Decoração de festa junina: veja ideias criativas e fáceis de fazer

Glaucia Fernandes
  • Decorar a casa para as festas de São João pode ser uma tarefa fácil e divertida. Confira ótimas ideias para deixar seu arraiá um verdadeiro charme

    Organizar a festa junina é tão divertido quanto a festa em si. © Reprodução/Pinterest


    No mês de junho todo mundo entra no clima de uma das festas mais populares do Brasil! Além das comidas tradicionais, a decoração também tem papel importante na ocasião. Afinal, uma festa junina sem balões, espantalhos e muitas cores não tem a menor graça. Seja em casa, no apartamento, no quintal ou salão de festa, enfeitar o ambiente com motivos matutos faz parte da magia da festividade.

    Para realizar a decoração de festa junina não é preciso muito. Um tradicional chapéu de palha pode ter diversas utilidades, um simples pedaço de juta vira uma bandeirinha super charmosa e os milhos ganham cara nova quando adornam os centros de mesa. Para facilitar essa tarefa, A Revista da Mulher preparou uma galeria Pinterest com ideias super bacanas para deixar seu arraiá lindo. Confira! 
     

    LEIA TAMBÉM

    Doces de festa junina: aprenda a fazer as receitas tradicionais

  • Centro de mesa com espiga de milho

    Centro de mesa super charmoso.


    Este centro de mesa pode deixar a decoração bem charmosa. Para fazê-lo, coloque um pedaço de espuma floral dentro do vaso. Em seguida, corte a espigas em rodelas de, em média, três centímetros e espete-as em palitos de churrasco cortados ao meio. Depois, fixe os palitos na espuma e pronto. Agora é só colocar os vasinhos na mesa.

    Copyright foto:  Reprodução/Pinterest

  • Bandeirinhas para enfeitar lanches

    Uma maneira diferente de usar as bandeirinhas.


    Quer dar um toque criativo na mesa da festa? Primeiro, faça mini bandeirinhas coloridas, depois cole cada uma delas em palitos de dente. Em seguida, espete os palitos no sanduíches. Espalhe as travessas com os quitutes por toda a mesa, para deixá-la bem colorida e saborosa. 

    Copyright foto:  Reprodução/Pinterest

  • Chapéu de doces

    Divertido e prático.


    O chapéu de palha pode substituir a travessa de louça. Na foto, o chapéu foi forrado com guardanapos xadrez e, em seguida, foram dispostos os docinhos de abóbora. E é claro que essa ideia pode ser usada para outros tipos de doces. Se quiser, use mais vários chapéus e forre cada um com guardanapo xadrez de cor diferente.

    Copyright foto:  Reprodução/Pinterest

  • Enfeite com chapéu e lenço

    Essa ideia de decoração é super original.


    Para quem vai realizar a festa junina em um ambiente campesino, essa ideia da foto cai como uma luva. Isso porque os enfeites de parede feitos com chapéu de palha e lenços coloridos, realçando o aspecto caipira da festividade.

    Copyright foto:  Reprodução/Pinterest

  • Sacolinha de cachorro quente

    Praticidade para servir o quitute.


    As crianças vão amar a ideia de ter uma sacolinha com um delicioso cachorro quente! Essa opção é ótima para decorar a mesa e dispensa o uso de pratinhos. Para deixar a sacolinha com a cara da festa, cole em sua borda bandeirinhas coloridas e forre-as com guardanapos de bolinhas. 

    Copyright foto:  Reprodução/Pinterest

  • Colherzinha de brigadeiro caipira

    O brigadeirinho em formato de capira.


    O brigadeiro caipira pode ficar ainda mais junino. Quer saber como? Coloque o brigadeiro na colher descartável; embale-o com um saquinho plástico para doces; amarre o saquinho com um pequeno pedaço de tecido e finalize com o mini chapéu de palha para docinho. Na foto, foram usadas colheres de cores diferentes para dar mais alegria à decoração aos docinhos.

    Copyright foto:  Reprodução/Pinterest

  • Espiga de pipoca

    Comer as pipocas "com os olhos".


    Olha que ideia genial para embalar as pipocas! E o mais bacana, é super simples de fazer. Basta colocar a pipoca em embalagens plásticas transparentes, depois embrulhá-las com papel de seda verde (em dois tons distintos, para ficar mais divertido), por último, dê uma torcidinha na ponta para dar um aspecto de espiga.

    Copyright foto:  Reprodução/Pinterest

  • Espantalho de palha e flores

    Um anfitrião pra lá de divertido.


    Quem diria que seria possível fazer um simpático espantalho com chapéu de palha! Na foto, foi usado um chapéu grande, flores coloridas para adereço do boneco, fita xadrez para fazer a  “gravatinha” e as palhas ficaram divertidas como cabelinho. Para fazer o rosto, use retalhos e/ou tinta acrílica. Pendure em um lugar de destaque no local da festa.

    Copyright foto:  Reprodução/Pinterest

  • Balão pipa

    Uma versão original do balão.


    Os balões são objetos típicos da festa junina. Estes modelos da foto foram feitos com chita estampada com motivos juninos. Para reproduzi-los, recorte papelões em formato de pipas, depois, com o auxílio da cola quente, fixe os tecidos (cortados no mesmo formato dos papelões) nos dois lados das pipas. Na parte inferior, cole fitas de cetim coloridas de, em média, 60 centímetros e, na parte superior, cole anéis de fitas, que serão usados para pendurar os balões. 

    Copyright foto:  Reprodução/Pinterest

  • Capa para cadeira com camisa

    Decoração de festa junina clean.


    Para quem quer economizar nos detalhes, mas manter o “espírito junino” na decoração, a capa de cadeira feita com camisa xadrez pode ser uma excelente alternativa. Será preciso apenas 'vestir' a camisa no encosto da cadeira e amarrar as mangas na parte de trás. E está pronto! Se quiser, enfeite a mesa com passadores em pano xadrez e faça bandeirinhas com tecidos da mesma proposta.

    Copyright foto:  Reprodução/Pinterest

  • Guirlanda junina

    O clássico enfeite de casa na versão junina.


    A guirlanda é um enfeite muito usado na decoração de Natal, mas com imaginação é possível transformá-la também em um lindo enfeite de festa junina. Decore-a com elementos típicos da festa: chapeuzinhos de palha, bandeirinhas, balõezinhos e tecido xadrez. Pronto, agora é só pendurar a guirlanda junina na porta!

    Copyright foto:  Reprodução/Pinterest

  • Arranjo de vela com milho

    Para manter o espírito da festa sem perder a classe na decoração.


    Que tal fazer um arranjo de vela com milho? Use os suportes de vela transparentes que tiver. Encha-os até a metade com o milho de pipoca cru, coloque a vela dentro dos suportes e espalhe-os pelo local onde será a festança. Estes arranjos, além de iluminarem o ambiente, são bem charmosos.

    Copyright foto:  Reprodução/Pinterest

  • Bandeirinhas de juta

    Bandeirinhas meigas e rústicas.


    Para quem quer uma decoração original e meiga, as bandeirinhas de juta combinam com essa proposta. Para deixar o ambiente ainda mais bonitinho, decore-as com corações, balõezinhos ou figuras que mais gostar. 

    Copyright foto:  Reprodução/Pinterest

  • Móbiles de balões

    Para colorir a casa e entrar no clima junino.


    Aqui vai uma ideia bem bacana para colorir a casa toda durante a festa junina. Estes móbiles de balões podem ser feitos com cartolinas coloridas e em diversos tamanhos. E servem para enfeitar tanto espaços internos, quanto externos. Quanto mais cores, mais bonitos eles ficam!

    Copyright foto:  Reprodução/Pinterest

  • Centro de mesa com bandeirinhas

    A mesa ficará mais bonita e delicada.


    Na festa junina nenhum detalhe é dispensável. Pelo contrário, quanto mais vida na decoração, melhor. E o centro de mesa também pode ser enfeitado para a ocasião. Aproveite aquele vaso de flores que você já tem em casa. Decore-o com juta, fita rústica e bandeirinhas. O resultado é uma graça! 

    Copyright foto:  Reprodução/Pinterest

  • Mini árvore de pipoca

    Use e abuse da criatividade.


    A mini árvore de pipoca é outra sugestão para decorar as mesas dos convidados ou a mesa dos quitutes. O caule é feito de canela-em-pau. A copa da árvore, bola de isopor com pipocas coladas. 

    Copyright foto:  Reprodução/Pinterest

  • Mesa colorida

    A mesa é uma dos carros-chefe da festa junina.


    A mesa das guloseimas e dos salgadinhos é sempre muito esperada pelos convidados. Para deixá-la chamativa e convidativa aposte nas bandeirinhas, em pequenas flores do campo, toalha xadrez, chapéus de palha para decorar a frente da mesa e uma cortina de fitas de coloridas atrás da mesa, como um painel. Os convidados não vão resistir a tanta beleza e delícias.

    Copyright foto:  Reprodução/Pinterest

  • Fogueira de doces

    Ideal para dispor os doces da festa.


    A fogueira ganhou uma versão divertida em formato de doces. Na foto, foram usados louças de tamanhos diferentes - prato por baixo, pires por cima e depois a xícara. A lenha virou os doces típicos de festa junina e a chama, papel de seda nas cores vermelha e amarela dentro da xícara. Não é uma ideia super criativa? 

    Copyright foto:  Reprodução/Pinterest

  • Garrafas caipiras

    Uma forma divertida de decorar a festa.


    As garrafas de bebidas também podem servir como objetivos decorativos. Enfeite-as com motivos juninos: faça um lencinho para cada garrafa e coloque um chapeuzinho de palha no bocal. No final da festa, presenteie os convidados com essas “lembracinhas”.

    Copyright foto:  Reprodução/Pinterest

  • Lanterna de papel

    Festa junina criativa.


    A lanterna feita de cartolina tem duas utilidades: elas podem ser usadas para compor a decoração com as bandeirinhas; e podem servir também para iluminar o espaço da festa. Para essa segunda opção, espalhe as lanternas nas mesas ou no chão e dentro delas coloque velas artificiais a pilha. Vai ficar um charme! 

    Copyright foto:  Reprodução/Pinterest

  • Bolo falso de pipoca

    Combinação perfeita: bolo de pipoca tem tudo a ver com festa junina! © Pinterest/NíbiaPalma


    O bolo de pipoca é uma excelente opção para decorar a mesa da festa junina. Feito de isopor, as pipocas devem ser fritas sem óleo e podem ser fixadas com glacê ou cola quente. Para deixá-lo ainda mais típico, vale investir em estampas xadrez e floridas.

  • Fogueira de mentirinha

    Vai ter fogueira, SIM! © Pinterest/InventoFesta


    Quem vai fazer a festa junina dentro de um ambiente fechado, não precisa desistir da tradicional fogueira. Neste modelo, o fogo foi feito com tecidos de diferentes cores. Troncos de verdade deram um charme especial à fogueira, que ainda ganhou palitinhos de marshmallow. 

  • Todos os santos

    Bolos tradicionais ganham detalhes típicos © Pinterest


    Que tal deixar os tradicionais bolos de festa junina ainda mais personalizados? Neste modelo, pequenas imagens de santinhos com fitinhas coloridas foram espetados com palitinhos nas guloseimas. Super criativo!

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto