Lanches saudáveis: 5 snacks nutritivos para levar na bolsa

Fernanda Lima
Saiba como se manter saudável sem precisar comer besteira na rua e nem acumular quilos a mais na balança

Confira as dicas de snacks para levar na bolsa.


A correria do dia a dia muitas vezes atrapalha os hábitos saudáveis. O problema é que esse esquecimento pode custar caro para a saúde. Mas é possível não passar fome, sem precisar comer besteira na rua - que além de atrapalhar a dieta, pode somar uns quilinhos a mais na balança. 

A solução é fácil, rápida e prática existe: basta levar snacks saudáveis na bolsa. Bateu aquela fome? Pode atacar o lanche saudável sem peso na consciência. 

Com a ajuda da Flávia da Silva Santos, professora do curso de Nutrição do Centro Universitário Anhanguera de Niterói, separamos 5 opções para você já preparar à noite e levar para o trabalho, faculdade ou outro compromisso na manhã seguinte. Confira!

Opções saudáveis para levar na bolsa

1) Frutas frescas
Fonte de vitaminas, minerais e fibras. É indicado associá-las ao consumo de cereais como aveia. Consumidas em quantidades adequadas, não engordam.
A sugestão é consumir até 3 porções de 100g de frutas diárias;

2) Frutas secas ou desidratadas 
Fonte de vitaminas, minerais e fibras. Saciam a vontade de consumir doces. Seu consumo deve ser de 30g por dia, em média (ou dois damascos secos, por exemplo);

3) Iogurte desnatado 
Fonte de cálcio e magnésio, são boas fontes de vitamina D, que atua com o cálcio para saúde óssea. Deve ser armazenado sobre refrigeração, portanto é recomendado colocar em um recipiente térmico para levá-lo durante o trajeto. Consumo: é recomendado de duas a três porções por dia;

4) Biscoitos integrais
Fonte de carboidratos integrais, são importantes para fornecer energia e fibras. Mas cuidado: sempre avalie a quantidade de sódio nos salgados (a quantidade diária recomendada é de 2.300 mg) e açúcar nos doces (quantidade recomendada: 50g por dia);

5) Frutas oleaginosas sem sal
São fontes de gorduras insaturadas (saudáveis). É importante monitorar o 
consumo, pois são calóricas. Algumas opções são: nozes, amêndoas, castanhas, amendoim, amêndoas, entre outras. Em média, seu consumo deve ser de 30g por dia. Basta separar num potinho ou saquinho, e levar na bolsa.

Copyright foto: iStock

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