Conheça uma casa de campo rústica e sofisticada na Catalunha

Glaucia Fernandes
  • Esta maravilhosa casa de campo foi decorada com móveis de antiquário, que lhe rendem elegância, e móveis contemporâneos, que lhe conferem singularidade 

    Casa de campo dos sonhos.


    É no belo campo catalão, longe do tumulto da cidade, que o decorador de interiores e designer, Serge Castella, construiu sua morada. Perdida entre os campos e florestas, a residência é rodeada de tranquilidade e silêncio. Seu aspecto rústico na parte exterior assemelha-se às moradas de antigas fazendas desta região, na verdade uma comunidade autônoma, localizada no nordeste da Espanha.

    Ao explorar cômodo por cômodo desta casa de campo tipicamente catalã, é possível constatar uma mistura de propostas que a diferencia de qualquer outra do gênero. Construída a partir do zero, essa residência foi decorada com peças de antiguidades em todos os ambientes.

    E apesar da proposta ser bem marcante, Serge soube harmonizar bem os objetos para que o excesso não desvalorizasse a beleza do projeto. Além disso, móveis modernos também são usados, mostrando que o jogo entre antiguidade e modernidade pode deixar o ambiente muito sofisticado e singular.

    Veja na galeria os diversos ambientes deste belo imóvel.

    Copyright foto: Elodie Rothan

  • Tesouros de antiquário

    Peças exclusivas para uma casa única.


    Nesta maravilhosa sala de estar, onde Serge Castella recebe regularmente seus clientes, a decoração é feita com objetos raros. Ao redor da lareira francesa de época, um par de obeliscos de bronze, decorados com crocodilos esculpidos - uma peça única intitulada Los Aligatores. A obra assinada pelo artista Horacio Cordero e pelo designer Juan Pablo Molyneux (2012). À direita, está colocada uma Poltrona di Proust, de Alessandro Mendini (1978), pintada a mão, usando a técnica do pontilhismo.

    Copyright foto: Elodie Rothan

  • Miscelânea de materiais

    Mistura de propostas com harmonia.


    Inteiramente voltado para o jardim, o living possui belas e largas portas de vidro que dão para a natureza.  As vigas foram grosseiramente lixadas para dar um efeito mais autêntico, bem como as paredes de gesso que dão ao interior uma característica singular. Neste cenário quase rústico, jóias de design, tão variadas quanto raras, fazem a beleza do espaço: a mesa de centro dinamarquesa dos anos 50, o aparador em latão assinado por Juan & Paloma Garrido (2010) ou ainda um longo sofá Jacklyn desenhado pelo próprio Serge Castella.

    Copyright foto: Elodie Rothan

  • Exterior gráfico

    O verde da natureza contrasta com a madeira.


    As áreas externas são verdadeiros quadros com suas linhas gráficas e composições milimetradas. Ciprestes, oliveiras, lavandas e trepadeiras emolduram o contraste entre uma porta antiga “lixada” pelo tempo e o mobiliário contemporâneo, assinado por Paola Navone para loja EMU.

    Copyright foto: Elodie Rothan

  • Convivialidade

    Um lugar aconchegante para as refeições.


    Como uma continuação da sala de jantar, o espaço para refeições é um lugar convivial, ótimo para um almoço com amigos e familiares. A cozinha americana é composta por uma mesa retangular e por seis cadeiras que parecem madeira maciça, mas, na verdade, tratam-se de compensados (desenhados pela Escola de Arquitetura de Barcelona  em 1975). O toque final da decoração ficou por conta da bancada em inox, instalada na extensão da cozinha.

    Copyright foto: Elodie Rothan

  • Tendência preto e branco

    Detalhes que dão charme ao ambiente.


    O armário preto e branco, desenhado por Roberto Monsani, para a loja Acerbis (1970), destaca-se dos outros móveis da cozinha. Isso porque sua combinação de cores o difere dos outros objetos, dando-lhe certa imponência. Alguns detalhes revelam a ousadia de decorador, como os jarros antigos sobre o armário moderno e a escultura de animal no canto da bancada.

    Copyright foto: Elodie Rothan

  • Peças valiosas

    Decoração sofisticada.


    De frente para a sala fica o escritório, emoldurado por uma imensa estante, feita sob medida e assinada por Serge Castella. O ambiente é iluminado por um lustre branco e também desenhado por Serge. A escrivaninha de carvalho tem ao redor um baixo-relevo romano, que data do século I, vindo da região do Gard. O poliedro rotativo em mogno, dos anos 50, é uma peça única, atribuída ao designer italiano Ico Parisi.

    Copyright foto: Elodie Rothan

  • Mistura de épocas

    Harmonia na decoração.


    Deste ângulo, cuja perspectiva é a escrivaninha, percebe-se que em cada lado do móvel há armários cujas portas de vidro emolduram gravuras antigas. Na frente está disposta uma poltrona italiana dos anos 30, cuja cor clara se destaca do marrom das gravuras.

    Copyright foto: Elodie Rothan

  • Obras de arte em destaque

    Móveis que embelezam o ambiente.


    Entre gravuras antigas, escultura asiática e jarros antigos, aparece um quadro do artista nova-iorquino Jacob Semiatin. Abaixo dele, está disposta uma poltrona italiana dos anos 1930. Do escritório, chega-se ao quarto principal por uma porta antiga, esculpida por Serge Castella

    Copyright foto: Elodie Rothan

  • Estado bruto

    Quarto com comodidade proeminente.


    Sóbrio e atemporal, o quarto homenageia os materiais naturais. O ambiente guarda algumas belas peças de design, como essas duas banquetas de Aldo Abejon feitas para loja Serge Castella Interiors. Os bancos, instalados no pé da cama, são de ferro forjado, estofados com lã de carneiro. Já as mesinhas de cabeceira são feitas em madeira de carvalho e travertino. 

    Copyright foto: Elodie Rothan

  • Objetos delicados

    Aqui o que está em jogo são os detalhes.


    Sobre o criado-mudo está a luminária Pythagore em bronze, vidro e mármore, assinadas por Angelo Brotto (1970). Este móvel, juntamente com o enfeite de concha do mar, tem suas cores destacadas por causa do pano de fundo: uma parede rústica de cor acinzentada.

    Copyright foto: Elodie Rothan

  • Toque brasileiro

    Decoração sóbria deixa o ambiente leve.


    Elegante e autêntico, o banheiro com banheira e ducha italiana é decorado simplesmente com uma fotografia de um homem nu, uma conha do mar e uma poltrona de ultra-design: o mítico modelo Favela, dos irmãos Campana (dupla brasileira conhecida pelos trabalhos de arte-design que fazem sucesso no mundo inteiro). Ela foi fabricada a partir de pedaços de madeira colados e pregados à mão, totalmente integrada ao movimento atual da reciclagem.

    Copyright foto: Elodie Rothan

  • Rusticidade

    Quarto que inspira descanso.


    Reservada aos hóspedes, um segundo quarto destila um espírito mais rústico, com uma cabeceira em fibra vegetal trançada a mão, uma colcha de couro de vaca e duas almofadas listradas. Os criados-mudos são decorados com luminárias de cerâmica, assinadas por Georges Pelletier (1975).

    Copyright foto: Elodie Rothan

  • Autenticidade

    As peças de decoração de combinam entre si.


    Provido de maravilhosas portas antigas, lixadas mas conversando a pintura original, este banheiro mostra um estilo bruto e autêntico. Sua decoração limita-se a um discreto porta-toalha de concha, um banquinho branco de design e um espelho redondo, que se destaca dos outros objetos por causa de seu tamanho e forma. 

    Copyright foto: Elodie Rothan

  • Rural tradicional

    Decoração de casa de campo com originalidade.


    Do exterior, a casa se mostra como uma bela e simples morada de campo, com cortina feitas com fios de sementes, vasos de barro com aloe vera e cadeira arabesco em ferro forjado. Além disso, a janela redonda reforça ainda mais esse aspecto campestre. 

    Copyright foto: Elodie Rothan

  • Paisagem mineral

    O verde da natureza dá o toque final na decoração.


    A piscina é rodeada de pedregulhos que estruturam e delimitam o espaço, concedendo à paisagem um aspecto mineral. Feitos com materiais naturais e reciclados, o mobiliário externo, da loja Bopallet, joga com os tons vermelho e verde vivo - para melhor destacar o azul-turquesa das águas cristalinas. 

    Copyright foto: Elodie Rothan

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto