Hidratação: como ter uma pele bonita?

A hidratação da pele é o gesto elementar para preservar a juventude e a beleza do rosto. Quais são os sinais da desidratação, como escolher um creme, que ritual adotar em função das estações do ano? Nossos especialistas esclarecem.

A hidratação da pele é indispensável para preservar a juventude e a beleza do seu rosto.

Os benefícios da hidratação

Para o que ela serve?
A pele é constituída de água, mas em decorrência do processo natural de envelhecimento celular e da exposição às agressões externas, ela tende a se ressecar e perder a flexibilidade. Para preservar sua beleza e juventude, é preciso estimular as trocas entre as células graças à hidratação cosmética. O creme hidratante se mostra necessário de dia e indispensável de noite, no momento em que a pele se regenera. Beber vários litros d´água ou de chá verde por dia pode ajudar neste processo.

Os sinais de uma pele desidratada
A pele desidratada apresenta rachaduras. É rugosa e pode apresentar pequenas sardas. Para ver se a sua pele sofre de falta d´água, você pode fazer um teste muito simples. Na frente de um espelho, abra um sorriso bem grande e avalie o peso da sua pele. Se você perceber estrias horizontais, é sinal de desidratação.

Escolha bem o creme
Para ter um rosto bonito, é preciso escolher um produto hidratante que tenha dupla função. Ele deve atender ao seu tipo de pele (oleosa, seca, mista...) e às suas preocupações do momento (rugas, manchas, meio externo). Uma mulher que sofre de acne, por exemplo, vai precisar de um produto hidratante que contenha agentes antibacterianos.

Quando e como aplicar um produto hidratante?
O tratamento com hidratante é importante e, para ser eficaz,  deve ser feito na hora certa, durante sua rotina de beleza. Comece com a aplicação de um sérum anti-idade, e em seguida espalhe o hidratante. Por cima, acrescente um protetor solar, e, se tiver vontade, termine com um BB ou um CC cream. À noite, prefira uma máscara noturna.

Quando mudar de creme?

De volta das férias de verão
Não, uma esfoliação não tira o bronzeado. Ao contrário, torna-o mais brilhante. Sua cor fica apenas um pouco menos profunda. De volta das férias, depois de longas exposições ao sol, a pele é espessa e os poros estão obstruídos. É preciso, então, começar com uma limpeza de pele profunda seja na esteticista, seja em casa. Neste caso, faça uma esfoliação seguida de um tratamento de três semanas com uma máscara hidratante noturna. Depois, no dia a dia, enquanto você estiver bronzeada, aplique de manhã um sérum reparador contra raios UV seguido de uma emulsão hidratante e ressalte sua cor com um BB ou um CC cream.  

Entre uma estação e outra
A pele muda ao longo das estações. Para saber quais são as necessidades da sua epiderme na hora H, o melhor a fazer é consultar um dermatologista e pedir um diagnóstico de pele. Ele vai aconselhá-la quanto aos cuidados de beleza que deve tomar no dia a dia para bem cuidar da sua pele e a ajudará a escolher o hidratante que lhe convém.

Copyright foto: Istock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto