Ceia de Natal: veja a seleção de receitas tradicionais (e deliciosas)

Adriana Douglas
  • Peru assado, chester e tender são os pratos favoritos das refeições natalinas. Veja como fazer essas e outras receitas para tornar o dia 25 de dezembro ainda mais gostoso
    Confira as receitas mais tradicionais para fazer na ceia de Natal. © iStockphoto.com

    Sempre repleta de comidas gostosas, a ceia de Natal representa um dos momentos mais aguardados do ano para muita gente. Ainda que cada família tenha sua própria tradição de receitas especiais para a data, as refeições natalinas no Brasil são compostas em geral por pratos bem típicos da época, como peru assado, chester e tender.
     
    Por mais que algumas pessoas não gostem, muitas delícias das festas de fim de ano trazem a mistura de sabores doces e salgados em um único prato. Frutas secas e frescas, uva passa e castanhas combinam com os temperos aromáticos das carnes assadas que perfuram as casas no dia 25 de dezembro. 
     
    Para inspirar o cardápio deste ano, a redação d'A Revista da Mulher selecionou as receitas mais tradicionais da ceia de Natal brasileira, entre aperitivos, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas. Confira na galeria a seguir.
     
    LEIA TAMBÉM 
     
  • Entrada - Patê de atum com anchova

    Patê de atum com anchovas pode ser um aperitivo saboroso para a ceia de Natal. © iStockphoto.com

    Antes de servir a ceia, invista em aperitivos saborosos e fáceis de fazer. Uma boa pedida é transformar o trivial patê de atum em uma pasta mais refinada usando ingredientes como ricota, anchovas e alcaparras. Para ficar ainda mais interessante, sirva com pão italiano rústico no lugar das torradinhas básicas. Veja como fazer aqui.
  • Entrada - Antepasto de berinjela simples

     
    Antepasto de berinjela deve ser preparado um dia antes do consumo. © iStockphoto.com


    Perfeito para abrir uma refeição, o antepasto de berinjela precisa ser feito no dia anterior ao consumo. O sabor fica ainda mais intenso se o legume for preparo com uma semana de antecedência - assim os ingredientes ficam curtindo por mais tempo na conserva do azeite. Experimente! Veja a receita aqui.

  • Prato principal - Tender

    Tender não pode faltar no Natal! © iStockphoto.com


    O tender é um dos pratos mais tradicionais da ceia de Natal. Geralmente feito de carne suína, ele tem um sabor defumado todo especial que se mistura aos temperos adocicados que são usados no preparo. Na versão mais típica da receita, a dica é usar cravos-da-índia espetados na carne para uma apresentação linda e apetitosa. Veja como fazer aqui.

  • Prato principal - Chester

    Deixe o chester marinar por 12 horas antes de assá-lo. © iStockphoto.com


    E falando em tradição, outro assado típico das refeições natalinas é o chester. Encontrada nos supermercados apenas nessa época do ano, a ave é muito parecida com o peru, porém tem uma carne ainda mais tenra e suculenta. Para conseguir o máximo de sabor, deixe-o marinando durante 12 horas antes de colocá-lo no forno. Veja como fazer aqui.

  • Prato principal - Lombo assado com mel e maçãs

     
    Lombo assado combina com frutas como maçã e abacaxi. © iStockphoto.com


    Versátil para todo tipo de ocasião, o lombo assado é mais uma ótima opção para a ceia de Natal. Leve e saborosa, a carne suína é rápida de fazer e combina muito bem com frutas como maçã e abacaxi. Na hora de assar, aproveite para incluir algumas batatinhas na assadeira do lombo. Assim, você já prepara o acompanhamento junto com a carne. Veja a receita aqui.

  • Prato principal - Paleta de cordeiro ao forno com batatas

    Ceia refinada: experimente fazer uma paleta de cordeiro ao forno com batatas. © Peu Reis

    As festas de fim de ano combinam com pratos mais elaborados, preparados com ingredientes especiais. Para agradar os aficionados por carne vermelha, experimente fazer esta receita de paleta de cordeiro ao forno com batatas, assinada pelo chef Jurandir Meirelles, do restaurante Zucco, de São Paulo. Veja como fazer aqui.
  • Prato principal - Peru de Natal à moda portuguesa

     
    Veja como fazer o peru à moda portuguesa. © Elvira André


    Perfeito para grandes ocasiões, o peru assado é o tipo de prato que consegue reunir toda a família em torno da mesa. Preparada de diversas maneiras, a ave combina com todo tipo de tempero e fica deliciosa quando é recheada com farofa ou frutas frescas. Veja como fazer aqui.

  • Prato principal - Bacalhau Gomes de Sá

    Ex-participante do MasterChef Brasil ensina a fazer bacalhau para o Natal. © Divulgação

    Nem só na Páscoa o bacalhau faz sucesso. Apreciado também nas refeições natalinas, o peixe pode ser preparado conforme o gosto da família. Uma das receitas mais tradicionais, feita com batatas e ovo cozido, é ensinada aqui pelo português Nuno Codeço, ex-participante da terceira temporada do programa MasterChef Brasil. Veja como fazer.
  • Acompanhamento - Salpicão de frango

    Fresquinho, o salpicão de frango vai bem como acompanhamento de aves assadas. © iStockphoto.com

    Ideal para épocas quentes, o salpicão de frango funciona perfeitamente como acompanhamento de aves assadas na ceia de Natal. Feito com os mais variados ingredientes, o prato fica mais leve se preparado com iogurte natural no lugar da maionese. Veja a receita aqui.
  • Acompanhamento - Arroz à grega

    Prático e festivo: inclua o arroz à grega no cardápio natalino para uma mesa mais colorida. © iStockphoto.com


    De preparo muito simples, o arroz à grega pode dar um toque festivo ao cardápio natalino. Cheia de cores, a receita mais comum deste prato leva cenoura, pimentões, ervilhas, passas e cheiro verde picadinho. Se quiser dar um toque a mais de sabor, acrescente um pouco de manteiga ao final do preparo. Veja como fazer aqui.

  • Acompanhamento - Farofa natalina

    Farofa natalina leva uva passa na receita. © iStockphoto.com


    A farofa é um dos acompanhamentos mais democráticos da culinária brasileira. E o melhor: funciona muito bem no cardápio da ceia de Natal. Aproveitando a época das frutas secas, experimente fazer esta receita que leva uva passa junto com azeitonas e banana. Veja como preparar

  • Acompanhamento - Mix de folhas verdes com frutas

    Use frutas da estação para compor esta salada de mix de folhas verdes. © iStockphoto.com
     


    Misturando sabores doces e salgados, esta salada de mix de folhas verdes com frutas pode ganhar diversas versões conformo o gosto da família. A ideia é usar ingredientes da estação, como manga, morango, abacaxi, figo, uvas e o que mais a imaginação mandar. E se quiser dar um toque natalino extra, acrescente noves trituradas. Veja a receita aqui.

  • Acompanhamento - Cuscuz marroquino

    Prepare o cuscuz marroquino com frutas secas e castanhas. ©  iStockphoto.com

    Cada vez mais popular no Brasil, o cuscuz marroquino pode ser um grande coringa na ceia de Natal. Rápido de fazer, ele funciona como ótimo acompanhamento de aves e carnes vermelhas e vai bem com todo tipo de frutas secas e castanhas. Experimente usar damascos, tâmaras, passas, nozes e amêndoas no preparo. Veja a receita aqui.
  • Acompanhamento - Salada de batata

    Para uma refeição mais fresca, vá de salada de batata com maionese. © Divulgação/Hellmann's

    Na ceia de Natal, a batata pode ser preparada de diversas maneiras: gratinada, assada no forno ou amassada como purê. Se quiser um cardápio mais fresco, a dica é preparar o legume em forma de salada com maionese, que cai muito bem com todas as carnes. Veja como fazer aqui.
  • Acompanhamento - Arroz aromático

    Verdinho e crocante, o arroz aromático leva manjericão e castanha-do-pará. © Cozinha Nestlé/Iara Venanzi


    Para variar no preparo do arroz de Natal, uma boa saída é fazer esta versão aromática com manjericão e vinho branco. Além de ficar com uma linda cor verde, o prato ainda tem um toque crocante por conta das castanhas-do-pará que complementam a receita. Veja como preparar aqui.

  • Sobremesa - Rabanada

    Além de ser uma sobremesa barata, a rabanada é uma ótima pedida par ao Natal. © iStockphoto.com


    Além de deliciosa, essa receita é econômica: todos os ingredientes são fáceis de encontrar. Para deixar a sobremesa mais saborosa, sirva com uma bola de sorvete de creme. Veja a receita aqui.

  • Sobremesa - Pudim de panetone e leite condensado

    Transforme o tradicional pudim de leite em uma sobremesa natalina. © Divulgação/Laticínios Regina


    Que tal incrementar o típico pudim de leite com fatias de panetone? Além de deixar a sobremesa com a cara do Natal, você vai surpreender (e agradar) toda a família. Para os amantes de chocolate, vale substituir o panetone por chocotone. Veja a receita aqui.

  • Sobremesa - Chocotone

    Aprenda a fazer um chocotone caseiro. © Divulgação/Margarina Puro Sabor


    O bolo, que já virou tradição de Natal no Brasil, pode ser servido como sobremesa ou no lanche da tarde com um cafezinho. Se o doce for degustado depois do jantar, capriche ainda mais no recheio. Veja a receita aqui.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto