Conheça os benefícios da glicerina nos cuidados com a pele e cabelos

Jessica Krieger
Além de promover uma limpeza profunda, este ingrediente tem propriedades umectantes que ajudam na hidratação 

A glicerina ajuda nos cuidados diários com a pele.


Pelo menos uma vez na vida, toda mulher já ouviu falar na glicerina. Este elemento, sem cor e nem sabor, está presente na formulação de diversos produtos cosméticos e de beleza, como xampus, condicionadores, sabonetes além de diversos itens de maquiagem. Tudo isso, graças as suas propriedades emolientes e umectantes.  

A dermatologista Denise Chambarelli, que dirige uma clínica homônima no Rio de Janeiro, explica que a glicerina é um componente muito usado em itens para cuidados com a pele e os cabelos. “A glicerina é um líquido transparente e viscoso, utilizado como matéria-prima para diversos produtos, por fornecer proteção à pele. Ela mantém a maciez e a flexibilidade tanto da pele do rosto como do corpo”, esclarece.  

Pele hidratada

Existem dois tipos de glicerina: a vegetal, extraída de óleos como de palma, babaçu e buriti, e a de origem animal, retirada de sebo ou banha de porco, por exemplo. “Em qualquer um dos casos, ela é considerada natural e agrega propriedades que fazem bem à pele e aos cabelos”, analisa Mariana Chambarelli, médica especializanda em Dermatologia pela UFRJ.

Uma das características mais notáveis da glicerina é sua capacidade umectante, conseguindo atrair a água e fazendo com que a pele a retenha com mais facilidade. O resultado? Cútis hidratada por muito mais tempo. “Por conta disso, tenho uma dica para casos de peles secas, com descamação, e ásperas: colocar umas gotinhas de glicerina líquida em seu creme hidratante de uso frequente para potencializar sua ação”, completa Denise. 

A dermatologista explica ainda que a glicerina é eficaz na redução de dermatites, acelerando o reparo dos tecidos danificados. Tudo isso graças à sua ação antibacteriana. “É também muito usada na prevenção do envelhecimento,. Mantendo a pele sempre hidratada, protegendo contra a ação do tempo e de agentes agressores externos e prevenindo a formação de pequenas rugas”, afirma a médica. 

Benefícios para os cabelos

A glicerina também auxilia na hidratação dos cabelos, mantendo a água no interior dos fios. Como resultado, as madeixas ficam mais fortes e macias. Um das formas de usar este componente nos cabelos é por meio de itens – xampu, condicionador, máscaras, entre outros – enriquecidos ou misturados com glicerina. 

Outra maneira é misturar a glicerina líquida é utilizar uma colher de sopa para cada cinco colheres de água, além da mistura com um óleo essencial. A médica Michele Mauren Haikal lembra que a glicerina vegetal tem maior poder de limpeza se comparada a animal. Mas ambas contam com alto poder de hidratação.  “No caso dos cabelos, o uso pode ser feito em dias alternados”, recomenda. 

Cuidados no uso

Apesar dos benefícios, não é indicado o uso da glicerina diretamente na pele. De acordo com a dermatologista Denise Chambarelli, ela deve ser sempre misturada com um pouco de água ou cosméticos, como cremes por exemplo. 

Caso contrário, a aplicação pode gerar ressecamento e até desidratação da pele. “Vale dizer que, por conter pouquíssimas toxinas, a glicerina naturalmente não causa reações alérgicas”, acrescenta,

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto