Dicas práticas para arrasar na decoração de Natal

Fernanda Lima

Confira as dicas e tendências para deixar a árvore de natal e a casa lindas para reunir a família nesse momento especial

Vejas dias para arrasar na decoração de natal. © iStockphoto.com


O natal já está chegando, e com isso, já é possível notar casas, ruas e até mesmo o ambiente de trabalho decorados. Para seu lar também entrar no espírito natalino com grande estilo, deixe de lado o velho hábito de espalhar os mesmos enfeites dos anos anteriores pela casa, e use e abuse de ideias de decoração criativas.

Todo ano o mercado sempre apresenta novidades para a decoração de natal. A tendência do momento é o "faça você mesmo", segundo Carla Bastos, professora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Anhanguera de Niterói.  “Essa proposta é inspiradora, pois se trata de uma grande oportunidade para reunir os familiares para pensar numa árvore diferente e enfeites personalizados”, destaca.

Confira agora as dicas da especialista para não errar na decoração da sua árvore de natal e da sua casa:

Árvore de Natal: aposte na criatividade

A árvore de natal é o grande centro das atenções numa decoração natalina e nunca sai de moda, assim como a guirlanda e o presépio. Vale usar da criatividade para inovar  e surpreender a família. Confira as dicas:
  1. Na hora de montar a árvore, a própria família pode usar elementos com grande valor afetivo, transformando-a numa árvore dos sonhos, árvore de memórias, árvores de fotos, etc.
  2. Fabiana Christine, paper designer da Dot Paper dá uma dica infalível para deixar a árvore ainda mais bonita: abra bem os seus galhos, espalhe bem as luzinhas e os enfeites simetricamente. Os adornos nas cores vermelho, verde, e dourado não saem de moda nunca, então, abuse deles. Fuja de árvores coloridas (rosa, azul, branca), pois elas estão fora de moda. Invista nos laços e bolas, que são sempre coringas em qualquer árvore.
  3. Se quiser inovar totalmente, não tenha medo de trocar o pinheiro artificial por uma árvore seca, um pequeno arbusto ou mesmo árvores artesanais feitas com materiais alternativos. E se a família é grande, não se esqueça de deixar um espaço ao redor da árvore para colocar os presentes de natal.
Que tal criar com a família uma árvore de natal exclusiva e criativa? © Reprodução/Pinterest

Os enfeites que não podem faltar

Ao preparar e decorar a casa para o natal, cumpre-se um ritual. "É como se estivéssemos preparando também nossos corações e o ambiente familiar para esse período tão especial", diz Carlas Bastos. 
 
Para que a decoração fique a altura desse momento importante, a especialista dá dicas de alguns objetos decorativos que não podem ficar de fora e dão um toque aconchegante e sofisticado.
  • Bolinhas coloridas. Não é só na árvore de natal que podemos usá-las. Guirlandas confeccionadas com bolinhas coloridas espelhadas, por exemplo, ficam lindas e se destacam sobre as paredes lisas ou rústicas.
  • Pinhas. Geralmente utilizadas nas guirlandas, elas ficam ótimas quando colocadas dentro de vasos de vidro para enfeitar mesas ou estantes.
  • Pisca-pisca. As luzes são fundamentais e o pisca-pisca, agora na versão LED para minimizar o consumo de energia, completam uma boa e alegre decoração de natal.
  • Velas e lamparinas. Esses objetos dão um ar mais sofisticado ou descontraído ao ambiente, e ainda criam um cenário mais aconchegante para as noites em família.
  • Arranjos e castiçais. Aqui vale usar a criatividade e criar arranjos e castiçais com materiais como copos ou taças, que ficam ótimos e são fáceis de fazer, além de serem baratos. Depois é só trocar a cor da vela para o réveillon. 
Pinhas, bolinhas e pisca-pisca: abuse dos enfeites clássicos para compor sua decoração de natal. © Reprodução/Pinterest

Dicas práticas para acertar na decoração de natal

Seja na hora de decorar a árvore de natal, a mesa da ceia ou os cômodos da casa, alguns detalhes podem fazer toda a diferença para se ter um resultado harmonioso e bonito. Anote aí:
  • Combinar estilos diferentes. A mistura entre acessórios de decoração mais rústicos com outros mais modernos e sofisticados é garantia de sucesso e agrada a praticamente todos os gostos.
  • Harmonizar bem as cores. O vermelho e o verde estão sempre em alta na decoração de natal, assim como o dourado que remete a uma decoração mais minimalista e requintada. 
  • Apostar nos detalhes. Para quem não possui muito espaço livre em casa, crie um cantinho ou use os próprios móveis para apoiar pequenos acessórios decorativos de natal. Uma opção é usar mesas laterais e prateleira, pois deixam um efeito visual discreto e muito bonito.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto