Ácido hialurônico: a molécula contra as rugas

Na forma de injeção ou na cosmetologia, o ácido hialurônico é a molécula por excelência contra o envelhecimento da pele. Vamos conhecer este agente hidratante que preenche as rugas e olheiras

As injeções com ácido hialurônico devolvem textura à pele e suavizam as rugas.


O que é o ácido hialurônico?

O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente na pele. Ele contribui para a manutenção da hidratação da epiderme uma vez que capta a água nas camadas mais profundas da pele. Este componente é o suporte do colágeno e da elastina no seio dos fibroblastos (células que secretam compostos extracelulares como o colágeno). 

No campo da estética, ele pode ser usado como implante para preencher rugas ou como agente hidratante, via injeção em consultório de profissional de medicina plástica.

A particularidade do ácido hialurônico é que ele não é específico para um tipo de pele. Não há rejeição possível e, portanto, nenhum risco de alergia. Em contrapartida, pode-se fazer um teste numa pessoa que tenha a pele muito sensível e reagente, mas estes casos são raros. O ácido hialurônico é o produto mais confiável do mercado de antirrugas. Ele é biodegradável. É por isso que é necessário repetir as injeções.

Os diferentes tipos de injeção

Existem dois tipos de ácido hialurônico injetável. Um, natural, que se denomina "livre" e o reticulado, mais comumente indicado para preenchimentos. 

O procedimento com o ácido hialurônico reticulado não necessita de teste. Basta respeitar as contra-indicações. Isto é, se a paciente estiver grávida ou se tiver uma doença auto-imune, ela deve se abster deste tratamento.

Durante o preenchimento facial, a concentração de ácido hialurônico pode variar. Ela será menor para injeções em volta dos olhos e maior nas asas do nariz e nas comissuras labiais (sulcos nasogenianos).

A injeção deve ser feita a 1-3 milímetros de profundidade para ficar na derme. O objetivo é preencher as rugas e tornar a pele mais lisa. O ácido hialurônico "livre" é injetado em todo o resto do rosto através de microinjeções num processo de revitalização e hidratação da pele. De fato, uma pele bem hidratada envelhece mais lentamente.  

Os resultados 

A injeção de ácido hialurônico deve ser feita por um profissional da saúde. Ela não é dolorida, mas requer anestesia local. Embora a injeção exija extrema precisão, a sessão não dura mais do que meia-hora. O médico determina as áreas que vai tratar e avalia a concentração de ácido hialurônico necessária. Não há necessidade de realizar uma anestesia prolongada. No entanto, se a paciente for sensível, pode-se recorrer a uma anestesia local.

A vantagem do ácido hialurônico é que os resultados se notam imediatamente. A pele ganha nova textura e viço. Os produtos reticulados podem ficar ativos por até três, quatro, seis meses ou mesmo um ano. Isso varia em função da idade e da hidratação da pele, mas também da qualidade de vida. Em contrapartida, um "retoque" é praticamente indispensável um mês depois do primeiro procedimento. 

Ácido hialurônico nos cremes antirrugas

O ácido hialurônico é um agente importante na composição dos cremes anti-idade pois é um excelente hidratante. Ele pode absorver até 1 000 vezes seu peso em água. Ao gelificar a água da derme, ele torna a pele mais tonificada, mais flexível. Usar um creme que o contenha na sua fórmula pode ajudar a prevenir os efeitos do tempo. No entanto, sua eficácia vai depender da taxa de concentração.

Saiba escolher: 
Se na composição do produto, o nome ácido hialurônico aparecer do lado de água, nesse caso está em uma concentração suficiente. Se aparecer entre os últimos componentes, isso significa que tem uma quantidade ínfima ou quem sabe nem isso. Cuidado, portanto, na hora de ler a embalagem.
Para quem se pergunta a partir de que idade é possível usar produtos contendo ácido hialurônico, a resposta é: já aos 25 anos, a idade em que a pele começa a perder sua elasticidade e começa a perder seu capital de hidratação. Quanto antes, portanto, melhor para evitar as rugas.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto