Quarto de criança: dicas e fotos para se inspirar

Cibele Maciet
  • Especialistas dão dicas para montar um quarto infantil prático e aconchegante

    O quarto de criança deve ser lúdico e convidativo à leitura. © Cécile Debise/Journal Des Femmes


    É um fato, crianças crescem rápido, mas isso não deve impedir os pais de criarem ambientes lúdicos e compatíveis com os pequenos. O desenvolvimento da criatividade infantil é o item principal a ser levado em conta na hora de se projetar o quartinho. 

    "É importante estimular as brincadeiras com brinquedos não estruturados, - aqueles que são feitos pelas próprias mãos - , pois estimulam a imaginação dos pequenos. O aprendizado da criança passa muito pela emoção e afetividade, então também é importante relacionar livros e brinquedos com elementos íntimos e amorosos, colocando dentro do quarto fotos da família, da mãe grávida, do pai com a mãe, da criança ainda bebê, tudo isso faz muita diferença pra eles", recomenda a designer e psicóloga Fabiana Visacro.

    Um mobiliário adequado para os pequenos também tem de ser levado em conta. Quando a criança faz um ano e começa a dar os primeiros passos, é hora de propor um novo layout para o cômodo. "O mobiliário deve ser alterado a partir de um ano da criança, abrindo espaço para ela interagir e se locomover. A criança precisa de um espaço para colorir e, também, guardar os brinquedos - que começam a ficar maiores - para isso, pode-se utilizar nichos e prateleiras no ambiente", cita a designer de ambientes Jacqueline Ortega. 

    Uma boa ideia é pensar no quarto dos pequenos dividido em partes: um cantinho de descanso, de brincadeiras, estudos e leitura. Com relação ao mobiliário, o ideal é que ele seja mais baixo e com desenhos atrativos e lúdicos. Estantes baixas, revisteiros, baús, mesas, todas as peças de tamanho adequado para que a criança tenha fácil acesso.

    É importante criar o espaço de leitura e explicar para a criança a importância daquele ambiente: um cantinho aconchegante com um sofazinho ou futon confortável proporcionará o gosto pela leitura.

    Confira algumas dicas na nossa galeria e se inspire nas fotos de quartos infantis.

  • Móbile de bichos de pelúcia e estante prática

    Mobile e estante no dorso da cabeceira. © Cécile Debise/Journal Des Femmes


    Duas boas ideias para economizar espaço nesse quarto de criança:  um mobile feito de bichinhos de pelúcia e a criação de uma estante de livros no dorso da cabeceira da cama. 
     

  • Quarto de criança com toques lúdicos

    Quarto de criança com toques lúdicos. © Cécile Debise/Journal Des Femmes


    Os elementos lúdicos se destacam na decoração desse quarto de criança: a parede de fundo com um tom diferente e a boia e a cabana de salva vidas, que dão o tom marítimo do cômodo.

  • A prateleira perfeita para espaços pequenos

    A prateleira ideal para quartos de criança pequenos. © Cécile Debise/Journal Des Femmes


    Quando se tem pouco espaço, a solução é apelar para ideias práticas, como essa prateleira para bichos de pelúcia encaixada entre as duas camas da beliche.

  • A mesa de centro multiuso

    A mesa de centro pode servir como mesa de estudos e leitura nesse quarto de criança. © Cécile Debise/Journal Des Femmes


    Nesse exemplo de quarto, a mesa de centro serve também como mesa de estudos e leitura. Ótima opção para espaços reduzidos. O lustre charmoso também ganhou destaque no décor.

  • Ateliê de artista transformado em quarto de criança

    Ateliê de artista transformado em quarto infantil. © Cécile Debise/Journal Des Femmes


    O ateliê de artista é um espaço permeado de vidros no terraço de uma casa, e aqui ele foi reaproveitado e transformado em quarto infantil. Com uma ótima luminosidade, ele confere tranquilidade e leveza ao sono aos pequenos.

  • Quarto infantil múltiplo

    Quarto infantil múltiplo. © Cécile Debise/Journal Des Femmes


    Esse quarto, mesmo dedicado à quatro crianças, foi bem aproveitado: as camas e berços foram colocados nas extremidades do cômodo, deixando espaço livre para a circulação. 

  • Decoração com nichos

    Quarto de criança decorado com nichos. © Cécile Debise/Journal Des Femmes


    Outra boa opção de decoração são os nichos, pequenos cubos instalados na parede que servem para guardar livros e objetos. A parede de fundo em outra cor também garantiu a sensação de profundidade do cômodo.

  • Estante cavada na parede

    Quarto de criança com estante na parede. © Cécile Debise/Journal Des Femmes


    Economia de espaço e dinheiro: a elaboração de uma estante dentro da própria parede. Além disso, outra boa ideia: cestas de vime que servem de gavetas na trocador de fraldas.

  • Quarto infantil com móveis baixos

    Um ótimo exemplo de quarto infantil com móveis baixos. © Cécile Debise/Journal Des Femmes


    Aqui está um ótimo exemplo de quarto decorado com móveis baixos, com a escrivaninha, a casinha e o móvel para guardar pequenos brinquedos e objetos. Na prateleira mas alta, objetos que são usados menos frequentemente. 

  • Camas em forma de cabanas

    Quarto infantil com camas em forma de cabanas. © Cécile Debise/Journal Des Femmes


    Esse quarto de criança ficou interessante com essas camas em forma de cabanas, bem lúdico e gracioso. Na parede de fundo, cubos vazados para guardar brinquedos e objetos.

  • Estante criada com pedaços de madeira

    Estante criada com pedaços de madeira. © Cécile Debise/Journal Des Femmes


    Uma excelente ideia para acomodar livros na parede é instalar pedaços de madeira e fazer deles uma estante. 

  • Parede com ilustração em quarto infantil

    Parede com ilustração em quarto infantil © Cécile Debise/Journal Des Femmes


    Uma boa maneira de enfeitar o quarto de meninas é chamar um ilustrador para fazer um belo desenho na parede. Uma outra opção são adesivos já prontos que podem ser colocados no muro, além de papeis de parede com motivos de princesa.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto