Decoração de apartamento pequeno: 15 dicas para aproveitar bem os espaços

Ana Paula Cardoso
  • Organização e criatividade podem aumentar ambientes pequenos

    Decoração de apartamento: quando o espaço é pequeno, até a bicicleta pode virar objeto decorativo. © iStockphoto.com


    Espaço pequeno não é sinônimo de desconforto. Para uma decoração de apartamento onde o forte não sejam os metros quadrados em abundância, a dica de ouro é a organização. Salas, banheiros cozinhas e quartos podem ganhar um toque de conforto e requinte, mesmo quando são pequenos.

    "Muitas vezes os clientes me chamam desanimados. Mas a decoração de apartamento pequeno requer, antes de tudo, a otimização de espaço. E não é mágica, é uma questão de lógica e de cálculo para saber onde vai cada objeto", diz a arquiteta Regina Simões.

    Veja 15 decorações de apartamentos onde os espaços pequenos foram bem aproveitados.

  • Banheiro sob medida

    Banheiro pequeno, solução é otimizar espaços. © Divulgação D81


    O banheiro deste apartamento contava com um espaço muito restrito para bancada e armário. "Solucionamos com uma bancada em pedra de apenas 28cm de largura, cuba Deca de semi-encaixe e marcenaria sob medida feita em nichos abertos com encaixe de cestarias para armazenamento dos produtos do dia a dia", contam as arquitetas Fernanda Vitale e Giuliana Sammarone, da D81.

  • Espelho transformador

    Espelho amplia o ambiente onde se faz as refeições. © iSrockphoto.com/Moccabunny


    Na decoração deste apartamento estilo quitinete, o segredo foi jogar um espelho em frente à pequena mesa de jantar, para ampliar o ambiente. Com isso, fica permitido brincar com cores mais vivas nas paredes, sem correr o risco de "fechar' ainda mais o espaço.

  • Cama suspensa

    Aproveitar o pé-direito alto para ganhar espaço. © Pinterest


    Se apesar de pequeno o apartamento tiver o pé-direito seja alto, uma boa alternativa para otimizar de espaço é subir um mezanino ou apenas levantar a cama e criar um ambiente embaixo, que pode ser um escritório ou a própria sala de estar. 

  • Praticidade no banho

    Banheiro pequeno foi totalmente renovado, ganhando armários e acessórios práticos. © iStockphoto.com/EhPoint

     

    Um armário fino, mas profundo. Porta toalhas funcionais, acoplados de forma  a aproveitarem bem os espaços. Tudo isso com uma decoração linda e moderna. Os espelhos, dos dois lados, também entram para expandir o ambiente. 

  • Cortina divide cômodos

    Vale a divisão por cortina do quarto para a sala. © Pinterest


    Quando o desafio é decorar apartamentos de um único cômodo, uma alternativa simples é colocar uma cortina para dividir o ambiente. A planta caindo do teto dá ainda um toque de vida na decoração rústica. 

  • Ambiente clean

    Ambiente clean na decoração de apartamento pequeno. © Elodie Rothan


    Uma outra dica para a decoração de apartamentos pequenos é manter as cores claras em pisos e paredes, mais indicadas para ampliar melhor o ambiente. Podendo evitar grandes armários ou estantes, a circulação no espaço também está garantida. 

  • Pequeno, mas criativo

    Uma decoração de apartamento pequeno também pode ser despojada. © Elodie Rothan


    E por que não deixar o ambiente mais descontraído? Nesta proposta, o ponto alto é a parede (ao lado direito da foto) pintada como se fosse uma estante com enfeites. As cores mostarda e azul equilibram os tons da decoração, sob um chão predominantemente claro.

  • Uma estante como parede

    Uma divisão de espaço útil e criativa. © Pinterest


    Também é sempre bem-vinda a ideia de dividir dois cômodos com uma estante. Móvel útil e decorativo, a estante compõe de forma elegante a separação dos espaços na decoração de apartamentos pequenos, deixando passar a luz entre os ambientes. 

  • Quitinete blue

    Um kitschnet em tons pasteis. © iStockphoto.com/ushistiy


    Sim, tons mais claros são a recomendação dos arquitetos e designers para a decoração de apartamentos pequenos. Mas isso não quer dizer ausência de cor. Neste apartamento onde o comprimento maior que a largura forma um retângulo, a alternativa para "quebrar" os ambientes, unidos pela falta de espaço, foram os tons do sofá em azul celeste, misturado com tons de azul bebê nas paredes e poltrona. 

  • Onde está a máquina de lavar?

    Máquina de lavar embutida ganha é um must do aproveitamento de espaço. © Pinterest


    E quem disse não há lugar para máquina de lavar? Seguindo à risca a recomendação dos arquitetos, o eletrodoméstico fica escondidinho dentro da bancada que separa a cozinha do restante do ambiente. Isso é que é otimização de espaço! 

  • Espelho com cautela

    Espelho na decoração de apartamento devem ser usados com cautela. © iStockphoto.com/holub3dmax


    Sim, espelhos aumentam os ambientes. Isso não quer dizer, porém, que too apartamento pequeno deve contar grandes espelhos compondo os espaços.  Procure colocá-los em paredes de frente para as mesas de refeição e sem muitos objetos a serem refletidos. 

  • Geladeira é objeto decorativo

    Geladeira vira objeto de decoração. © iStockphoto.com/lueda


    A solução para a falta de espaço neste apartamento de cozinha integrada foi assumir a geladeira como objeto de decoração. Ela fica no meio entre a sala de jantar e a cozinha, harmonizando a divisão imaginária entre os dois ambientes.  

  • Home office e quarto de hóspede

    Home office e quarto de hóspede. © Divulgação D81


    A proposta de ambiente tipo 2 em 1 é sempre bem-vinda ao se decorar de apartamentos  pequenos. Neste projeto da empresa D81, o ambiente de 9m2 cumpre duas funções: dormitório de hóspedes e home office.

    "O espaço pequeno e de circulação central nos induziu a distribuir o layout ao longo das duas paredes laterais. Do lado esquerdo, a bancada de trabalho feita em marcenaria sob medida e, do lado direito, posicionamos a cama box de solteiro com bicama, sendo a tapeçaria feita de forma a parecer um sofá", contam as arquitetas Fernanda Vitale e Giuliana Sammarone.

  • Cozinha com mais espaço

    Cozinha apertada ganha armários ao redor. © iStockphoto.com/JR-stock


    Uma cozinha estreita  pode ficar aconchegante e funcional, e até mais ampla, ao ser decorada em tons de branco e chão em modelo xadrez. Com pouco espaço para movimentação, a alternativa para a decoração foi criar muitos armários e prateleiras embutidas nas paredes. 

  • Espaço sob a cama

    Quarto pequeno ganha caixas decorativas. © iStockphoto.com/KatarzynaBialasiewicz


    Caixotes de feira pintados tornam-se  uma ótima opção para guardar objetos em um quarto com pouco espaço. Como mostra este projeto de decoração de apartamento pequeno.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto