Abacate ajuda a combater estrias, rugas e celulite

Fernanda Lima
Cheia de benefícios, a fruta possui nutrientes que colaboram na metabolização do colágeno, responsável pela firmeza da pele

Fruta é versátil e pode ser consumida de várias formas, como na vitamina ou in natura.


Conhecida como a fruta da infância de muita gente, o abacate é um alimento versátil. Quem não adora uma saborosa vitamina dessa fruta com leite? Outras opções para desfrutá-la incluem a guacamole, uma tradicional iguaria mexicana, ou até consumi-la in natura

Seja como for sua forma de consumo, o fato é que essa frutinha é repleta de benefícios. Segundo Regina Su, supervisora de Nutrição do Hospital Sepaco, no abacate são encontrados em abundância as vitaminas A, B, C, K e E, além dos minerais, como o cálcio, ferro, manganês, potássio, sódio, fósforo e zinco.

Sendo assim, a fruta auxilia no combate às estrias, rugas e até celulite, pois tem nutrientes que colaboram na metabolização do colágeno, responsável pela firmeza da pele. Além disso, possui antioxidantes que ajudam a proteger e a evitar o envelhecimento das células da epiderme. Também auxilia na hidratação dos cabelos se for utilizado em forma de máscara, feita à base de sua polpa, permitindo que os fios fiquem fortes e bonitos. 

E os benefícios não param por aí. De acordo com Regina, o abacate também ajuda no controle dos níveis de triglicérides e colesterol, além de reduzir o risco de doenças cardiovasculares, prevenir o câncer de próstata, melhorar as defesas contra o câncer de boca e a contribuir para a hipertrofia muscular (evitando a fadiga muscular). Durante a gravidez, o abacate é uma excelente fonte de folato ou ácido fólico, essencial durante a gestação. 

A frutinha também melhora a capacidade de memória, devido ao ômega 3, substância que estimula funcionamento do cérebro. É uma excelente fonte em ácido oleico - que estudos demostram ser eficaz em prevenir o câncer da mama-, além de ser rica em carotenóide luteína, que evita a catarata. Por fim, a nutricionista relata que o abacate também é rico em fibras que auxiliam no trânsito intestinal, melhoram o processo de digestão e aumentam a sensação de saciedade.

O abacate é uma fruta calórica?

Muito se fala sobre a quantidade de calorias do abacate. De fato, a fruta é a terceira mais calórica, ficando atrás apenas do coco e do açaí. Além disso, 30% do abacate corresponde a gorduras e 1/4 da polpa já contém cerca de 162 calorias - o equivalente a cinco bananas. Contudo, sua gordura faz bem às artérias, ajudando a carregar o colesterol ruim para fora dos vasos sanguíneos e mandando embora os problemas no coração. 

Mas o alerta é válido: mesmo que o abacate seja um alimento que contribui para a saúde, ele deve ser consumido com moderação, não ultrapassando a quantidade diária de 100 gramas. Além disso, é recomendável evitar o hábito de misturar a fruta com açúcar, já que seu valor energético pode ficar até quatro vezes maior. Uma taça do alimento com açúcar tem 425 calorias, quase 100 calorias a mais do que uma porção generosa de bisteca de porco. A dica é consumir o abacate amassado com limão ou misturado ao leite desnatado.

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