6 mitos de beleza nos quais você deve parar de acreditar

Jessica Krieger

Veja por que alguns truques caseiros e receitas do tempo da vovó nem sempre são eficientes para manter a beleza do corpo e cabelos 

Verdade ou mentira? Especialistas esclarecem dúvidas sobre truques de beleza. © iStockphoto.com/shironosov


Quantas vezes você já ouviu falar que, ao arrancar um fio de cabelo branco, outros três nascem no lugar? Ou que depilar com a lâmina faz os pelos engrossar? E ainda que passar azeite diminui o surgimento de celulite?

Estes mitos da beleza fazem parte da cultura popular e nem sempre são verdadeiros. Para esclarecer seis deles, A Revista da Mulher conversou com especialistas de diversas áreas para descobrir de uma vez por todas a veracidade destas informações. Confira 6 mitos de beleza nos quais você deve parar de acreditar:

1) Pasta de dente elimina as espinhas

A pasta de dente pode até dar a impressão que a espinha reduziu de tamanho, mas seu uso não é recomendado para este fim.  A pasta possui ingredientes que podem causar irritação e piorar a inflamação da pele.

“Pessoas com pele sensível podem apresentar além de ressecamento e irritação, vermelhidão intensa e até queimaduras”, explica Thais Sakuma, assessora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

2) Retirar fios brancos dos cabelos faz nascer outros três

A plataforma online de beleza Vaniday afirma que pelo menos 50% dos seus clientes ativos confessaram ter este medo. Mas, segundo Juliana Santos Ferreira - Ylana Estética Cabelo e Cia, não existe nenhuma estudo científico que comprove essa teoria. Entre os maiores causadores de cabelos brancos estão a genética, estresse e o passar dos anos.  

3) Azeite de oliva diminui a celulite

Muitas mulheres já experimentaram esse artifício em casa mas, na teoria, esse truque de beleza não tem nenhum efeito relevante contra a celulite. Infelizmente! Para acabar com o problema, existem tratamentos que podem trazer melhores resultados, como a drenagem linfática, Manthus e a nova queridinha de todas, a Criolipólise.

4) Bicarbonato na escovação clareia os dentes

De acordo com a cirurgiã-dentista Maristela Lobo não clareia. E o uso dessa substância abrasiva pode, inclusive, causar danos aos dentes. “Cremes que contenham bicarbonato podem ser utilizados para fins de neutralizar o pH ácido da saliva, e não como clareador dental”, completa. 

5) Depilação com lâmina engrossa o pelo

A grande maioria das mulheres com certeza já ouviu essa afirmação. Mas, na realidade, retirar os pelos com a lâmina não engrossa os pelos, mas também não enfraquece – o que ocorre quando se usa a cera, por exemplo.

"Na verdade esse tipo de depilação deixa os fios mais 'espetados', mas não aumenta o diâmetro dos mesmos", afirma Daniel Dziabas, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

6) Fazer a mão toda a semana enfraquece a unha

O segredo das unhas bonitas e saudáveis está na frequência em que são feitos os cuidados e na alimentação. ''Cuidar das unhas todas as semanas é fundamental para mantê-las fortes e com um bom crescimento”, conta Driele Vielle, manicure que atende pelo aplicativo Singu.  

Entretanto, ela explica que para manter as unhas saudáveis, o ideal é usar bases fortalecedoras, tirar pouca cutícula e ter intervalos de um ou dois dias entre as esmaltações. Sem esse tempo para "respirar" as unhas ficam fracas, brancas e quebradiças. Outro cuidado importante é o uso diário de hidratante para mãos. 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto