Plantas para banheiro: saiba quais são as espécies ideais para decorar este espaço

Ana Paula Cardoso

Quem disse que banheiro não é lugar de colocar plantas? Veja as dicas para fazer deste ambiente um lugar lindo e aconchegante

Plantas para banheiro embelezam o ambiente e atraem bons fluídos. © Pinterest


Ambiente em geral fechado, quente e úmido. Por estes motivos, na hora de decorar este cômodo, pouca gente pensa em ornamentar com folhas vivas. Mas engana-se quem acha que não existam plantas para banheiros. Apesar do ambiente pouco propício, algumas espécies podem viver bem ali.

"Já que o ambiente úmido e quente não agrada à maioria das espécies, as plantas para banheiros ideias são as suculentas e bambus, que se adaptam bem a estes locais", indica a arquiteta Mariane Cunha, da Ah! Sim, empresa de projetos de construção e decoração.

Plantas para banheiros: garantem os bons fluídos

Segundo especialistas, a diferença na hora da escolha das plantas é a disposição arquitetônica do cômodo. Caso o ambiente tenha janela, há mais opções de escolha. No caso de ambientes totalmente fechados, há uma maior limitação.

A decoração do banheiro com plantas vivas, além de trazer originalidade, garantem uma boa energia. De acordo com especialistas em feng shui, como o banheiro é um local de eliminar impurezas do corpo, as plantas ali têm um efeito de filtrar a energia negativa, mantendo os bons fluidos. A disposição do vasos pode ser em cima da pia, em prateleiras ou mesmo no chão. 

Veja a seguir algumas dicas de plantas para banheiro:

  • Suculentas. As setáceas são plantas que necessitam de pouca água e vivem bem em ambiente fechados. Da família das suculentas, o cactus e a aloe vera são as plantas mais indicadas para banheiros.
Plantas de banheiro: suculentas variadas. © Pinterest

 

  • Espada-de-São-Jorge. É uma espécie  indicada para banheiros com janela, pois, esta planta precisa de luz natural, mesmo que indireta (não exige raios de sol, mas luz natural). Ficam ótimas em vasos grandes no chão, ou mesmo em pequenos vasinhos dispostos em pias ou ao redor de banheiras.
Espada-de-São-Jorge no banheiro. © Pinterest.

 

  • Bambu. As folhas finas, porém resistentes do bambu verde dão muita graciosidade na decoração do banheiro. 
Bambu verde é a planta ideal para banheiro. © Pinterest

 

  • Orquídeas. As orquídeas são lindas e absolutamente ótimas para crescer no banheiro! As condições úmidas e quentes encontradas no ambiente facilitam o desenvolvimento dessas plantas tropicais. 
No banheiro, orquídea dá um toque de elegância clean. © Pinterest

 

  • Costela-de-Adão. A planta costuma desenvolver-me bem rápido. Oriunda das florestas tropicais e muito presente na mata atlântica, funciona bem com a umidade, o que a transforma em uma planta ideal para banheiro. 
Costela-de-Adão: planta para banheiro tropical. © Pinterest

 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto