Truques caseiros para acabar com as formigas

Carolina Ferreira

Aquelas receitinhas que passam de geração em geração são eficazes para afastar a formiga

A praga invade cozinhas, especialmente no verão. © iStockphoto.com/JenniMaijaHelena


Nos dias mais quentes, as formigas reaparecem com força total, especialmente nas  cozinhas, parque de diversões para os insetos. Mas, antes de pensar em comprar um formicida, vale testar algumas receitas caseiras para acabar com as formigas. Até porque apesar de os inseticidas serem eficientes,  acarretam prejuízos ao meio ambiente e à saúde.

"Apesar da lenda de que as formigas são do bem, na verdade são péssimas companhias, pois circulam por toda parte locais contaminados, lixo, esgotos e matérias em decomposição, que podem contaminar os nossos alimentos e comprometer a nossa saúde", lembra a personal organizer Valéria Canellas. 

Então, o melhor a fazer é nos mantermos afastados delas, eliminá-las e evitar que voltem. Primeiro passo é seguir o trajeto das formigas para encontrar a porta de entrada delas na sua casa, assim o ataque fica mais simples e eficaz.

Outro dica importante é que a casa deve estar sempre limpa. Atenção às migalhas e restos de alimentos que podem estar em qualquer local utilizado para refeições. Varra o chão, lave a louça, limpe a bancada da cozinha e mantenha as latas de lixo tampadas. 

Receitas caseiras

Valéria dá algumas dicas e receitas para acabar com as formigas:

1. Armadilha com ácido bórico. Junte 1 xícara de açúcar, 3 colheres de sopa de ácido bórico (vende na farmácia) e 3 copos de água quente. Misture bem até dissolver tudo. Distribua essa mistura em potes plásticos, rasos, com tampa. Faça furos na tampa e coloque as armadilhas em locais próximos ao caminho de entrada das formigas, e alguns pontos da trilha que elas percorrem. Atraídas pelo cheiro doce, as formigas vão atacar a mistura e levá-la para o formigueiro. Atenção: Esta armadilha deve ser mantida longe do alcance de crianças e animais domésticos.

2. Armadilha com bicarbonato de sódio. Uma mistura de açúcar e bicarbonato de sódio em partes iguais também é uma excelente armadilha que faz com que as formigas se tornem mais vulneráveis no ambiente caseiro, pois o bicarbonato neutraliza o  ambiente ácido em que elas vivem e é o que as protege de predadores. E assim, formamos uma cadeia de aliados contra elas!  Espalhe pequenos potes (rasos) plásticos com a mistura em pontos estratégicos da trilha das formigas, que elas mesmas se encarregam de fazer o resto!

Truques para manter as formigas longe

  1. Cravo-da-índia: os óleos essenciais encontrados nele espantam as formigas sem matá-las.  Mantenha pequenas porções de cravo-da-índia em potes abertos ou saquinhos de tule, num cantinho dos ambientes. Mas, tem que trocar a cada duas semanas para manter o odor e garantir a eficácia. 
  2. Cascas de limão ou laranja: coloque um pedaço da casca de um limão ou laranja dentro do açucareiro. 
  3. Vaselina: aplique uma pequena quantidade nas bordas dos recipientes com alimentos que ficam fora da geladeira, como as fruteiras e nos potes de água e comida do seu pet e mantenha-as longe deles.
  4. Óleo de hortelã-pimenta: borrife em volta da pia, no caminho das formigas e nos contornos internos de portas e janelas.  As formigas detestam o odor do óleo e evitam o ambiente.

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto