Argila verde: conheça seus benefícios para a pele e couro cabeludo 

Jessica Krieger

Conheça as características desta argila que combate a oleosidade e ajuda a manter  a pele livre de acnes e cravos

Argila verde combate a oleosidade da pele e repõe nutrientes para deixá-la mais bonita e saudável. © iStockphoto.com/Jacob Ammentorp Lund


Não é novidade que a argila agrega propriedades minerais que trazem benefícios para o corpo, rosto e até cabelos. Cada tipo tem sua particularidade: a argila verde é uma das mais procuradas para tratamentos estéticos, atuando como peeling natural com a remoção de células mortas da pele. 

Sua forte ação detox combate naturalmente o aparecimento de cravos e espinhas. Tem características capazes de remover o excesso de impurezas, toxinas e oleosidade da pele, fazendo desaparecer aquele brilho excessivo. “A argila verde ameniza a acne e melhora a textura da derme, deixando-a revigorada e hidratada”, relata Lucienne Souza, CEO do SPA da Pele. 

Benefícios para a pele

A argila verde é considerada multifuncional porque pode ser usada tanto em tratamentos faciais quanto corporais, já que ativa a circulação e atua como agente anti-inflamatório. No rosto, ela controla oleosidade, diminuindo o aparecimento da acne. Além disso, contribui com a nutrição da pele repondo minerais essenciais. 

“A indicação é para peles mistas, oleosas e acneicas, ou aquelas que têm a necessidade do efeito detox, como, por exemplo, peles de fumantes e de clientes que ingerem medicamentos com frequência, levando a produção de toxinas na pele”, esclarece Mayte Alvisi, esteticista cosmetóloga da Bel Col. 

No corpo, a argila verde é usada para tratamento da celulite porque ajuda a ativar a circulação sanguínea. Pode atuar, ainda, como coadjuvante no tratamento de gordura localizada, desintoxicando o organismo para receber melhor ativos lipolíticos, por exemplo. 

Saúde do couro cabeludo

Maria Paula Del Nero, dermatologista e consultora da Netfarma, informa que a argila verde também é usada como método terapêutico em cuidados com o couro cabeludo. “Devido às propriedades ativadoras da circulação e anti-inflamatórias, a argila verde ajuda na circulação e oxigenação dos folículos pilosos no couro cabeludo, além de ajudar nas doenças como dermatites”, explica. 

A aplicação da argila no couro cabeludo, além de controlar o sebo, previne a queda dos cabelos e até mesmo auxilia no crescimento de fios mais fortes e saudáveis. “A argila verde é um esfoliante natural do couro cabeludo. Sua ação remove as células mortas tratando a caspa”, afirma a esteticista cosmetóloga Thais Pedrofeza.  
 

LEIA TAMBÉM

Descubra os tipos de argila e seus benefícios para a pele

Passo a passo: como usar? 

A recomendação é que a máscara de argila verde seja utilizada uma vez por semana, deixando agir por cerca de 20 minutos. Vale ressaltar que é normal sentir a pele repuxar um pouco, já que a argila tem ação tensora. 

Para o couro cabeludo, a indicação é usar somente em casos de oleosidade excessiva. O processo de aplicação é bem simples: passar a argila na região, deixar de 15 a 20 minutos e retirar completamente.

Abaixo, confira as dicas de Mayte Alvisi, da Bel Col, para a aplicação da argila verde no rosto: 

Primeiro passo: higienização da pele

Você pode fazer isso com um sabonete com ativos hidratantes ou água micelar, que limpa com suavidade.

Segundo passo:  esfoliação

Aplicar um esfoliante físico com esferas que não sejam tão agressivas para a pele.

Terceiro passo: tonificação

Regular o ph da pele com um tônico rico em ativos hidratantes ou adstringentes.

Quarto passo: aplicação da argila verde

Geralmente essa argila é em pó, então é preciso misturar com algum líquido para formar uma máscara. Mayte Alvisi indica a mistura com o próprio tônico escolhido anteriormente para potencializar os resultados. 

Quinto passo: deixar agir por 15 minutos

Uma dica: não deixe a argila secar, mantenha sempre úmida. Ao secar, ela deixa de passar os nutrientes para a pele, deixando-a mais seca e sem nutrição. 

Sexto passo: remoção

Após remover a máscara de argila com água, aplique um hidrante para manter a umidade da pele, como um ácido hialurônico ou algum produto com aquaporine. 

Sétimo passo: filtro solar

Não se esqueça de finalizar sempre com filtro solar.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto