Para espantar o frio: receitas de sopas e cremes deliciosos

Adriana Douglas
  • Seleção traz opções leves e encorpadas que prometem esquentar os dias de inverno

    Confira a seleção de sopas e cremes que vão agradar todos os gostos.



    Nada combina mais com o frio do que sopas bem quentinhas. Além de matar a fome, os caldos e cremes levantam os ânimos e ainda proporcionam uma refeição aconchegante tanto para o jantar quanto em qualquer hora do dia. Dos mais encorpados aos mais leves, eles são fáceis de fazer e ficam ainda mais saborosos com ervas e especiarias, que perfumam a casa durante o preparo. 
     
    Com infinitas possibilidades de combinações, sempre é possível encontrar uma sopa que seja perfeita para o gosto de cada um. Portanto, veja na galeria a seguir 15 sugestões de receitas para aproveitar (e esquentar) os dias frios do inverno.
     
    Copyright foto: iStock
  • Sopa de cebola gratinada

    Delícia francesa: veja como fazer a sopa de cebola gratinada.


    sopa de cebola gratinada é um clássico da cozinha francesa. Rica em sabores, ela é preparada no fogão e depois vai ao forno para que o queijo derreta sobre a torrada de pão. Além da muçarela, é possível usar queijos mais perfumados, como gruyère ou goudaVeja a receita aqui.

    Copyright foto: iStock
  • Caldo verde

    Feito com batata, o caldo verde é perfeito para dias frios.


    Falando em clássicos, outra delícia perfeita para os dias frios é o tradicional caldo verde. Feito à base de batata, ele é um prato bastante encorpado que vale por uma refeição completa. E não custa reforçar: a couve picadinha é indispensável. Veja a receita aqui.

    Copyright foto: iStock
  • Creme de abóbora com amaranto

    Sem avacalhar a dieta no frio: sopa nutritiva leva abóbora e amaranto.


    Usando ingredientes saudáveis e nutritivos, este creme de abóbora com amaranto é a solução para quem não quer atrapalhar a dieta no frio. Saborosa, a sopa também leva castanha de caju, gengibre e alho-poró no preparo. Veja a receita aqui.

    Copyright foto: iStock
  • Sopa de cenoura perfumada

    Laranja e especiarias perfumam esta receita de sopa de cenoura.


    Para se aquecer e ainda aproveitar os legumes que estão sobrando em casa, esta sopa de cenoura perfumada é boa pedida. Simples de fazer, ela mistura o adocicado da laranja com os aromas do tomilho e do cominho. Veja a receita aqui.

    Copyright foto: iStock
  • Sopa cremosa de couve-flor à moda indiana

    Sopa de couve-flor fica amarelinha com açafrão da terra.


    Muito saborosa, a sopa de couve-flor ganha uma nova cara nesta versão à moda indiana. Feito com especiarias como gengibre, cominho e coentro, o creme fica todo amarelinho por conta do açafrão da terraVeja a receita aqui.

    Copyright foto: iStock
  • Sopa de truta defumada e nabo

    Para paladares exigentes: sopa de truta defumada e nabo.


    Quer surpreender os paladares mesmo em dias frios? Pois a chef Eliana Lenz, do Restaurante Lenz Gourmet, de Campos do Jordão (SP), propõe uma receita surpreendente de sopa de truta defumada com nabo. Pouco calórica, ela é servida com amêndoas laminadas, que dão um toque crocante à sopa. Veja a receita aqui.

    Copyright foto: LenzGourmet
  • Canja de galinha

    Canja de galinha é para aqueles dias frios e chuvosos.


    Para uma refeição quentinha e aconchegante, nada melhor que uma boa canja de galinha. Cada família costuma ter sua própria receita, mas em todas elas o arroz branco aparece como um coadjuvante essencial. Veja a receita aqui.

    Copyright foto: iStock
  • Sopa cremosa de feijão branco

    Para preparar já: sopa cremosa de feijão branco.


    Grande aliado da boa forma, o feijão branco pode ser incluído na dieta em versão de sopa cremosa. Para ficar ainda mais gostosa, a dica é usar linguiça calabresa como acompanhamento, por conta do rico sabor defumado que combina bastante com o grão. Veja a receita aqui.

    Copyright foto: Divulgação/Camil
  • Sopa creme de batata ao curry

    Curry dá cor e sabor ao creme de batata.


    Bastante encorpada, esta sopa creme de batata não tem segredo. Com ingredientes simples, ela leva curry como principal tempero para dar cor e sabor ao prato. Fácil, fácil de fazer. Veja a receita aqui.

    Copyright foto: iStock
  • Sopa creme de ervilha

    Creme de ervilha combina com bacon crocante. Veja como fazer!


    Nos dias frios, um delicioso creme de ervilha não pode faltar. Melhor ainda se vier com pedacinhos de bacon crocante por cima. Prefira ervilhas secas para preparar a sopa. Acredita, é de raspar o fundinho do prato. Veja a receita aqui.

    Copyright foto: iStock
  • Sopa Cuba Libre (feijão preto com rum e limão)

    Com feijão preto, sopa Cuba Libre leva rum e limão no preparo.


    Também criada pela chef Eliana Lenz, esta sopa de feijão preto é inspirada no famoso drink cuba libre. Preparada com rum e limão, ela promete esquentar e levantar os ânimos de qualquer um. Veja a receita aqui.

    Copyright foto: LenzGourmet
  • Caldinho de sardinha

    Confort food: caldinho de sardinha é fácil de fazer.


    Na linha das confort foods, o caldinho de sardinha pode ser uma ótima sugestão de entrada ou petisco de uma noite fria entre amigos. Para servir, não esqueça de uma pitadinha de pimenta e um punhado de coentro picado por cima. Veja a receita aqui.

    Copyright foto: Divulgação/Coqueiro
  • Sopa creme de mandioquinha com alho-poró

    Creme de mandioquinha pode ficar ainda mais gostoso com alho-poró e bacon.


    Para turbinar a versão tradicional do creme de mandioquinha, esta receita usa alho-poró e bacon como complementos. O resultado é uma sopa deliciosa e cheia de texturas, ideal para espantar o frio. Veja a receita aqui.

    Copyright foto: iStock
  • Sopa de lentilhas vermelhas e tomate

    Sopa de lentilhas vermelhas é nutritiva e saborosa.
     
    A sopa de lentilhas vermelhas e tomate leva poucos ingredientes e pode ser uma boa opção de refeição nutritiva. Diferente dos outros tipos, o grãozinho coral tem um sabor mais suave e cozinha mais rápido. Ou seja, ainda facilita o preparo do prato. Veja a receita aqui.
     
    Copyright foto: Divulgação/KitchenAid
  • Sopa de maçã, abóbora e gengibre

    Maçã é usada nesta sopa com abóbora e gengibre.

    Frutas também combinam com sopas. Nesta sugestão, a maçã ganha toda a atenção e ainda combina perfeitamente com os sabores da abóbora e do gengibre. De quebra, o caldo fica leve e pouco calórico. Veja a receita aqui.
     
    Copyright foto: Cozinha Nestlé/Éric B.
  • Caldo verde de mandioquinha com carne

    Aprenda a fazer uma versão mais light do tradicional caldo verde. © iStock


    Feita com mandioquinha e carne bovina magra, esta sopa é uma versão mais leve do tradicional caldo verde. Experimente preparar esta receita como um delicioso jantar no meio da semana. Veja como fazer caldo verde de mandioquinha com carne.

  • Sopa cremosa de milho à mexicana

    Delícia à moda mexicana: sopa cremosa de milho. © iStock


    Quem adora receitas com milho não pode deixar de provar esta deliciosa sopa cremosa. Feita ao estilo mexicano, ela leva bacon, pimentão, queijo e até pimenta dedo-de-moça no preparo. Veja a receita de sopa cremosa de milho à mexicana.

  • Creme de batata e alho poró

    Creme de batata diferente tem alho poró na receita. © iStock


    Super prático, o creme de batata ganha um toque especial de sabor nesta receita preparada com alho poró. Para deixar o prato ainda mais cremoso, a dica é adicionar creme de leite ao preparo. Veja como fazer creme de batata e alho poró.

  • Sopa de feijão com linguiça

    Sopa de feijão com linguiça vale por uma refeição completa. © iStock


    Bem brasileirinha, a sopa de feijão com linguiça não pode faltar no inverno. Encorpada e rica em sabores, ela vale por uma refeição completa e ainda levanta os ânimos em dias frios. Veja a receita de sopa de feijão com linguiça.

  • Sopa gratinada de couve-flor e cenoura

    Sopa gratinada de couve-flor e cenoura é opção nutritiva. © iStock


    Uma deliciosa maneira de incluir legumes no cardápio da semana é preparando esta nutritiva sopa gratinada de couve-flor e cenoura. Cremosa, ela pode ser servida com croutons ou torradas. Veja como sopa gratinada de couve-flor e cenoura.

  • Creme de cenoura com erva-doce

    Creme de cenoura com erva-doce é prático, leve e saboroso. © iStock


    Muito fácil de fazer, o creme de cenoura com erva-doce leva apenas cinco ingredientes e fica pronto em 40 minutos. Perfeito para um jantar prático, levinho e saboroso. Veja a receita de creme de cenoura com erva-doce.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto