Dicas para montar uma árvore de Natal perfeita

Carolina Ferreira

Arquiteta e decoradora explicam como escolher e montar o símbolo máximo do Natal sem erros

Montar a árvore de Natal é algo trabalhoso, mas divertido. © Istock/Choreograph


Montar a árvore da Natal perfeita é algo que poucos conseguem. Depois de horas armando, podem aparecer buracos negros na iluminação ou um lado ficar mais decorado do que o outro lado. Mas, com algumas dicas é possível decorar uma árvore linda e impressionar seus convidados.

Escolhendo a árvore de Natal

O primeiro passo é escolher se sua árvore será natural ou artificial. Para a arquiteta Cris Paula, do Studio Cris Paola, o mais legal é ter uma árvore de Natal artificial, pois com ela é possível compor vários espaços da casa com ela, por ser leve e desmontável.

"Outro ponto a considerar é que ela pode durar muitos anos, assim você modifica apenas os objetos de decoração. É possível achar muitas árvores artificiais em diversas cores e acabamentos, além dos tamanhos, que pode variar de acordo com o seu espaço, tamanho da família e inspiração", considera ela. 

No caso das árvores naturais, Cris lembra que são fáceis de achar durante o período natalino e o pinheiro natural traz um pouco da natureza para dentro da casa. No entanto, exige maior cuidado e manutenção, é preciso prestar atenção até no seu posicionamento, pois o clima quente pode prejudicar e secar sua árvore. Ela lembra que a durabilidade de um pinheiro natural é curta e precisará ser substituído para o próximo Natal.
 

LEIA TAMBÉM

Dicas práticas para arrasar na decoração de Natal

Decoração da mesa de Natal: veja 20 fotos para se inspirar
 

A decoradora Cecília Dale tem por princípio nunca usar pinheiros naturais, por "motivos ecológicos e estéticos". Ela lembra que hoje existem cópias perfeitas e lindas de pinheiros canadenses, belgas e californianos, com a vantagem que é possível ajustar os galhos na posição desejada, além de suportar melhor os enfeites.

"Quando bem cuidada, a árvore artificial pode durar 20 anos ou mais", explica a decoradora.

Antes de escolher a árvore, é necessário levar em consideração o espaço no qual você pretende colocá-la. Cecilia explica que medir a altura do teto e o diâmetro do local é fundamental: primeiro o pé direito, já que a árvore não pode ter contato com o teto, porque parece que está grande demais para o local.

"O ideal é deixar 20cm entre o topo da árvore e o teto, para completar com o enfeite (estrela, laço etc.)", afirma.

A árvore slim funciona para quem tem pouco espaço. © Reprodução/Pinterest

Tipos de árvore

Segundo Cecilia Dale, há dois tipos de árvores de Natal:

Full: ideal para salas amplas e com pé direito alto, já que enchem o ambiente. Quando a sala é grande, as árvores mais apropriadas são as de desenho tradicional, com a base bem larga.

Slim: funciona muito bem para quem quer uma árvore tradicional, mas tem pouco espaço, já que possui uma base mais magra, mas bem cheia de galhos, imitando um pinheiro canadense. Ocupa menos espaço e fica bem recheada gastando menos enfeites. Outra opção é a árvore full menor, que pode ser montada sobre uma mesinha ou aparador para compensar a altura.

Forrar o chão é necessário?

Cecilia diz que, antes, o forro no chão era utilizado para armazenar árvores naturais, já que as folhas secavam e caíam. Agora usa-se saia da árvore: ela é utilizada para dar um acabamento à árvore, tampar o , que normalmente não é bonito.

"Esse método é geralmente utilizado nas menores, quando usadas em cima de mesas ou aparadores, mas se a árvore for grande e houver presentes embaixo, não é necessário", lembra ela.

Segundo a decoradora, é possível fazer de várias maneiras: a saia de tecido, propriamente dita, que existe em vários tecidos ou com festão enrolado, que proporciona um acabamento com folhagens.

"Há, ainda, pés de árvores já em forma de presentes e Papai Noel (funciona como se fosse um vaso, no qual você encaixa o tronco central dentro)", diz ela.
 

A árvore deve ser decorada com atenção e cuidado. © Reprodução/Pinterest

Dicas para arrasar na decoração da árvore de Natal

A arquiteta Cris Paula, do Studio Cris Paola, dá dicas certeiras para  montar uma árvore de Natal equilibrada.

  1. Abra e desamasse os ramos e galhos da árvore.
  2. Coloque o pisca-pisca. Para evitar buracos negros observe sua árvore de longe, reorganize a distribuição das luzes e ilumine esses espaços escuros.
  3. Se for utilizar piscas-piscas brancos e coloridos em conjunto, coloque as luzes brancas no interior da árvore, e as coloridas nas pontas exteriores dos ramos.
  4. Depois coloque os objetos grandes primeiro e vá preenchendo os espaços vazios com menores. 
  5. Se a árvore de Natal está no canto, concentre a iluminação e todos os objetos na parte visível da árvore.
  6. Durante a montagem se afaste da árvore várias vezes para avaliar a distribuição dos objetos e luzes.
  7. Se quiser, opte por um tema: bombons, Papai Noel, neve, bolinhas. "O mais importante é ter sua personalidade, assim não tem erro!", diz a arquiteta
  8. Se você não gosta da árvore de Natal, construa uma com fita adesiva na parede e inove a decoração com fitinhas e bolinhas coloridas.  Pense também em alguma decoração para o resto da casa: mantas, Papai Noel, guirlanda, vaso com bolinha coloridas. O importante é entrar no clima!

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto