Couve ajuda a perder peso e tem mais vitamina C do que laranja

Jessica Krieger
Conheça os benefícios deste vegetal versátil e rico em nutrientes

A couve virou aliada da dieta e pode ser usada em sucos, sopas ou saladas.


Quem diria: aquela couve que dá água na boca como acompanhamento da feijoada vem sendo considerada uma poderosa aliada de quem faz dieta. Com poucas calorias e carboidratos, esta verdura de textura e sabor inconfundível apresenta nutrientes indispensáveis para a manutenção da saúde. 

É rica em fibras que dão aquela sensação de saciedade, contribuindo de forma para lá de efetiva para quem quer perder peso. “Você pode incluir a couve em suas refeições para aumentar a quantidade de comida sem acrescentar muitas calorias. É um alimento versátil podendo ser utilizado em sucos, sopas ou saladas”, diz a nutricionista Márcia Loureiro. 

E esse não é o único benefício desse alimento: a couve possui nutrientes como cálcio, ferro e magnésio, que são vitais para os ossos, prevenção de anemia e bom funcionamento dos neurotransmissores, respectivamente. Também apresenta luteína, um antioxidante que evita a perda da visão, o que eventualmente acontece com o avanço da idade. Ainda possui enxofre, elemento que faz um bem danado para cabelos, unha e pele. 


A nutricionista explica, ainda, que a couve possui mais vitamina C do que as laranjas. A vitamina C é um dos melhores antioxidantes que existe e reduz os radicais livres – um dos principais causadores do envelhecimento. “A couve possui, ainda nutrientes que estimulam o surgimento de novas células cerebrais, mantendo o cérebro sempre saudável e jovem e evitando as doenças da idade relacionadas a este órgão”, completa a nutricionista, ressaltando que a couve roxa tem quantidades ainda maiores destes nutrientes que favorecem a saúde mental.  

Para aproveitar os benefícios da couve, o ideal é consumi-la crua ou cozida a vapor, já que esta verdura exposta ao calor pode perder suas propriedades nutricionais e, especialmente, a vitamina C. A dica é preparar um suco natural com couve, misturado com maçã e suco de laranja. Importante não coar para aproveitar todos os nutrientes e também as fibras.
 
A nutricionista lembra que, apesar de todos os benefícios, a couve possui uma substância chamada glicosinolato, que inibe a absorção de iodo pelo corpo (essencial para a tireoide). “Portanto, pessoas com hipotireoidismo não devem consumir a couve crua diariamente”, finaliza. 

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto