Conheça os tipos de máscaras faciais e seus benefícios

Daniel Navas

As máscaras faciais apresentam uma concentração de ativos que pode rejuvenescer, hidratar e até clarear manchas na pele

É possível utilizar as máscaras faciais se quiser acelerar o rejuvenescimento da pele. © iStockphoto.com/Photographer - Valua Vitaly Style - Margarita Valua


Para ter uma pele bonita e saudável, além de se alimentar corretamente e beber bastante água, existem também outros macetes para conseguir tal feito, como as máscaras faciais. O procedimento, que contém uma concentração maior de nutrientes, é mais potente e age rapidamente na derme. 

“Elas aumentam a penetração das substâncias na pele, que são absorvidas em poucos minutos. São indicadas para acelerar o tratamento e os resultados”, afirma Iracema Bazzo, dermatologista, de São Paulo.

Por dentro das máscaras faciais

Existem vários tipos de máscara e cada um tem sua composição específica. “Eles podem conter ativos como o ácido hialurônico, que vai hidratar a pele, vitamina C para clarear e auxiliar no rejuvenescimento, ácido ferúlico para clarear as manchas, ou nicotinamida e azeoglicina para tratar a pele rosácea, e muitos outros”, aponta Iracema.

Já as máscaras faciais que promovem hidratação, contêm óleos, sais minerais e vitaminas. “Gosto de ressaltar que se a pessoa tiver sensibilidade a alguma substância da máscara facial (hipersensibilidade), o ideal é aplicá-la apenas uma vez por semana”, ensina André Braz, dermatologista.

E mesmo para quem não tem sensibilidade às substâncias, também é indicado o uso das máscaras faciais a cada sete dias, já que o procedimento é bastante potente e pode irritar a pele.

Máscaras faciais e suas diversas finalidades

São diversas as finalidades das máscaras faciais. Existem aquelas para o rejuvenescimento da pele, outras que trazem o "efeito Cinderela", antiacne, calmante, regeneradora, hidratante, clareadoras, de pedras preciosas, LED vermelho e muitas outras. 

As máscaras faciais de rejuvenescimento são indicadas para pele envelhecidas e sem vida. “Já as máscaras tensoras (o chamado efeito Cinderela), possuem fórmulas à base de proteínas que, ao serem aplicadas sobre a pele, se desidratam e se retraem, exercendo assim um efeito tensor instantâneo na pele, o que melhora a firmeza e corrige imperfeições”, conta Marília Sobreira, esteticista da Clínica Dr. André Braz, no Rio de Janeiro. 

Esse procedimento deve ser feito antes de um evento social – e quanto mais espessa a camada aplicada, maior será o efeito tensor. E para quem sofre com espinhas, as máscaras antiacne vão auxiliar no tratamento do problema, ao secar a espinha mais rapidamente. 

“Máscaras clareadoras vão potencializar o tratamento de clareamento da pele. Por isso, é importante nunca esquecer do uso do protetor solar associado”, diz Iracema.

Pedras preciosas e LED vermelho

As máscaras faciais de pedras preciosas (litoterapicas) auxiliam no tratamento de peles oleosas e acneicas, têm ação anti-inflamatória e cicatrizante. Podem ser utilizadas uma vez por semana. 

Máscaras de LED vermelho são utilizadas para rejuvenescimento e acne. Promovem a cicatrização e regeneração mais rápida da pele. Nesse caso, o procedimento pode ser utilizado diariamente, pois melhora as linhas de expressão. 

“E independente de qual máscara facial tenha feito, é bom saber que a maquiagem, o filtro solar e qualquer outro item devem ser passados por cima e somente de 10 a 15 minutos depois de aplicado o produto”, avalia Marília. 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto