Saiba como reorganizar toda a casa para começar bem 2018

Carolina Ferreira

Personal organizer ensina a como deixar tudo em ordem em casa para a vida ficar mais tranquila no próximo ano

Descarte roupas e objetos que não usa mais. © iStockphoto.com/Tinatin1


Começar o ano com a casa organizada é uma inspiração para o ano inteiro.  Aproveite este período para tentar colocar tudo em ordem para chegar em 2018 com a vida mais organizada. 

A personal organizer Valéria Canella dá algumas dicas para deixar tudo no seu lugar. Segundo ela, a primeira e principal regra de organização para começar o novo ano com uma casa funcional é o descarte. Manter apenas o que têm utilidade e é utilizado regular ou esporadicamente, e descartar os objetos que, por um motivo ou por outro, nunca têm serventia. 

"Analise direitinho e aproveite o Natal para doar tudo o que está em bom estado e não tenha (mais) utilidade para você. Já o que estiver quebrado, com defeito ou que precise de reparos e você queira manter, providencie logo o conserto e coloque em uso. E o que não tem mais conserto, jogue no lixo."

Essa regra deve ser aplicada em todos os cômodos da casa:

  • No closet ou guarda-roupas: veja as roupas que não usa há muito tempo, as que saíram de moda e coloque para doação. Sapatos podem ser colocados em caixas organizadoras.
  • Na cozinha: descarte alimentos fora da validade, comidas congeladas há muito tempo e sobras de refeições guardadas em potinhos.
  • No banheiro: jogue fora produtos de beleza fora da validade, embalagens vazias e produtos que você não usa mais
  • No quarto das crianças: separe os brinquedos e envie os com que o pequeno não brinca mais para doação. Há diversas campanhas e muitos orfanatos que precisam destas doações neste período. Os que sobrarem, separe por tipo e ponha em caixas organizadoras identificada com etiquetas. 

Também é o momento de rever os arquivos de contas, pagamentos e recibos, lembra a personal.  

"Em breve, você vai precisar preparar o Imposto de Renda e, além disso, tem muito papel que merece atenção: contas pagas, como luz, gás, telefone podem ser descartadas a cada cinco anos, ou anualmente após o recebimento do documento de quitação emitido pelas empresas prestadoras no mês de maio".
 

LEIA TAMBÉM

10 maneiras incríveis para organizar os sapatos
 

Hora da limpeza

Higienizar aqueles itens que não limpamos sempre também é importante para chegar o ano com uma casa arrumada, afirma Valéria. Lave as cortinas,  higienize tapetes e estofados, descongele a geladeira, faça impermeabilização do sofá, limpe os ventiladores e ar-condicionados, tire o pó da mobília..... E, se possível, mude os móveis de de lugar. 

"Assim a casa está nova e preparada para você começar um ano diferente", considera. Valéria lembra que o mais importante para manter a organização é criar o hábito de organizar e rever a organização. E esta pode ser sua primeira resolução do Ano Novo.

"Crie um lugar para cada coisa e guarde cada coisa em seu lugar.  Sempre. Habitue-se. Assim nunca mais será necessária uma grande organização", considera ela. 

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto