6 dicas básicas para montar um quarto montessoriano

Ana Paula Cardoso

Ideal para bebês ou crianças pequenas, o quarto montessoriano baseia-se em ideias educativas e criativas. Além de ficar uma graça!

Quarto montessoriano tem decoração: com cama no chão e moldura em formato de casinha. © Pinterest


A decoração do quarto do bebê para a chegada dos filhos, ou mesmo uma atualização dos espaços à medida que eles crescem, costuma empolgar os papais e mamães mundo afora. E para quem não só está preocupado com a estética, mas também com o conforto e desenvolvimento das crianças, a dica é o quarto montessoriano.

O método de educação montessoriano foi criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori, originalmente, para ser aplicado como método pedagógico, especialmente em escolas. Mas como toda boa ideia, a concepção da educadora italiana acabou expandindo-se também para a decoração dos ambientes infantis.

Quarto montessoriano: perspectiva da criança

De acordo com a filosofia da médica italiana, ao se estruturar um quarto montessoriano, é preciso respeitar a seguinte premissa: a decoração deve ser escolhida respeitando a perspectiva infantil.

"Geralmente, vemos quartos de criança feitos para as necessidades dos adultos, com as coisas todas voltadas para a praticidade dos pais. Com isso, a criança perde oportunidades de se desenvolver em um ambiente que deveria ser o melhor para ela", explica Shirley Hilgart em seu blog Macetes de Mãe, que dá dicas sobre maternidade.
 

Espelho ao lado da cama no quarto montessoriano. © Pinterest.


Por exemplo, em vez de se colocar um armário alto, no qual a criança vai levar no mínimo 10 anos até alcançar as roupinhas penduradas, no quarto montessoriano pode-se fazer uma arara externa, na altura do campo de visão de uma criança de dois anos. Móveis baixos, sem gaveta (com cestinhas de palha bem levez, por exemplo), são outro exemplo.

Tudo isso além de ficar lindo e acessível, vai ajudar no desenvolvimento infantil, encorajando os pequenos a, desde cedo, escolherem as próprias roupas e tentarem se vestir sozinhos. 

6 dicas para criar um quarto montessoriano

Veja a seguir seis dicas fundamentais para a decoração de quarto montessoriano:

1) Camas à altura do chão

Aqui o princípio da segurança e da autonomia se misturam. Uma cama, como se fosse um tatame, é adequada para a criança não cair. Além de trabalhar bem a perspectiva infantil, pois a acessibilidade mais fácil ao local onde dormem vai ajudá-las a conhecerem bem o ambiente e a sentirem-se segura.

2) Objetos ao alcance das mãos 

Esqueça a ideia de bichinhos de pelúcia em prateleiras no alto. Roupas, brinquedos e livros devem estar ao alcance dos olhos e das mãos dos pequenos. Mas cuidado com os excessos. "Os estímulos de que a criança precisa são os do mundo que a cerca. Os brinquedos e os materiais, assim como os livros, não precisam ser muitos e nem muito sofisticados", diz Gabriel Salomão, professor de escola montessoriana e autor do blog Lar Montessoriano.

3) Espelhos 

Um espelho preso à parede, da forma horizontal, ao lado da cama. Conforme explica Salomão, o espelho é interessante por que, além de a criança poder ver um rosto humano a qualquer momento, é importante para o bebê reconhecer seu próprio rosto, as possibilidades de movimento dele e as partes de seu corpo.
 

Cabaninha: it do quarto montessoriano. © Pinterest


4) Casinha e cabaninhas

O sentido de casa como o espaço de maior conforto e aconchego é muito forte na cultura italiana. E essa concepção foi bem retratada no método criado por Maria Montessori. Usar modelos de cama emoldurados com casinha e mesmo cabaninhas, remete à proteção do útero materno, uma teoria fortemente desenvolvida em estudos de psicologia infantil.

5) Liberdade de entretenimento

Poucos móveis, um tapete confortável no meio do quarto, bastante espaço de circulação e paredes pintadas com tinta especial, no qual a criança poderá desenhar ou escrever livremente com giz, são algumas ideias que completam a decoração de um quarto montessoriano. 

6) Segurança e conforto

Este item deve fazer parte de qualquer decoração de espaço destinado a crianças, não somente em um quarto montessoriano. Mas como a premissa básica deste estilo decorativo é a liberdade do bebê, é muito importante os pais estarem ainda mais atentos aos seguintes itens:

  • tomadas de eletricidade devem estar tapadas;
  • portas devem ter proteção, para evitar que os pequenos prendam os dedos;
  • janelas sempre com telas de proteção;
  • objetos pequenos, que possam ser engolidos, ou cortantes, não devem fazer parte da decoração de um quarto montessoriano;
  • tecidos e materiais devem ser, de preferência, naturais e antialérgicos.
Parede para desenhar no quarto montessoriano. © Pinterest.

 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto