Redecorando a casa: vejas dicas para mudar a decoração sem gastar muito

Raphaela Ribas
  • Confira dicas de especialistas para mudar a decoração do seu cantinho sem a necessidade de entrar em uma reforma nem de ter um grande orçamento

    Com criatividade é possível redecorar a casa sem obras.

    De tempos em tempos, a casa precisa de um carinho especial. Um vaso de plantas ali, uma mexida acolá. E é possível dar um novo visual ao seu cantinho sem obras, com criatividade e, o melhor,  sem gastar muito. 

    Selecionamos algumas ideias para você redecorar seu lar  sem a necessidade de quebra-quebra. As dicas são da arquiteta Babi Teixeira e da designer de interiores Fernanda Dorta. Inspire-se.

  • Mude os móveis de lugar

    Mude a disposição de móveis para sua decoração não cair na rotina © A Revista da Mulher/Cécile Débise


    Altere a configuração dos móveis dos ambientes e você vai achar que ganhou uma casa nova. Troque o sofá de lugar, mude os quadros e objetos de decoração, arraste a estante: para tanto só basta disposição.

  • Almofadas dão pequenos toques de cor

    Almofadas coloridas deixam o ambiente neutro com uma nova cara com móveis mais neutros © A Revista da Mulher/Cécile Débise


    Não pode trocar o sofá agora ou deseja uma mudança mais leve? Invista em almofadas novas. Em um móvel mais neutro, solte a criatividade e escolha aquelas com cores forte. Os objetos também  podem se adaptar à estação do ano: no verão,  tons  alegres e estampas tropicais. Já no inverno, cores mais sóbrias (cinza, vinho e azul, por exemplo) e tecidos como o veludo caem bem. 

  • Roupas de cama com textura

    O conjunto de roupa de cama com mariposas dá charme ao quarto. © Divulgação/Zara Home


    Novas roupas de cama com textura e toques de cor dão uma nova vida ao quarto. Para completar o clima de aconchego, só complementar com algumas almofadas no cômodo.

  • Mesa de cabeceira inusitada

    Neste projeto de uma casa de praia, o banco serve de mesa de cabeceira © Divulgação


    Sabe aquele baú ou banco que está jogado na casa? Pode ser usado como mesa de cabeceira, servindo como apoio além de suas funções originais. Fica muito charmoso. 

  • Renove o sofá

    Estofar o sofá é uma alternativa para aquele móvel já desgastado © Divulgação/Caravane


    sofá é o ponto de entrada do imóvel. Então, para sua casa ficar com uma nova cara, vale investir em uma capa ou estofar se móvel está desgastado. Ou coloque uma manta por cima do sofá .

  • Adesivos nas paredes

    Este modelo de adesivo não tem restrição ao tamanho da parede © Divulgação/Avery Dennison


    A indústria está produzindo adesivos cada vez mais versáteis e criativos.  Sem fazer quebra-quebra nem muita sujeira, eles dão renovam totalmente o visual de um ambiente. Antes de escolher seu modelo, analise a decoração e veja qual estampa combina mais. 

  • Tecidos em todos os cantos

    Uma faixa de tecido marca o local da cama e deixa o cantinho mais aconchegante © Reprodução/Pinterest


    Se o desejo é dar um novo visual ao ambiente, usar tecidos na decoração pode ser um ponto alto. “Podemos trabalhar com tecidos em paredes, tapetes, futons, almofadas e no que mais a criatividade permitir. Além de belos, são baratos e fáceis de manusear”, finaliza a designer Fernanda Dorta.

  • Caixas na decoração

    Colchão sobre o pallet: uma cama confortável e bem estilosa © Divulgação/MCA Estudio


    pallet pode ser usado de diversas maneiras que vão de estrado da cama até mesa de centro. Se você é adepto ao DIY, basta pegar uma caixa no fim de uma feira livre e colocar a criatividade à prova. Para quem pode gastar mais um pouco, há lojas que vendem o pallet já lixado e pintado.   

  • Muitos quadros na parede

    Opte por uma parede de destaque e faça a sua composição de quadros. © Elodie Rothan


    Escolha uma parede e faça uma composição com diversos quadros. Não precisa ter o mesmo tamanho e muito menos o mesmo estilo. Pegue aquele quadro que está encostado e coloque moldura naqueles pôsteres de viagem e mãos à obra.

  • Plantas para decoração

    A beleza e o colorido das flores dão um ar alegre a qualquer cômodo da casa © Divulgação


    Não é preciso muito para ter um novo visual em casa. Um vaso de planta ou um simples arranjo de flores já cria um aspecto mais sereno e colorido ao seu cantinho. Escolha a sua espécie preferida e floreie-se.  

    LEIA TAMBÉM

    Decoração com plantas: 15 ideias para diversos tipos de ambiente

  • Novos usos para os seus objetos

    Os remos abandonados se transformaram em suporte de luminária. © Divulgação


    Renovar não significa jogar fora. Materiais podem ser aproveitados e transformados em um novo objeto decorativo. Vidros de maionese podem virar vasos para mudas de plantas; latas de alumínio, em porta-talheres... na foto, três remos foram transformados em uma luminária.

  • Invista em tapetes aconchegantes

    O tapete, mesmo que de um tamanho pequeno, deixa qualquer ambiente mais quente © Divulgação


    Quem quiser mudar o astral do quarto sem recorrer a obras, uma dica é investir em tapetes aconchegantes. Neste projeto, a arquiteta Babi Teixeira optou um modelo de sisal.

  • Um up nos móveis com adesivos

    Pequenos adesivos dão charme ao armário modulado em melanina branca © Divulgação/MCA Estudio


    Já está enjoada daquele móvel ou eletrodoméstico? Os adesivos também ajudam na renovação. Escolha um modelo que combine com o restante da decoração e mãos à obra. No exemplo da foto, da mostra Morar mais por Menos de 2016, a designer de interiores Fernanda Dorta optou por  adesivos coloridos e divertidos para o armário modulado da cozinha.

  • O bom e velho papel de parede

    Neste quarto infantil, o papel de parede deu um colorido especial à área do beliche © Divulgação/MCA Estudio


    papel de parede sempre é uma solução para renovar um espaço pequeno sem obras, especialmente em áreas secas como sala quartos. Alguns modelos imitam madeira tijolinhos, outros mais coloridos ficam ótimos em quartos infantis. Fáceis de aplicar e remover.    

  • Biombos e divisória de ambientes

    Divisória para ambientes feita com canos de PVC © Reprodução/Pinterest/Pionik,com


    Dividir ambientes como as salas de jantar e de estar cria uma nova perspectiva ao imóvel. Para isto, valem divisórias - prontas ou produzidas por você - e biombos, que criam um ar retrô e misterioso. 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto