Conheça receitas de esfoliante caseiro para deixar a pele lisinha e macia

Jessica Krieger
A esfoliação ajuda na renovação celular, mas não deve ser feita mais de uma vez por semana

Esfoliação corporal para manter a pele sempre bonita e fortalecida.


Todo mundo sabe que a esfoliação é indicada para eliminar as células mortas. Mas este procedimento também ajuda na renovação da pele, ajudando na produção de novas células com mais colágeno. Como resultado, este processo mantém a pele mais macia, lisa e em condições ideais para receber um bom creme hidratante. 

De acordo com a dermatologista Cristiane Braga Kanashiro, a frequência para realizar a esfoliação varia de mulher para mulher. “Mas nunca mais de uma vez por semana”, alerta. “Peles normais ou secas podem ser esfoliadas duas vezes por mês. Já nas oleosas deve ser realizada uma vez por semana”, completa. 

No mercado, não faltam opções de produtos para esfoliar a pele: itens com textura em gel, cremes, buchas e até sabonetes cumprem este papel. Mesmo assim, muitas mulheres preferem usar antigas receitas de esfoliante caseiro. À base de açúcar, mel, aveia, fubá e até mesmo iogurte natural, estas fórmulas ajudam a remover as impurezas acumuladas na camada mais superficial da pele. 

“Mas não basta simplesmente aplicar o esfoliante: o sucesso do procedimento depende do atrito gerado pelo produto, que deve ser aplicado em movimentos circulares e massageado, por cerca de 1 minuto em cada área”, acredita a consultora de estilo de digital influencer Amanda Pereira. “Além de limpar, este processo estimula a renovação celular e evita o aparecimento de cravos, espinhas e das indesejáveis manchinhas”, acrescenta, 

Receitas de esfoliantes caseiros

Para a dermatologista Cristiane Braga Kanashiro, uma boa receita de esfoliante caseiro leva sabonete líquido específico para cada tipo de pele combinado com açúcar cristal. A mistura precisa ficar com a consistência de uma pasta e, depois, deve ser aplicada na pele com movimentos leves e circulares. “Depois, basta enxaguar com água corrente. Este procedimento pode ser feito a cada 10 dias”, explica. 

Abaixo, confira outras três receitas compartilhadas por mulheres vaidosas que costumam fazer esfoliação em casa, com ingredientes facilmente encontrados no armário da cozinha: 

Açúcar cristal, açúcar mascavo e mel são ingredientes caseiros para esfoliar a pele.


Esfoliante de iogurte e açúcar 

By Amanda Pereira, consultora de estilo e digital influencer

Perfeito para pele normal para um pele normal, este esfoliante leva elementos que possuem propriedades restauradoras e  proporcionam maciez à pele. “Para este tipo de pele, é possível preparar uma mistura com iogurte natural e açúcar cristal, sempre na proporção de uma colher de sopa para cada ingrediente. Basta aplicar sobre a pele em movimentos circulares, pressionando para garantir o atrito”, explica. “Para encerrar, enxague o rosto com bastante água e mantenha hábitos saudáveis, alimentando-se bem e ingerindo bastante água, além de evitar a exposição direta e prolongada ao sol”, complementa.  


Fubá de milho também é uma opção para esfoliação caseira.


Esfoliante de mel e fubá

By Tati Pinon, maquiadora

A receita da maquiadora leva 4 colheres de sopa de mel e uma colher cheia de fubá de milho. “Misture bem todos os ingredientes numa vasilha e aplique em movimentos circulares por todo o rosto. Deixe agir por uma média de 15 minutos e em seguida enxague com água fria”, diz. 

Segundo ela, o mel possui ação calmante e hidratante e o fubá consegue “varrer” as impurezas do rosto. “Essa receita pode ser aplicada em outras áreas menos sensíveis como cotovelos e calcanhares, porém substituindo o fubá pelo açúcar”, finaliza. 

Iogurte natural como base para esfoliantes feitos em casa.


Esfoliante de aveia, mel, açúcar e iogurte

By Maitê Faitarone, blogueira e it girl

Com apenas 13 anos, Maitê já sabe como cuidar bem da sua pele. Ela falou sobre uma misturinha caseira fácil e prática, com resultados que aparecem poucos minutos depois. A receita leva duas colheres de sopa de mel, duas colheres de sopa de açúcar mascavo, uma colher de aveia em flocos finos e duas colheres de sopa de iogurte natural

“Outra opção é trocar o iogurte por mamão amassado, porque a papaia tem ação esfoliante. Já em peles muito secas, pode-se colocar também o abacate no lugar do iogurte para agregar uma ação emoliente através dos óleos naturais da fruta”, revela. Depois, é só aplicar suavemente em movimentos circulares e deixar agir por 10 minutos antes de enxaguar. 

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto