Saiba como limpar o sofá e tirar manchas

A redação

Por Raphaela Ribas

Conheça algumas dicas para limpar o sofá de acordo com o material e os cuidados para casas com pets e crianças

Aprenda a limpar o sofá. © iStockphoto.com/mihalis_a


Uma das cenas mais comuns e diárias é chegar em casa, se jogar no sofá e ver o novelão ou ficar fuçando o celular. Só que enquanto você acompanha atentamente os desfechos de mocinhos e vilões, ou se verifica das atualizações alheias, é pé sujo para cá e para lá em cima do sofá, migalha de comida que cai. Fora que quando se tem crianças, volte e meia rola um rabisco ou chicletes grudado sem querer. Apesar de não ser tão habitual, a limpeza do sofá deve ser levada a sério.

Para saber como limpar, sem neuras, a proprietária da Natureza & Limpeza Ana Paula Barcena dá algumas dicas importantes.  Ela explica que a forma de limpar o sofá vai variar conforme o estofado:

  • Couro ecológico: deve-se usar um paninho limpo e úmido (quase seco);
  • Linho: não se deve usar produtos químicos, porque mancham com facilidade, então a dica é usar um aspirador para limpar o sofá;
  • Couro: deve-se também usar um paninho úmido e é bom aplicar hidratante de pele para evitar rachaduras e ressecamento.

“O linho suede  é o  tecido  que  esta  em  alta. Existem  no  mercado  vários  modelos:  sued  animale,  sued  amassado,  sued  liso,  entre  outros. Eles são fáceis de fazer manutenção  diária”, conta.
 

LEIA TAMBÉM

Redecorando a casa: vejas dicas para mudar a decoração sem gastar muito

Faça você mesmo: aprenda a fazer uma caixa organizadora
 

Manchas e pets

Agora, se não for apenas para manutenção e tiver que tirar alguma mancha, a orientação é outra. Esqueça as misturinhas famosas que levam bicarbonato, vinagre e álcool. “Vão se tornar um pesadelo, pois, além de não limpar, tem o risco de manchar e o cheiro do vinagre impregnar no tecido”.

Caso seja um chiclete grudado, por exemplo, deve-se apenas colocar uma pedra de gelo sobre a goma até ele endurecer. Depois, remova-o com espátula (com cuidado, claro).

Para tirar manchas de vinho ou café, a dica é passar delicadamente, também, gelo até clarear (cuidado para não espalhar a mancha) e em seguida aplicar detergente neutro, escovar com uma escovinha de dente macia e limpar  com pano limpo.

Para casas com crianças e pets, ela recomenda a lavagem e impermeabilização uma vez ao ano, do  tecido. “A impermeabilização do sofá é indicada para proteger o tecido, pois toda sujeira não fica no tecido e, sim, no impermeabilizante. Lembre-se sempre de certificar se existe selo verde nos produtos e que não seja inflamável. O ideal são os produtos ecológicos, pois, além de proteger o meio ambiente, também cuidam da saúde de todos da casa, inclusive dos pets”, afirma Ana Paula.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto