Saiba quais são os 5 alimentos que previnem o câncer

Fernanda Lima
Além de incluí-los na dieta, nutricionista sugere variar frutas, legumes e verduras, além de praticar atividade física regularmente

Conheça 5 alimentos que previnem o câncer.


Atualmente, mais de 32 milhões de pessoas têm câncer no mundo todo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. Os mais comuns são os de pulmão, mama e intestino. Geralmente a doença é associada à hereditariedade como principal fator de risco, mas esse não é o único. 

Além dos fatores genéticos, entram na lista outros possíveis desencadeadores da doença, como o tabagismo, abuso de álcool e, principalmente,  a alimentação.  Sendo assim, é possível previr o câncer tomando alguns cuidados, especialmente na hora de escolher as refeições

Com a ajuda da Patrícia Bertoni, nutricionista da clínica de estética Onodera Niterói, listamos alguns alimentos que podem ajudar na luta e prevenção contra a doença.  Para uma dieta saudável e preventivq, Patrícia sugere comer  frutas, legumes e verduras variados, de preferência orgânicos

A especialista recomenda ainda fazer atividades físicas regularmente. “Também é preciso evitar ao máximo o consumo de alimentos processados, gorduras e farinhas refinadas", ensina.

Alimentos que previnem o câncer

Confira abaixo a lista de algum dos alimentos que previnem o câncer, indicados pela nutricionista.

Açafrão
Benefícios: estudo recente sugere que o alimento inibe a atividade de células cancerosas existentes na saliva, prevenindo câncer de cabeça e pescoço. Pode ser usado no arroz, carnes, pães e ainda como tempero de diversas preparações.
 
Gengibre  
Benefícios: uma substância chamada gingerol, presente no gengibre, pode estar associado à eliminação de célula tumoral (apoptose). O gengibre também como antiemético no período da quimioterapia, reduzindo náuseas e vômitos. Pode ser usado como chás, tempero e sucos.
 
Uvas 
Benefícios: estudos sugerem que a substância Resveratrol, encontrada na uva, poderia atuar em diversos estágios do câncer, bloqueando a metástase ou levando a morte das células tumores. Relacionado ao câncer de pele e intestino. A fruta pode ser consumida in natura ou em forma de sucos, vinhos e variadas receitas.
 
Pimentas 
Benefícios: tem alto poder antioxidante. É relacionada principalmente ao controle de câncer de próstata. Pode ser usado em molhos, temperos, geleias e chocolates. Deve ser usada com atenção por indivíduos que apresentem doença do aparelho digestivo como: gastrite, esofagite, refluxo e hemorroidas.
 
Chás 
Benefícios: a alta concentração de antioxidantes presentes nos chás reduz a produção de radicais livres, por isso os chás são considerados bons aliados na prevenção do câncer. Pode também ter ação na diminuição do  crescimento tumoral. Os chás ser consumido como infusão quente, frio ou em capsulas.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto