Invista nos alimentos termogênicos e emagreça!

Fernanda Lima
Alimentos como pimenta, gengibre, canela e chá-verde elevam a temperatura corporal e aumentam o gasto calórico durante a digestão

Alimentos termogênicos ajudam a emagrecer mais rápido.


Para emagrecer, não tem jeito: o primeiro passo deve ser a mudança na alimentação. Contudo, para que o processo seja mais eficaz, é importante investir nos alimentos certos, como os termogênicos. Eles aumentam a termogênese do organismo, ou seja, elevam a temperatura corporal enquanto são digeridos. Por isso, levam a um maior gasto calórico durante a sua digestão e ajudam a emagrecer mais rapidamente.  

De acordo com Lúcia Flávia Carpilovsky, endocrinologista do Hospital Adventista Silvestre, o consumo dos termogênicos combinado com a atividade física contribui para o gasto da energia acumulada na forma de gordura e perda de peso corporal

Confira abaixo a lista dos seis alimentos termogênicos que não podem faltar no seu cardápio e de quebra ainda ajudam a emagrecer mais rápido.

Alimentos termogênicos e amigos da dieta

Pimenta vermelha
Por ser rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo, a pimenta pode aumentar em até 20% a atividade metabólica se ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero.

Canela
Possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Com ação estimulante, age como facilitadora da digestão e combate a flatulência. Também auxilia o tratamento de problemas de pele. Pode ser consumida em pó ou em forma de chá. No caso da canela em pó, ou ser usada para polvilhar frutas, saladas e sucos. Consumir até uma colher de sopa ao dia. 

Gengibre
Pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Também melhora a digestão e o enjôo das grávidas. É versátil e pode ser usado cru, refogado, em forma de chá ou batido no liquidificador com qualquer fruta. Usar até uma colher de sopa ao dia.

Ômega 3
Pode ser encontrado em peixes, como salmão e atum, e em oleaginosas, como castanhas e amendoins. Ele aumenta o metabolismo basal (responsável pelas nas funções vitais, como respirar, bater o coração, manter a temperatura corporal, etc.), diminui a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo. 

Chá verde
Graças à presença de substâncias como a cafeína e as catequinas, essa bebida obriga o organismo a buscar energia nas reservas de gordura. Além disso, ajuda na desintoxicação e combate a retenção de líquidos e aos radicais livres. Beber de duas a quatro xícaras ao dia, quente ou gelado, entre as refeições. 

Guaraná em pó
Sua ação termogênica acelera o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste mais energia e contribuindo consideravelmente para a perda de peso. Para que este efeito seja alcançado, o consumo deve ser feito com regularidade e nunca antes do momento de ir dormir.

Copyright foto: iStock

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