Cúrcuma: coringa na culinária e emagrecedor natural

Fernanda Lima
Além de dar cor às preparações culinárias, a cúrcuma tem propriedades termogênicas e anti-inflamatórias, contribuindo para a perda de gordura corporal.

O consumo recomendado de açafrão é de 1/2 colher de café por dia.


Esse ingrediente atende por quatro nomes: açafrão-da-terra, açafrão-da-índia, cúrcuma ou gengibre amarelo. Indiferente do termo utilizado, os benefícios da planta são inúmeros e não se restringem apenas à sua cor amarelada que dá vida aos alimentos. 

Segundo Thaianna Velasco, nutricionista funcional da Clínica Helena Costa (RJ), a cúrcuma é o maior e melhor anti-inflamatório natural que existe. “Age também como poderoso antifúngico, anticancerígeno, antibiótico, antiviral, antioxidante, antiespasmódico e estimulante.”

Além disso, explica a nutricionista, o açafrão possui atividade imunomoduladora, ou seja, modula o sistema imunológico, melhorando assim o mecanismo de defesa. Também age no metabolismo dos lipídios e glicídios, auxiliando na regulação da dislipidemia (níveis altos de gordura no sangue) e do diabetes.

A cor intensa da cúrcuma também vale ouro: estudos mostraram sua eficácia no combate ao câncer. O Centro Médico da Universidade de Maryland destacou que os antioxidantes presentes nesse ingrediente combatem radicais livres causadores da doença, reduzindo ou prevenindo os danos que eles podem causar ao organismo. 

Um estudo recente publicado na revista Stem Cell Research & Therapy, provou que o condimento é igualmente benéfico para o cérebro. A pesquisa mostra que o açafrão pode ajudar a reparar o órgão após uma lesão, além de auxiliar no tratamento de doenças neurodegenerativas. 

Cúrcuma, uma aliada no emagrecimento

Por ser termogênico, assim como a pimenta, o gengibre e a cafeína, o açafrão-da-terra acelera o metabolismo e contribui para a perda de peso. Mas não só: graças às suas propriedades anti-inflamatórias, o condimento também ajuda no combate à obesidade.

A partir do momento em que o organismo começa a desinflamar com o a ajuda de alimentos como a cúrcuma, é mais fácil de combater o ganho de peso.

Cúrcuma em receitas 

As maiores características da cúrcuma, que pode ser usada em inúmeras receitas, são seu poder colorante e o sabor semi-doce que confere às preparações. 

A nutricionista sugere seu uso em pratos à base de arroz, como paellas e risotos. Carnes, peixes, frutos do mar, aves, guisados, saladas, caldos, sopas, molhos, recheios e massas também combinam com esse tempero. Já a raiz inteira pode ser cortada em rodelas e usada em sucos, ralado na salada ou na preparação de outros pratos

Uma combinação que deve ser evitada, é da pimenta do reino com o açafrão-da-terra. A pimenta pode aumentar a absorção da cúrcuma em até 2000%, por isso, a nutricionista recomenta cuidado ao usar esses dois ingredientes. 

Outra forma de consumir a planta é através de chás. Veja abaixo a receita da nutricionista:

Chá de cúrcuma

Ingredientes
1 litro de água
1 g (meia colher de café) de açafrão-da-índia

Modo de preparo
Leve ao fogo a água com apenas 1g de açafrão-da-índia e deixe ferver por 5 minutos. Após este período, desligue o fogo, abafe o recipiente e aguarde o chá amornar. Quando atingir a temperatura ideal para consumo, é hora de bebê-lo. O chá pode ser consumido até duas vezes por dia.

Por fim, a nutricionista recomenda o consumo máximo de 1g de cúrcuma por dia: isso equivale a 1/2 colher de café do tempero. Além disso, gestantes, quem está amamentando ou crianças menores que 4 anos de idade não devem consumir o tempero.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

1 comentário

Adorei a dica do açafrão. Muito legal, vou fazer essa receita.