Ceia saudável: veja dicas e receitas para preservar a saúde nas festas de final de ano

Etiene Resende
  • Descubra como passar este período de festas com muita fartura, mas cuidando bem da sua alimentação preparando ceias mais saudáveis

    As ceias de Natal e Ano Novo podem ser bem mais saudáveis com estas dicas.


    É normal no final do ano que as pessoas exagerem na alimentação, seja por considerar um momento adequado para isso – afinal, só acontece uma vez por ano – seja pelo cardápio especial que é preparado em todas as festas que participam.

    Muitas vezes o problema nem está no quanto comemos, mas no tipo de alimento que ingerimos em cada ceia de fim de ano. São geralmente comidas mais pesadas, muitas vezes gordurosas.

    Para quem pensa que as ceias de fim de ano são sinônimo de comidas pouco saudáveis, a nutricionista do Hospital Bandeirantes, Patrícia Ramos, prova o contrário. Confira a seguir as dicas da especialista para não extrapolar nas festas e suas receitas saudáveis para a ceia de fim de ano.

    Dicas para ceias de final de ano mais saudáveis

    • Não fique muito tempo sem se alimentar antes da ceia. Consuma frutas e dê preferência para as menos calóricas e ricas em água como melancia, melão e kiwi. Dessa forma, você terá menos fome na hora da ceia, portanto irá comer menos;
    • Ao invés dos canapés e patês, prefira palitos de legumes;
    • Evite a mesa de frios com diversos tipos de embutidos e queijos amarelos;
    • Prefira o peito de peru, chester ou peixes em substituição ao pernil, leitão e tender;
    • Atenção para as castanhas, nozes, amêndoas, avelã, pistache, amendoins e frutas secas! Eles são saudáveis em pouca quantidade, em excesso são muito calóricos; 
    • Troque as frutas cristalizadas pelas secas, como damascos, ameixas, uva, banana passa;
    • Cuidado com a bebida alcoólica. Se consumir, alimente-se antes e intercale a bebida alcoólica com água. Os espumantes e vinhos secos são menos calóricos. Mas não abuse: consuma uma a duas taças;
    •  Prefiras os panetones com recheio de frutas cristalizadas e passas ao invés de chocolates ou trufados;
    • Na hora da sobremesa, evite pratos à base de ovo cru ou qualquer ingrediente cru (como o mousse), pois eles são mais propensos a causar uma intoxicação alimentar.

    Copyrigth foto: iStock
  • Salada Mix de Folhas Verdes com Frutas

    Salada Mix de Folhas Verdes com Frutas.


    Para a entrada, a dica da nutricionista é optar por uma salada saborosa e muito saudável, que conta com ingredientes que não pesam no bolso nem no estômago.


    Copyright foto: Divulgação
  • Salpicão de Frango com Iogurte

    Salpicão de frango com iogurte.


    Outra opção saudável para ser servida nas ceias de final de ano é o salpicão, que leva frango e iogurte. Ele é muito saudável e com certeza vai agradar a todos.


    Copyright foto: iStock
  • Ave com Uvas Verdes

    Ave com Uvas Verdes.


    Esta é a melhor opção para quem não abre mão de comer o tradicional e principal prato das ceias de final de ano, mas não quer ganhar peso ou prejudicar a saúde.


    Copyright foto: iStock
  • Farofa Mista de Quinoa

    Farofa Mista de Quinoa.


    Os acompanhamentos do prato principal também merecem atenção quando se fala em preparar um cardápio saudável para o final de ano. A farofa mista de quinoa é uma excelente opção, além de ser deliciosa.


    Copyright foto: iStock
  • Arroz Integral Natalino

    Arroz Integral Natalino.


    Um famoso Arroz Natalino não poderia ficar de fora, mas utilizar os grãos integrais pode fazer toda a diferença. É possível preparar esta receita de maneira bem mais saudável e ainda sim deliciosa.


    Copyright foto: iStock
  • Sorbet de Banana com Castanha

    Sorbet de Banana com Castanha


    A sobremesa geralmente é onde as pessoas mais exageram, principalmente pelo fato de que neste período do ano são inúmeras as opções e todas deliciosas. Aprenda a fazer um Sorbet de Banana com Castanha muito mais saudável.


    Copyright foto: Divulgação
  • Pudim de tapioca light com calda de abacaxi

    Pudim de tapioca light com calda de abacaxi.


    Outra opção de sobremesa para as ceias de final de ano que também ajuda muito a manter a boa forma e a saúde é o Pudim de Tapioca Light com Calda de Abacaxi. Todos vão se surpreender com o sabor.


    Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto