Dez soluções para evitar as rugas

Uma pele bonita e saudável é o resultado de cuidados diários. Siga esses 10 conselhos para manter a cútis jovem e previnir o aparecimento das rugas

Massagear o seu rosto pode ser muito útil para atenuar as rugas.


1. Alimente-se bem

Uma alimentação sã e equilibrada, rica em frutas e legumes, lhe dará o aporte necessário de vitaminas e antioxidantes para ter uma pele bonita. Se isso não bastar, opte por complementos alimentares ricos em antioxidantes (vitaminas A, C e E), zinco, cobre, manganês, selênio e ácidos graxos Ômega-3 e Ômega-6.


2. Proteja-se do sol

O pior inimigo da pele é incontestavelmente o sol. Claro, ele nos dá uma tez bronzeada na volta das férias, mas provoca lesões irreversíveis. A quantidade de raios UV à qual nos expomos é determinante e quanto maior for, mais os benefícios do sol serão menores. Hoje, sabemos que a exposição prolongada e frequente, principalmente do rosto, favorece a formação de radicais livres que agridem as células cutâneas e provocam sua morte prematura. Portanto, aí vai um conselho: procure ficar na sombra sempre que possível.


3. Massagem facial

Você pode otimizar a eficácia dos cremes que costuma usar, adotando técnicas simples e efetivas, desenvolvidas para relaxar os músculos da face. Uma massagem facial apropriada permite, de fato, distender e atenuar os traços do rosto, amenizando rugas e linhas. 

Para diminuir as rugas horizontais da testa, efetue movimentos repetidos do meio da testa em direção às têmporas. Para rugas alojadas entre das sobrancelhas, parta das narinas em direção ao osso maxilar, do canto da boca em direção ao osso maxilar e do meio do queixo sempre em direção ao osso maxilar. Para o que diz respeito às rugas nos cantos dos olhos, faça pequenos movimentos circulares em volta dos olhos. Mais que tudo, manipule a sua pele bem devagar! Ela não gosta de ser maltratada.


4. Procure um instituto de beleza

As pessoas mais experientes lhe dirão: nada como os cuidados proporcionados por um centro de estética para corrigir os danos causados a uma pele cansada e maltratada. Três ou quatro vezes por ano (a cada mudança de estação, por exemplo), recorrer aos cuidados de uma profissional permitirá não apenas dar um trato à pele, mas servirá de gatilho personalizado para lembrar que é preciso cuidar dela o ano todo.

5. Adapte os cuidados ao seu tipo de pele

Peles sensíveis, secas, mistas, maduras ou oleosas não exigem os mesmos cuidados. É preciso, portanto, fazer inicialmente um diagnóstico do seu tipo de pele e só depois seguir o tratamento de que precisa. Recomenda-se o peeling assim que as primeiras rugas aparecerem. Ele promove uma esfoliação delicada, regulariza a síntese de melanina e estimula a do colágeno. Eliminando as células mortas, também permite uma melhor renovação celular.


6. Comece a cuidar da sua pele ainda jovem

Alguns especialistas acreditam que é preciso adotar alguns tratamentos para o rosto desde a adolescência. Uma pele jovem merece ser cuidada e protegida dos raios UV e das intempéries tanto quanto uma pele madura. Já aos 15 anos de idade, os dermatologistas recomendam as jovens uma emulsão hidratante leve e, aos 20-25 ans, cuidados específicos para a área em torno dos olhos, a mais sensível do rosto e sujeita às primeiras rugas.

7. Procure não fumar

O tabaco também é um inimigo a erradicar. Ouvimos dizer isso há vários anos: fumar provoca diversos males no organismo. Além das mensagens alarmantes de saúde pública, saiba que o tabaco é particularmente nocivo às mulheres. Ele diminui o diâmetro dos vasos que alimentam com micronutrientes as células cutâneas, e elas se tornam frágeis. Resultam disso uma tez sem brilho e uma pele sem tônus.


8. Procure ser zen

Ele a deixa tensa e nervosa e provoca dores de cabeça. Tanto do ponto de vista físico quanto psicologicamente, o estresse esgota. Na pele, ele se traduz na forma de pequenas rugas que, com o tempo e a idade, são cada vez mais difíceis de eliminar. Elas acabam fazendo parte das chamadas marcas de expressão. A indústria cosmética tem como proposta acabar com elas, mas, para a sua saúde, elimine o problema pela raiz e se você tem propensão ao estresse, procure ajuda.


9. Descanse 

O cansaço físico se percebe também nos seus traços e tem consequências sobre a sua pele. Um sono reparador é, portanto, essencial para o seu bem-estar, mas também para a sua pele, que aproveita deste momento de calmaria para relaxar. Neste momento, nossas células também se recuperam das agressões acumuladas durante o dia e se regeneram. Siga, então, um tratamento específico para a noite: as novas fórmulas à disposição no mercado relaxam e cuidam da epiderme, enquanto deixam a pele respirar.


10. Beba bastante água

Não dá mais para ignorar as consequências nocivas do álcool sobre a cútis. Ele não só a deixa sem brilho, como favorece a rosácea e acelera seu envelhecimento prematuro. As moléculas do álcool rompem os vasos sanguíneos e criam uma rede de capilares dilatados ou rompidos. Por isso, é recomendado beber muita água. O ideal é consumi-la em grande quantidade para hidratar o corpo e as células.

Copyright foto: Istock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto