, espinhas ou alterações desconhecidas;
  • Procurar um dermatologista para o correto diagnóstico da mancha e seu tratamento correto. 
Com estas reomendações fica ainda mais claro que os principais cuidados com a pele estão ligados à atenção ao aparecimento dos primeiros sinais, a busca por diagnóstico e tratamentos adequados junto a um especialista. 

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto