Conheça 8 benefícios do abacaxi para a sua saúde

Etiene Resende
Descubra como o abacaxi pode ajudar a manter a sua saúde em dia e inclua esta deliciosa fruta de uma vez por todas em sua alimentação

São vários os benefício do abacaxi para a saúde.


O abacaxi está entre as frutas mais consumidas no Brasil, principalmente pelo seu sabor único e acidez que agrada os paladares. Fruta cítrica e suculenta, ela faz parte da família Bromeliaceae e pode ser consumida crua, em sucos, vitaminas ou mesmo em pratos preparados. 

Segundo a nutricionista Alessandra Fernandes, além de muito saboroso, a fruta traz muitos benefícios para a saúde. "O abacaxi é uma excelente fonte de vitamina C,  fibras alimentares e antioxidantes, o que contribui bastante para o bom funcionamento do corpo", afirma.

Outra vantagem da fruta é fornecer ao corpo carboidratos e grande quantidade vitaminas A, B, C, Zinco, Magnésio, Fósforo, Cálcio, Ferro e sódio. Para quem se preocupa com a balança, mais uma excelente notícia: são apenas 50 calorias em cada 100 gramas da fruta. Veja agora outros motivos para incluir o abacaxi na sua alimentação.

Benefícios do abacaxi

Melhora a digestão – o fato de ser rico em vitamina C faz do abacaxi um grande aliado da digestão, ao ajudar na produção de sucos digestivos. Além disso, ele possui a bromelaína, que é um tipo de enzima que ajuda a quebrar as partículas de proteína, sendo conhecida também como um agente de neutralização que reduz a acidez no estômago.

Previne resfriado, tosse e gripe – Também pela quantidade de vitamina C, o abacaxi ajuda a prevenir gripes e resfriados, enquanto a bromelina, presente na fruta, contribui para acabar com a tosse. Especialistas afirmam que até mesmo bronquite e asma podem ser prevenidas, pelo fato da fruta promover o afinamento do muco e desobstruir os brônquios

Fortalece os ossos – O magnésio presente no abacaxi ajuda no fortalecimento dos ossos e tecidos conjuntivos, enquanto a vitamina C auxilia na prevenção de várias doenças dos ossos e tem propriedades anti-inflamatórias. Já o cálcio, que também está presente na fruta, juntamente com a tiamina e biotina, trabalham para tornar os ossos mais fortes.

Bom para o coração – Há uma indicação médica para que pacientes de doenças cardíacas, pelo fato de que a bromelaína é uma enzima que ajuda a diminuir a viscosidade do sangue, facilitando a circulação por todo o corpo e reduzindo o risco de ataques cardíacos. Já o cobre desempenha um papel importante na síntese de células vermelhas do sangue, enquanto o potássio contribui para o controle da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Protege os olhos – Por conter betacaroteno, o consumo regular de abacaxi ajuda a proteger as retinas dos olhos. Diversos estudos feitos já mostraram que incluir a fruta em sua alimentação contribui para a redução significativa do risco de degeneração macular causada pelo avanço da idade.

Protege a pele – As propriedades anti-inflamatórias do abacaxi contribuem para evitar o surgimento de doenças de pele, principalmente da acne, rosácea, dermatite, eczema, psoríase. 

Previne contra a artrite e dores nas articulações – Esta é mais uma das funções da bromelina, que está presente no abacaxi e que ajuda na prevenção da artrite e das dores nas articulações por meio de suas propriedades anti-inflamatórias.

Aumenta a imunidade – Não é novidade dizer que todas as vitaminas do abacaxi ajudam a aumentar a imunidade do corpo, principalmente no caso da vitamina C, agindo na prevenção de várias doenças microbianas. Alguns estudos já ligaram as propriedades antioxidantes da fruta na proteção do corpo contra o câncer do pulmão e oral.

É importante lembrar que a simples ingestão do abacaxi não é capaz de curar nenhuma doença, tendo um papel importante ao ajudar a prevenir ou complementar os tratamentos. A recomendação é de que um médico seja consultado no caso do aparecimento de qualquer sintoma.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto