Decoração com plantas: 15 ideias para diversos tipos de ambiente

Ana Paula Cardoso
  • Veja alguns estilos de decoração com plantas para preencher de verde e flores os ambientes mais variados de sua casa

    Verde como enfeite é a premissa da decoração com plantas em ambientes fechados. © iStockphoto.com/ KatarzynaBialasiewicz


    Quando se pensa em decoração com plantas, é natural vir logo à mente a ideia de um grande espaço, em uma casa de campo ampla. Mas a verdade é que nem sempre é preciso morar numa mansão fora da cidade grande para decorar um espaço de verde e flores - e transformá-lo num ambiente acolhedor.

    Do corredor à cozinha, da sala de estar ao cantinho de leitura, é possível trazer um pouco da natureza mesmo para apartamentos em grandes centros urbanos. A premissa é: escolha plantas e flores adequadas ao ambiente e clima.  

    A inspiração pode vir de algumas tendências. Como a do movimento "selva urbana", que consiste em escolher plantas com grandes folhagens, integradas aos espaços. Ou os clássicos vasos de samambaias, orquídeas e suculentas (como cactus), que sempre ornam de forma aconchegante os ambientes fechados.

    Decoração com plantas em diversos ambientes

    A arquiteta de decoradora de interiores Mariane Cunha, da empresa de projetos e construção Ah! Sim confirma, por exemplo, que plantas em apartamentos é uma tendência. 

    "Mesmo quando os apartamentos não dispõem deste recurso, o uso de vasos com certas espécies de plantas, em locais como salas e cozinhas, trazem o verde para dentro dos espaços fechados", incentiva Mariane. 

    Plantas, flores, pedras, fontes entre palhas e treliças, ou mesmo montadas em estantes, conseguem dar ares de jardim a cada ambiente. Confira a seguir nossa seleção de 20 ideias de decoração com plantas.

  • Selva urbana

    Sala de estar vira jardim. © Pinterest


    Mesmo em uma sala fechada é possível desenvolver uma decoração de jardim. A ocupação de plantas em todos os espaços, desde a parede com trepadeiras até vasos pendurados no teto em suportes de macramé, é uma mostra do chamado movimento selva urbana. Ao redor do sofá, as plantas de grandes folhagens não deixam dúvida de quem manda na decoração é o verde.

  • Jardim dentro da sala

    Selva urbana no térreo ou cobertura. © Pinterest


    Este espaço é ideal para apartamentos no térreo, com área privada, ou coberturas. O ambiente é um anexo da sala de estar, mas ao mesmo tempo é integrado. A escolha harmoniosa entre tapeçaria, material dos móveis (em madeira e ferro) e objetos decorativos mais rústicos, além das plantas, claro, dão ares de jardim ao cômodo.

  • Plantas no cantinho da janela

    Aproveite o espaço para plantas perto da janela. © Pinterest


    Neste ambiente, em um pequeno apartamento de uma cidade grande, optou-se aproveitar um espaço reduzido perto da janela. A luz natural ajuda a conservar e fazer florescer as plantas. Prateleiras e suportes de chão são ideais para os pequenos vasos, enquanto as plantas maiores caem bem em grandes recipientes no chão ou vasos coloridos no parapeito da janela.

  • Banheiro com plantas

    Flores e plantas caem bem nos banheiros. © Cecile Derbise/ A Revista da Mulher


    Há muito tempo que lavabos e salas de banho deixaram de ser apenas ambientes funcionais. A decoração com plantas para banheiros já é uma tendência. Na foto, um vaso com as chamadas plantas suculentas e outro com rosas dentro d'água dão o toque de decoração viva ao ambiente.

  • Plantas na cozinha

    Cozinha repleta de natureza. © Cécile Debise/ A Revista da Mulher


    Plantas na decoração da cozinha podem deixar o ambiente mais acolhedor e agradável. Especialmente se a cozinha for do tipo americana, integrada à sala. Uma boa dica é dispor, na bancada que separa os dois cômodos, vasos de orquídeas ou mesmo de plantas aromáticas - que são lindas e ainda servem para temperar os pratos.

  • Home-office verde

    Escritório verde. © Pinterest


    Trabalhar em casa tem sido tão comum, que cada vez mais arquitetos vêm se especializando em decoração de home-office. Neste espaço de trabalho, as plantas também podem (e devem) integrar a decoração.  Mesmo quando o espaço é pequeno, como mostra a foto, vale variar os vasos no chão e nas prateleiras da estante. Uma cadeira forrada de verde completa o ambiente. 

  • Repouso em meio às plantas

    Cantos de repouso combinam com plantas. © Pinterest


    Muitas vezes, há espaços dentro de casa um tanto de difíceis de inspirar um bom aproveitamento decorativo. Mas na mão de bons decoradores, nada é impossível. Uma boa solução apresentada na foto é colocar um divã com almofadas coloridas, investir em uma decoração de parede criativa e preencher o espaço com plantas. Vira um excelente ambiente para repouso ou leitura.

  • Plantas como divisórias

    Plantas são solução para dividir espaços. © Pinterest


    Para quem mora em casas ou apartamentos pequenos, a decoração com plantas pode inclusive servir de solução de aproveitamento de espaços. Na foto, de plantas trepadeiras, suspensas em fios de nylon que vão do vaso até uma espécie de arara (originalmente utilizada para pendurar roupas). Desta forma, o quarto fica separado da pequena mesa de trabalho, compondo dois ambientes distintos.

  • Parede viva

    Parede com plantas presas em madeira. © Pinterest


    Trata-se de mais uma tendência de decoração com plantas para espaços fechados, principalmente em áreas urbanas. "As paredes vivas são os novos jardins verticais, com irrigação prevista em painéis cerâmicos ou de madeira tratada, e que acomodam tanto vasos quanto espécies 'amarradas às paredes e muros'", explica a arquiteta Mariane Cunha, da Ah! Sim, empresa de projetos de construção e decoração.

  • Jardim vertical

    Jardim vertical no hall de entrada. © Pinterest


    Seguindo a premissa da parede viva, de ocupar espaços pouco aproveitados com plantas e flores, este verdadeiro jardim vertical foi montado em uma estante de metal, no corredor de entrada de um apartamento. O forte desta decoração são as chamadas plantas "choradeiras" na parte de cima, que tombam sobre as demais. Para completar, brinque com pequenos vasos e variados tipos de plantas e flores. 

  • Leitura em meio ao verde

    Jardim ideal para leitura. © Pinterest


    Que tal aproveitar aquele cantinho, perto da janela do apartamento, e transformá-lo em um jardim de leitura? A dica de decoradores é utilizar móveis de madeira e bambu, e tecidos decorativos em tons de verde, terra ou mesmo com estampas florais ou de plantas.  Costela-de-Adão e pequenas palmeiras são as plantas ideais para serem colocadas em grandes vasos no chão.

  • Integração dos espaços verdes

    Canto da sala: alternativa para um jardim. © Pinterest


    Uma boa ideia para aproveitar uma das quinas de um grande salão é integrar ao espaço o verde do jardim. Na parte de dentro, a parede é pintada de verde para combinar com a atmosfera florestal. O ambiente ainda ganha plantas no melhor estilo parede viva. Uma poltrona clara quebra os tons de vegetação, dando o toque harmônico e sofisticado a este ambiente.

  • Cactus dentro de casa

    Cactus e plantas suculentas: soluções ideais para verde em ambientes fechados. © Pinterest


    Aos preguiçosos ou àqueles que dizem não ter jeito e nem tempo para cuidar de plantas, a alternativa é um jardim de cactus. A planta, da família das suculentas, praticamente não precisa de água e resiste a climas secos e ambientes fechados. Na ideia da foto, caixas em madeira crua compõem muito bem a decoração com plantas deste ambiente fechado.

  • Plantinhas perto da janela

    Plantas no parapeito da janela. © Pinterest


    Outra maneira de utilizar plantas na decoração de ambientes fechados é fazer um móvel de extensão do parapeito da janela. Por cima, coloque vasos com plantas de variados tipos e tamanhos, mas que gostem de luz, de preferência. Na parte de baixo, vasos rústicos compõe de forma harmônica esse pedacinho do ambiente que ganha vida com a decoração de plantas.

  • Plantas na cozinha rústica

    Cozinha rústica pede plantas. © Pinterest


    Uma cozinha tipo daquelas encontradas em casa de campo pede uma decoração com plantas. Prateleiras em madeira para colocar louças, tapetes e armários fechados não por portas, mas por cortinas de pano, são o cenário ideal para completar com vasos de plantas. No chão, por cima das prateleiras e na bancada dos armários, o verde harmoniza com os espaços.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto