Entenda como as máscaras de colágeno aumentam os lábios

Jessica Krieger

Saiba como funciona este novo procedimento de beleza, quais são os efeitos e cuidados na aplicação da máscara de colágeno

Emma Stone no Globo de Ouro 2017 usou máscara para lábios. © Jordan Strauss/AP/SIPA


Novidades para turbinar os lábios não faltam: vira e mexe, surgem produtos e técnicas que prometem deixar a boca mais definida e com um toque ainda mais sensual. A bola da vez é a máscara de colágeno para os lábios, que traz ativos hidratantes em sua fórmula e confere aquela impressão de lábios maiores - e mais sexy.

Comercializadas em forma de boca, essas máscaras hidratam e reparam a pele, estimulando a produção de colágeno na região ao redor da boca. E até mesmo suavizando possíveis rugas.  

Nem é preciso dizer que estes produtos estão fazendo o maior sucesso entre as mulheres que adoram maquiagem e estão sempre antenadas com novidades de beleza. Mesmo que o efeito seja passageiro.

“Para aumento significativo dos lábios, os tratamentos injetáveis com ácido hialurônico, por exemplo, são mais indicados”, afirma a dermatologista Samantha Vernaschi Kelmann. 

A médica explica que o colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo, responsável pela estrutura, elasticidade e firmeza da pele. A partir dos 25 anos, há uma queda gradual na produção de colágeno, então começam a aparecer os primeiros sinais de envelhecimento na pele.

Como funciona a máscara de colágeno?

Estas máscaras em forma de boca tem poder regenerador, que deixa os lábios mais firmes e suaves. A recomendação é serem usadas com o local higienizado, seco e sem batom. E não podem ser reaproveitadas. O tempo de ação varia de fabricante para fabricante, com uma média de 15 minutos para ficar com lábios mais carnudos após a aplicação.

 

A biomédica Natalie Lucasech de Souza adverte, no entanto, para os tipos de máscaras que fazem sucção dos lábios: elas podem trazer um agravamento da flacidez local. Entre as contraindicações estão, ainda, alergias aos componentes da formulação.

"Esse método (de sucção) para aumentar os lábios pode gerar hematomas e lesões na mucosa da boca. Se feito com material de vidro, é ainda mais perigoso e pode infeccionar os lábios”, alerta Natalie. 

Lip plumpers

Com este mesmo argumento de deixar os lábios naturalmente maiores, existem opções em forma de gloss, conhecidas como lip plumpers.  Estes produtos atuam com princípios ativos diferentes, com colágeno ou substâncias levemente irritantes  como: gengibre, canela, mentol ou pimenta. Estas substâncias estimulam o inchaço da região por algumas horas. 

As fórmulas com colágeno, por exemplo, trazem microesferas de proteínas que penetram na pele e fazem os lábios ficarem maiores. “Ainda existem os produtos com infusões oxidantes, que associam  as vitaminas C e E, melhoram o ressecamento dos lábios e ajudam a aumentar o volume”, analisa a biomédica. 

Rotina de hidratação

Mesmo sendo vendida como milagrosa, a máscara de colágeno para os lábios só funciona se associada a bons hábitos, que começam de dentro pra fora. Entre os quais, o consumo de alimentos ricos em proteína, ômega 3 e vitamina C, todos estes fontes de colágeno.

“A minha sugestão é lembrar de ingerir bastante líquido, aplicar batons hidratantes, protetores labiais ou até mesmo reparadores labiais que mantêm o lábio hidratado ao longo do dia”, recomenda Cristiane Braga, médica dermatologista da Clínica Due
 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto