Decoração de cozinha: 20 ideias para inspirar

Carolina Ferreira
  • O ambiente agora é a nova sala de estar e deve estar pronta para receber amigos, priorizando sempre bons materiais e a praticidade 

    Preto e branco: combinação clássica. © Cécile Debise/A Revista da Mulher


    A cozinha se tornou a nova sala de estar. Agora é um lugar para receber os amigos e virou sinônimo de diversão, especialmente por conta da integração com os outros ambientes. Seja no estilo contemporâneo, escandinavo, industrial ou clássico, o importante é que o ambiente "converse" com o restante da casa. 

    "Na cozinha, é importante ressaltar que os materiais sejam resistentes, específicos para áreas molháveis e que tenham alta qualidade e durabilidade. Investir em bons revestimentos, impedem que acidentes possam manchar o piso, paredes e as bancadas em áreas molháveis e com altas temperaturas", afirmam as arquitetas Flaviane Pereira e Márcia Coimbra, do escritório Ágille Arquitetura.

    Um conselho das arquitetas é: não se apegue a modismos na hora de planejar a sua cozinha. O importante é personalizar e deixar tudo com as suas características e hábitos pessoais.
     

    LEIA TAMBÉM

    Cozinhas americanas planejadas: união de praticidade e estética

    Top 15 de lojas de decoração online
     

    "Atualmente, estamos voltados a tudo que é mais natural, real e palpável. O estilo de vida que levamos nos direciona a ter um lar mais pessoal e aconchegante, na cozinha não é diferente, por isso o uso de acabamentos mais crus como o cimento ou cerâmicas artesanais está em alta", afirmam.

    A arquiteta Bianca da Hora também identifica que cinzas e brancos quanto os coloridos estão na moda na decoração das cozinhas. "O importante é criar um ambiente aconchegante, com o perfil do morador e com bastante praticidade", considera.

    Confira na galeria algumas cozinhas e inspire-se.

  • Ousadia na decoração

    Objetos vermelhos dão o tom. © Cécile Debise/A Revista da Mulher

    Os toques de vermelho surgem fortemente nesta decoração neutra vestida de cinza e branco. Objetos como a torradeira, a cesta de frutas e a luminária na tonalidade deixam o ambiente mais vivo.

  • Um toque industrial

    Cozinha é separada da sala. © Elodie Rothan

    A cozinha isolada da sala de estar graças à divisória de metal. As lâmpadas suspensas apresentam um toque industrial para o apartamento moderno, assim como a parede branca de azulejos.

  • Divisória com vidro

    Cozinha quase toda integrada. © Cécile Debise/A Revista da Mulher

    A bancada da cozinha cria uma continuidade com a sala de jantar. As divisórias de vidro isolam o espaço reservado para refeições no salão e na sala de estar.

  • Mais vidro

    Vidro para tornar a cozinha mais amigável. © Cécile Debise/A Revista da Mulher

    Outro exemplo que janela de vidro faz a ligação entre a cozinha e a sala de jantar. O designer de interiores fez isto para tornar a cozinha desta enorme casa mais amigável e calorosa.

  • Espaço moderno

    Cozinha prática e integrada. © Cécile Debise/A Revista da Mulher

    A cozinha em forma de U tem fachadas de madeira clara, se encaixa bem neste espaço pintado de azul pastel. 

  • Se verde está assim

    Verde traz luz ao ambiente. © Elodie Rothan

    Os lustres e as cadeiras verdes podem aparecer um pouco destoante nesta cozinha bastante clássica. No entanto, os itens revitalizam e modernizam o ambiente.

  • Alegria na cozinha

    O armário amarelo foge da regra. © Elodie Rothan

    Verde e amarelo, sim! O mobiliário amarelo combinado com o revestimento verde deixa esta cozinha com um ar tropical. Para quebrar um colorido, elementos sóbrios como o fogão preto.

  • Trabalhando com cores complementares

    Combinação pouco usual. © Cecilie Debise/Revista da Mulher

    Se em uma cozinha predominantemente azul, muitas vezes optamos por cores neutras ou quentes, também pode-se apostar em uma cor complementar como um amarelo. A ideia é finalizar a decoração com preto e madeira.

  • Preto e integrado

    Preto e madeira se misturam bem. © Elodie Rothan

    Aberta ao resto da sala de estar, esta pequena cozinha tem um estilo sóbrio e elegante. O armário preto - tanto inferior como superior - tem diversos espaços de armazenamento.  A madeira dá o tom quente necessário.

  • Está claro?

    Móveis azuis saem e voltam à moda. © Elodie Rothan

    O azul claro não é apenas para banheiros. Nesta cozinha, a bancada e paredes brancas complementam bem esta cozinha com móveis azuis. O janelão traz ainda mais claridade.

  • Estilo escandinavo

    Cores neutras na cozinha. © Elodie Rothan

    Os eletros de aço inox combinam com a ilha cinza de concreto. Já a marcenaria branca "segura" uma bancada de madeira. No mesmo espírito, duas prateleiras de madeira foram instaladas para se destacar das paredes brancas enquanto o chão é coberto com um piso de madeira envelhecido. 

  • Laca nos armários

    Outra cozinha no estilo escandinavo. © Cécile Debise/A Revista da Mulher

    Integrada com a sala de jantar e a de estar, este cozinha branca tem toques de azul pastel. O mobiliário de cozinha com laca transmite uma atmosfera muito moderna.

  • Forma de um "L"

    Bastante espaço para cozinhar. © Elodie Rothan

    Esta cozinha em forma de L é muito espaçosa e a bancada atravessa todo espaço. Apesar da madeira com aparência crua, a sala permanece brilhante graças às paredes e ao balcão branco.

  • Todos os cantinhos

    Cozinha chique e elegante. © Elodie Rothan

    A cozinha embutida com madeira clara foi desenvolvida para aproveitar todos os espaços. A separação foi feita em madeira natural em um tom mais suave e os vidros ampliam a sala. O espírito da natureza é reforçado pela mesa branca, apoiada por pés em madeira flutuante

  • Branco e madeira

    Ambientes bem juntinhos. © Cécile Debise/A Revista da Mulher

    Outro exemplo de cozinha integrada com a sala. O móvel claro se mistura perfeitamente com a mesa de jantar moderna e redonda. O buffet em madeira dá o toque final.

  • Nórdico dá as caras

    Branco com madeira é uma mistura que dá certo. © Elodie Rothan

    O mobiliário branco contemporâneo e elementos de aço inox se misturam com a mesa de madeira leve e cadeiras de PVC branco com pernas de madeira. Uma decoração nórdica típica do estilo escandinavo.

  • Industrial presente

    Armário tem ripas de madeira. © Elodie Rothan

    A cozinha aberta com uma ilha tem estilo único. Seu estilo, um toque industrial graças ao forno e geladeira de aço inox, é modernizado pelo branco do resto do mobiliário. 

  • Pedras expostas

    Toques do estilo escandinavo. © Elodie Rothan

    Um pequeno banquinho em madeira cru, tábuas de corte ou utensílios de madeira aquecem a atmosfera com vigas antigas e pedras expostas da sala. 

  • Modernidade em preto

    Pequena grande cozinha. © Elodie Rothan

    A mobília de cozinha preta se mistura com uma bancada em madeira clara. O piso de madeira natural e a mesa retangular de jantar dão um toque clássico.

  • A cozinha é um jogo

    Preto e branco no chão. © Cécile Debise/A Revista da Mulher
    +-

    A cozinha contemporânea tem um aspecto ligeiramente retrô. Destaque para o chão do tabuleiro de xadrez que serve como uma borda para a sala sem fechar os volumes.

Leia também:

Anúncio google

1 comentário

Para quem quer quadrinho bordado a mão. www.pretabranca.com.br