Saiba tudo sobre a ninfoplastia

Ana Paula Cardoso
Cirurgia para deixar os lábios vaginais mais bonitos é muito popular no Brasil, mas maior parte das mulheres não revela que fez

Ninfoplastia: a cirurgia plástica para fazer as pazes com a vagina.


Em se tratando de padrão estético, nem mesmo o órgão sexual feminino foge à patrulha. Assim como aconteceu com a lipoaspiração e a colocação de próteses de silicone, uma outra cirurgia plástica vem se tornando muito popular no Brasil. Trata-se da ninfoplastia, uma cirurgia íntima feminina que consiste na plástica dos lábios vaginais.

Etimologicamente, ninfoplastia vem do grego nymphé, que significa “ninfa, noiva, pequeno lábio”. É o termo técnico usado para definir a cirurgia corrige os pequenos lábios vaginais, diminuindo o seu tamanho ou apenas deixando-os mais simétricos. Essa cirurgia também pode abranger a correção dos grandes lábios.

A quem é indicada a ninfoplastia

Este procedimento é indicado a todas as mulheres que estão incomodadas com o tamanho e aspecto dos pequenos lábios, seja por eles serem grandes demais ou assimétricos. Apesar de já ser bastante realizada no país, a maior parte das brasileiras esconde ter realizado o procedimento.

Quem faz a plástica costuma se sentir envergonhada.  "As mulheres que procuram a ninfoplastia geralmente se queixam de constrangimento na hora de se expor ao parceiro sexual, ou mesmo na hora de vestir roupas mais justas, ou se trocar em locais como vestiários de lojas ou de academias de ginástica", explica a médica cirurgiã-plástica Monica Okamoto.

Além da motivação estética, outra indicação para se realizar a ninfoplastia é a dispareunia, ou seja, dor durante a relação em virtude de os pequenos lábios se dobrarem para dentro durante a penetração. Mais raramente, existe ainda a procura por mulheres com quadro de infecções de repetição, causadas pelo excesso de pele no local, que dificulta a higiene íntima.

Padrão estético da vagina

Apesar de afirmar que não existe um padrão estético para a vagina, a cirurgiã-plástica explica que há uma procura por um aspecto mais harmonioso e simétrico do órgão sexual feminino. A ninfoplastia visa à recuperação da autoconfiança das pacientes.

“Na grande maioria dos casos, a motivação é psicológica. As pacientes se sentem constrangidas com o aspecto e tamanho dos pequenos lábios, e isso interfere diretamente no dia a dia e na autoestima", conta a Dra. Monica Okamoto.

Embora a ninfoplastia não tenha contraindicação, é recomendado que mulheres com infecções ativas ou corrimentos devam tratá-los antes. Para quem sofre de enfermidades crônicas, como diabetes, ou hipertensão, é preciso um acompanhamento mais de perto de um especialista, a fim de monitorar as condições para realizar a cirurgia.

Às mulheres fumantes, recomenda-se abster do cigarro por pelo menos 30 dias antes da cirurgia. A recuperação costuma ser rápida e indolor e os resultados já podem ser vistos em poucos dias, logo após a melhora do edema inicial.

Não se deve usar roupas justas e é aconselhado evitar exercícios físicos por um período de 30 dias. A atividade sexual deve ser evitada por cerca de quatro a seis semanas. A ninfoplastia também não prejudica em nada a intenção de um parto normal.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

1 comentário

Fla

Minha irmã realizou essa cirurgia plástica na clínica Master Health e ela gostou muito do resultado.