Para emagrecer é preciso beber água

Ana Paula Cardoso
Saiba por que beber água emagrece e use a hidratação como aliada das dietas

Estudos comprovam que beber água emagrece.


Quem algum dia já fez dieta para emagrecer certamente escutou a clássica recomendação: ‘beba bastante água’. Recente estudo da universidade alemã Charité de Berlim provou que beber água emagrece quando se está de dieta para redução de peso.

A pesquisa foi aplicada em cerca de 5 mil pessoas que se alimentavam da mesma forma e faziam os mesmos exercícios. O grupo foi dividido e uma das partes bebia um litro a mais de água por dia. O resultado mostrou que quem bebeu mais água perdeu mais peso, e em menor tempo que os demais.

“Além da sensação de saciedade, beber água emagrece porque ajuda o organismo a processar as fibras ingeridas na alimentação. Com as funções do intestino equilibradas, o corpo elimina os resíduos e toxinas mais facilmente’, explica a nutricionista Bia Rique.

Sem contar que é preciso movimentar o corpo para queimar calorias. E durante a prática de exercícios, há perdas significativas de líquidos e minerais. Portanto, beber água é também fundamental para não prejudicar o rendimento físico e nem a saúde.

Beber água emagrece e libera toxinas

O bom funcionamento do organismo depende de uma hidratação correta. De acordo com o estudo alemão, a simples sensação de estar mais saciado já seria o suficiente para ratificar o efeito emagrecedor de beber água. Mas a ingestão do líquido também favorece a aceleração do metabolismo e o fluxo intestinal.

Quem quer emagrecer deve aumentar o consumo de alimentos ricos em  fibras e beber água em quantidade recomendada, no mínimo  6 copos por dia. Segundo especialistas, não beber água durante as dietas de emagrecimento pode ser ainda pior para o trânsito intestinal. 

Isso porque o bolo fecal aumenta com a maior ingestão de fibras e as fezes podem ficar endurecidas sem água, gerando a prisão de ventre.

“Não se deve esquecer nunca de ingerir uma boa dose de água durante toda a dieta, para que o organismo libere as toxinas ingeridas e esteja pronto para receber novos nutrientes”, recomenda a nutricionista Rachel Farias.

É preciso, no entanto, estar atento para os intervalos entre as refeições. De acordo com o médico acupunturista Nguyen Duc, deve-se evitar ingerir líquidos durante as refeições. “O ideal é beber água à vontade até meia hora antes da refeição e meia hora após a ingestão de alimentos”, orienta o médico.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto