Conselhos para esconder a acne

Bruna de França
Você não tem mais 14 anos, mas sua pele ainda se comporta como a de uma adolescente? Veja aqui os conselhos para entender, camuflar e acabar com a acne adulta

A acne não está somente ligada à idade. O estresse, por exemplo, pode favorer o aparecimento de espinhas.


O que é a acne?

A acne adulta apresenta as mesmas características que a do adolescente. De fato, o surgimento de espinhas e cravos pretos é devido a um mal funcionamento das glândulas sebáceas que produzem sebo em excesso. Elas geram uma inflamação (lesões avermelhadas). Os poros da pele ficam obstruídos por uma camada de queratina (cravos pretos). Resultado: comedões, microquistos e lesões avermelhadas irrompem. 

Os fatores que favorecem a acne

Vários fatores podem provocar a acne. 
  • Um método contraceptivo inapropriado pode favorecer o surgimento de imperfeições. O DIU hormonal, por exemplo, pode acelerar a produção de sebo. Uma pílula não adaptada à sua pele também pode favorecer a acne.  

  • O estresse também é um fator importante que não deve ser menosprezado. Nosso modelo de vida atual é particularmente desgastante e a pele se ressente inevitavelmente. Seria necessário aprender a fazer pausas. Descansar o corpo. A prática regular de um esporte é muitas vezes salutar para a forma física e mental, mas também para a pele, na medida em que se eliminam as toxinas.  

  • A nicotina favorece as inflamações e contribui para obstruir os poros. Além disso, ele masculiniza a pele (aumento da secreção de hormônios masculinos), que então se torna menos lisa, mais rugosa e opaca.

  • Mesmo alguns cosméticos ou medicamentos, a poluição e o  desequilíbrio hormonal podem conduzir ao aparecimento de acne em adultos.

Como escondê-la

Há apenas alguns anos, os médicos desaconselhavam quem tinha uma pele com tendência à acne de se maquiar. Hoje, existem várias soluções no mercado de cosméticos. A maquiagem atenua as imperfeições de maneira visível, o que permite que a pessoa se sinta melhor. 

As peles sujeitas a imperfeições são, em geral, oleosas. É preciso, então, escolher produtos tonalizantesNecessariamente, estes produtos devem: 
  • conter o mínimo possível de perfume;
  • não ser comedogênicos;
  • não ser irritantes;
  • ser hipoalergênicos.

Maquiagem certa

Antes de se maquiar, sua pele deve estar perfeitamente limpa e hidratada. É aí que a operação camuflagem começa. Para atenuar as manchas vermelhas, utilize uma base verde que é a cor complementar do vermelho.

Para a base de maquiagem, existem fórmulas corretivas que deixam a pele respirar. Claro, escolha a cor mais próxima da sua natural. As marcas propõem várias gamas de produtos com múltiplas cores. Você certamente vai encontrar a que melhor se aplica ao seu caso. 

Para dissimular uma ou várias lesões, aplique um pouco de corretivo, da cor da sua pele, e dê palmadinhas com a ponta dos dedos para que ele se mescle com a base. Por fim, use um pouco de pó para fixar a maquiagem e uniformizar a tez. Se você perceber que algumas áreas estão brilhantes ou que uma espinha ainda está aparecendo, não hesite em reforçar com a dupla corretor + pó. 


Prevenção

Para evitar ao máximo o aparecimento de espinhas, é preciso acabar com os fatores que os propiciam. Isto é, o estresse, o tabaco, o álcool, as noites em claro... É preciso necessariamente cuidar da sua qualidade de vida.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto