Os benefícios da água do mar

  • O sucesso dos centros de talassoterapia confirma: a água do mar e seus derivados estão cheios de virtudes terapêuticas. Um balanço de suas ínúmeras qualidades.

    A água do mar possui inúmeras virtudes terapêuticas.

    O mar, uma mina de ouro para o corpo

    Não é curioso que a talassoterapia tenha tantos seguidores. Ela usa os recursos do mar, cujas virtudes são reconhecidas desde a Antiguidade: foi nesta época que, de fato, se tomou consciência de suas qualidades para o tratamento das infecções. Mas o que a torna tão benéfica para a nossa saúde e estado de espírito? 

    Uma mina de elementos minerais...

    A água do mar é uma verdadeira mina de elementos minerais e vivos. Além de numerosos sais minerais e oligoelementos, ela tem cerca de 27 gramas de cloreto de sódio por litro. Esta densidade lhe confere uma maior suavidade que a água doce e facilita os movimentos. Nela animais e vegetais pululam, o que a torna uma fantástica reserva nutritiva e um complexo bioquímico saudável para o nosso bem-estar e a nossa saúde. As algas também são verdadeiros concentrados de saúde: elas restituem, acentuando-as, as virtudes fortificantes, remineralisantes e reequilibrantes dos minerais.

    ... para o organismo cansado

    A água do mar contém numerosos elétrons em dissolução. Em contato com ela, o organismo cansado se recarrega naturalmente. Ele absorve os íons negativos e se enche de sais minerais. Estima-se que doze minutos de imersão bastam para a pele captar estes famosos íons negativos, que vão em seguida atingir a derme e se difundir por todo o corpo. Os íons de potássio migram na direção da fibra muscular, enquanto os íons de cálcio consolidam os ossos. Um simples banho de mar proporciona, portanto, a regeneração do organismo. O ar marinho contribui também para o bem-estar visado pelos tratamentos de talassoterapia. Limpo pelos ventos, rico em oligoelementos, ele estimula a dilatação dos capilares e acelera as trocas entre o corpo humano e o meio marinho. Assim como no contato com a água, o corpo se recarrega: menos estresse e um ganho de tônus.

    Copyright foto: Istock
  • Benefícios acentuados

    O sal marinho contém propriedades esfoliantes.


    Retirada ao largo, filtrada e em seguida aquecida à temperatura próxima da do corpo (entre 31 e 36°C), a água utilizada na talassoterapia conserva todas as suas qualidades originais. 
    Aquecer a água do mar permite otimizar seus princípios ativos e terapêuticos, mas também provoca uma vasodilatação (dilatação dos vasos sanguíneos) e, portanto, uma melhor absorção de produtos para a pele. Os compostos biológicos agem, então, diretamente sobre o organismo. Ela estimula assim a circulação do sangue e reativa o mecanismo cardiovascular.

    Múltiplas aplicações

    Nos centros que usam a água do mar, são propostas várias utilizações: jatos, hidromassagem, propulsores e ondas artificiais fortalecem o processo regenerador da água marinha. Dispersa sob a forma de chuva fina, a água relaxa. Através de jatos intensos, estimula a circulação, elimina as tensões e ataca a celulite. Ela se torna, portanto, de acordo com a necessidade e as expectativas de cada um, relaxante, tonificante ou nutritiva. Mas antes de tudo, ela favorece o tônus muscular e a mobilidade das articulações.

    Seus derivados

    O sal marinho entra nos tratamentos por causa das suas propriedades esfoliantes. O plâncton, conjunto de organismo que flutuam na água do mar, é igualmente utilizado nas aplicações de algas e de lama marinhas por ser rico em vitaminas e oligoelementos. Aplicado localmente ou sob a forma de compressas sobre todo o corpo, tem efeito revitalisante ou emagrecedor.

    Copyright foto: Istock
  • Para um corpo regenerado

    Além de melhorar a circulção, a água do mar revitaliza a pele.


    A água do mar permite, portanto, estimular a circulação sanguínea e reativar o sistema cardiovascular. Mas suas qualidades não param por ai. A água do mar oferece um verdadeiro banho de rejuvenescimento, tanto no plano físico quanto psicológico. 

    Uma pele viva

    A riqueza da água, acentuada pelo seu aquecimento, age diretamente no centro da epiderme. A pele reencontra seu brilho, as toxinas são eliminadas, as defesas imunológicas reativadas. Seu poder hidrostático (a água quente alivia o corpo de 80 % do seu peso) facilita o movimento articular e contribui para a tonificação e relaxamento muscular. A água do mar traz, com isso, um alívio geral às articulações e facilita o exercício físico. Em uma palavra, o corpo ganha flexibilidade.

    Um sistema  imunológico ativado

    A água do mar contém propriedades benéficas para enfrentar os casos de fatiga e fortalecer os organismos frágeis. Em soluções que se pode beber ou na forma de complementos alimentares com extratos marinhos ativos, ela ajuda a fortalecer as defesas imunológicas. Os sais minerais e os oligoelementos presentes nestes produtos têm um papel muito importante no metabolismo celular. Contribuem para devolver ao corpo o equilíbrio e bem-estar. É também profundamente relaxante, ideal para as pessoas mais estressadas. A água do mar é, por fim, igualmente muito eficaz nos casos das afecções nasais.

    Ação preventiva e curativa

    A título preventivo ou curativo, a água do mar tem um papel nas afecções do esqueleto e das articulações (artrose, osteoporose, reumatismos inflamatórios, problemas nas costas, traumatismos e reeducação), nos problemas respiratórios (asma, sinusite...), na gerontologia, nos problemas de circulação, nos distúrbios endócrinos, nos problemas ginecológicos e na celulite. É usada nos casos de convalescência e na medicina do esporte.

    Algumas contraindicações

    Notam-se algumas contraindicações que não devem ser negligenciadas: as doenças infecciosas, alergia ao iodo, mau funcionamento da tireoide, algumas doenças de pele, doenças cardíacas, fraturas não consolidadas, afecções arteriais, patologias severas e gravidez a partir do sexto mês. Em todos estes casos, as pessoas que desejam adotar um tratamento de talassoterapia devem pedir conselho ao seu médico.

    Copyright foto: Istock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto