10 motivos para comer pão sem se preocupar com a balança

Jessica Krieger
Mocinho ou vilão? Consumido com moderação, o pão pode ser aliado de uma alimentação equilibrada

O pão é uma fonte de energia que traz benefícios à saúde.


A ideia de que comer pão engorda está associada à sua constituição: rico em carboidratos, este alimento quase sempre é cortado das dietas por seu alto valor energético e relação com ganho de peso. Na verdade, a escolha do tipo de pão e a quantidade que se come é o segredo para mantê-lo nas refeições diárias com equilíbrio.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os carboidratos devem contribuir com 60% do total de calorias ingeridas. Dentro dessa recomendação, o consumo de pão não faz mal à saúde e não necessariamente contribui para o aumento do peso. Mesmo assim, muitas pessoas têm medo de consumir alimentos fontes de carboidratos e, por isso, excluem o pão da dieta.

Especialistas lembram que a perda de peso é resultado de diversas mudanças de comportamento alimentar, como a criação de hábitos saudáveis aliado à prática de exercícios, e não simples resultado da exclusão de alimentos específicos. 

"O desequilíbrio no consumo de nutrientes (carboidratos, gorduras e proteínas) e a ingestão de calorias maior do que o gasto é o que contribuirá para o ganho de peso”, assegura a nutricionista  Beatriz Botequio, da Equilibrium. A seguir, veja 10 razões para incluir o pão no cardápio diário:

1 -  Fonte de energia

Os carboidratos são nutrientes que garantem disposição para realizar as tarefas do dia a dia. Sua ausência nas refeições pode ter impactos nas funções vitais do organismo. “Todos os tipos de pães cabem dentro de uma alimentação equilibrada. Eles entram como fonte de carboidrato da dieta”, explica a nutricionista.

2 -  Promove a formação de serotonina

Alimentos ricos em carboidratos, como os pães, contribuem para a formação deste neurotransmissor, responsável pelo humor e sensação de bem-estar. Sendo assim, consumir pão pode ajudar a manter a disposição e alto-astral no cotidiano.

3 – Vitaminado

Pouca gente sabe, mas além de fonte de carboidratos, o pão tem vitaminas do complexo B, que contribuem para manter o cérebro saudável e a memória ativa.

4 – Versão integral

Os pães integrais fornecem fibras, que são importantes para o funcionamento do intestino e auxiliam na saciedade. A versão integral tem minerais, como fósforo e magnésio, que atuam na formação e manutenção dos ossos. “ Alguns trazem grãos inteiros, rico em fibras, que auxiliam o funcionamento do intestino”, afirma Beatriz.

5 – Saciedade e controle de peso

O pão pode estar presente no café da manhã e em alguma refeição principal, como almoço ou jantar. A porção recomendada é de 2 fatias de pão de forma por dia. Além de contribuir para a saciedade, os pães, especialmente os integrais, são compostos por fibras que ajudam no controle de peso e até na redução do colesterol.

6 – Antes das atividades físicas

Como fornece energia ao corpo, os pães podem ser consumidos antes da prática de atividade física. Desta forma, conferem mais disposição para a realização de exercícios e esportes.

7 – Após o treino

Da mesma forma, após os exercícios físicos, comer pão ajuda a recarregar a energia do corpo, favorecendo a recuperação muscular e evitando a fadiga.

8 – A culpa não é do pão

Uma fatia de pão branco ou integral contém entre 65 e 80 calorias, quantidade adequada para este grupo de alimentos. Porém, o recheio é que pode aumentar muito este valor calórico. Com a manteiga ou requeijão, que são alimentos gordurosos, este número pode dobrar. Sendo assim, se o objetivo é controlar o peso, o acompanhamento do pão merece atenção.

9 – Benéfico à saúde cardiovascular

A nutricionista explica que dietas restritas em carboidratos têm impacto prejudicial na função vascular e na circulação. “Por isso, o equilíbrio no consumo de carboidratos é favorável para saúde cardiovascular”, assegura Beatriz.

10 – Facilidade nas refeições

Um sanduíche completo, combinando o pão com vegetais folhosos (como a alface), hortaliças (como tomate, pepino, cenoura) e uma fonte de proteínas (como frango desfiado, queijo magro, atum, sardinha ou ovos mexidos) é uma ótima opção para um jantar rápido e nutritivo. 

No café da manhã, duas fatias de pão integral são medidas certas para proporcionar ainda mais energia ao longo da jornada. Nas festas, o pão pode ser servido em forma de canapés, wraps, sanduíches completos. Já as crianças podem levar o pão na lancheira: opções como bisnaguinhas e pão de forma fornecem energia e proteína para os pequenos.

Copyright foto:  iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto