Conheça o poder das frutas nas máscaras faciais

Jessica Krieger

Elas são capazes de nutrir, hidratar e refrescar o rosto; saiba como fazer em casa estes tratamentos faciais de forma rápida e fácil

Máscaras com frutas devem ser aplicadas à noite, especialmente no caso das cítricas.


Que suco de fruta fresquinho refresca, faz bem para a pele e até ajuda na dieta, todo mundo já sabe. O que muitas pessoas desconhecem é que estes alimentos naturais podem fazer milagres quando são usados como ingredientes para máscaras faciais


Maçã, açaí, mamão, kiwi e abacate são ricos em nutrientes e têm propriedades antioxidantes, capazes de proteger a pele dos radicais livres. Cada uma delas apresenta características que nutrem e cuidam do rosto. E o melhor: são fáceis de encontrar, com preços acessíveis e permitem várias combinações de máscaras que podem ser feitas em casa mesmo. 

 

“É aconselhável aplicar a máscara de frutas no rosto durante a noite para evitar que a acidez natural da fruta em contato com o sol prejudique a pele”, afirma a esteticista naturopata Thais Sampaio. "A ressalva é que precisamos ter cuidados ao usar frutas cítricas, que podem causar danos à pele, tanto durante o dia quanto à noite", completa a especialista. 


Máscaras faciais poderosas

Entre as frutas, o abacate tem lugar de destaque nestes tratamentos estéticos, especialmente em peles secas. “Traz resultados muito significativos: ele é antioxidante e tem um poder hidratante grande”, conta a naturopata. Para preparar esta máscara em casa, basta cortar o abacate em pedaços e amassar bem com soro fisiológico, até formar um creme homogêneo. Após aplicar no rosto, deixar agir por 20 minutos antes de enxaguar com água morna. 


No caso de pele oleosas, a dica é associar frutas com argila verde que ajuda a eliminar as impurezas e diminuir a oleosidade. Ou com mamão, que contém papaína e tem efeito de um peeling leve.

 

As máscaras faciais com frutas devem ser usadas com moderação, especialmente naquelas mulheres que estejam fazendo algum tratamento dermatológico para outros fins. Para aquelas que não tem nenhum problema de pele, a recomendação é usar misturas que refrescam e deixam a pele com aspecto ainda mais jovial, especialmente nos dias quentes de verão. 


Para fazer em casa

Mas antes de fazer a sua máscara facial em casa, é necessário tomar alguns cuidados. Não se esqueça de higienizar, usar um leite de limpeza ou sabonete específico, além de esfoliar, tonificar e só depois aplicar a máscara com frutas mais indicada para o seu tipo de pele. 


“O uso da máscara deverá ser feito semanalmente e não devemos esquecer da hidratação do corpo de dentro para fora, a ingestão de água é muito importante para uma pele saudável”, completa Thais, que compartilhou com A Revista da Mulher duas receitas de máscaras faciais. Confira: 

 

Máscara de kiwi e argila verde

Muito utilizada para quem quer livrar a pele de maquiagem excessiva. A máscara é ideal para peles oleosas.

 

Ingredientes:

1 kiwi

2 colheres de sopa de argila verde

2 colheres de sopa de água mineral

Modo de preparo:

Descasque com cuidado o kiwi e faça um purê com a polpa da fruta. Em seguida, basta adicionar a água mineral e argila verde e mexer bem.

Aplicação: 

Espalhe esta máscara sobre o rosto com movimentos circulares. Deixe agir por 10 minutos e em seguida remova suavemente.

 

Máscara de mamão e aveia

O mamão, rico em vitaminas A e C, ajuda no combate à acne funcionando como um peeling mais leve. A máscara é indicada para revitalização, devolvendo o aspecto saudável da pele.

 

Ingredientes:

1 colher de sobremesa de polpa de mamão

1 colher de sopa de iogurte

1 colher de sobremesa de aveia em flocos

Modo de preparo:

Misture em uma vasilha todos os ingrediente e mexa bem até obter um mistura homogênea. 

Aplicação: 

Deve-se aplicar duas vezes por semana por 20 minutos. Após este tempo, é importante retirar a pasta com bastante água.


Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto