Elimine toxinas (e peso!) com o limão

Fernanda Lima
Tomar a famosa água com limão antes do café da manhã ajuda a limpar o organismo. 
Saiba mais sobre o limão, uma frutinha cheia de benefícios!
 
No livro O poder de cura do limão, a autora Conceição Trucom descreve o limão como "uma joia da natureza". Segundo ela, essa frutinha ácida tem múltiplas propriedades capazes de prevenir e curar doenças, por isso é chamado de o rei dos frutos curativos

Benefícios para saúde e boa-forma

Apesar de muita gente torcer o nariz para o seu gostinho azedo, o limão é uma fruta cheia de benefícios. Seu consumo regular pode fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças, melhorar a digestão, combater os radicais livres, e regular o pH sanguíneo.
 
Mas não para por aí. Segundo o Dr. Carlos Roberto Reginato, nutrólogo, o limão também é um grande aliado para o emagrecimento. Isto porque ele tem efeito diurético, por isso combate a retenção de líquidos no corpo, que muitas vezes causa inchaço na região abdominal. 
 
Além disso, ele é rico em minerais que favorecem a produção de energia que auxiliam no aumento do gasto calórico e eliminação da gordura durante os exercícios. Também é uma fruta de baixa caloria, que não prejudica as restrições de uma dieta.
 
Rico em antioxidantes e minerais como a vitamina C e flavonoides, essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico, consumir limão também facilita a absorção de ferro dos alimentos pelo organismo. 

A famosa água com limão no desjejum

Famosos como a top Gisele Bündchen já declararam: ao acordar, a primeira coisa que fazem é tomar um copo de água com limão. Mas será que faz bem mesmo? Segundo o Dr. Carlos, a bebida é super recomendada devido às suas propriedades alcalinas e antioxidantes, que ajudam a eliminar toxinas do fígado e de outros órgãos, limpando o organismo
 
Então, a dica é tomar a água morna misturada com o suco de meio limão ainda em jejum, pela manhã - sem acrescentar açúcar, claro. “Caso tenha esquecido, faça uso entre as refeições. 2 horas após a última refeição”, sugere o nutrólogo, que reforça que as propriedades de destoxificação são muito mais relevantes no uso durante o desjejum. Além disso, acrescenta, “o limão deve ser sempre fresco (para não oxidar e perder os benefícios da vitamina C) e se possível, orgânico (livre de agrotóxicos)”.

Tipos de limão 

No Brasil, é fácil encontrar o limão durante todo o ano, mas a frutinha costuma ser mais produtiva de abril a setembro. Embora todas as variações detenham os mesmos benefícios, alguns são mais indicados para determinadas tipos de receitas. Confira abaixo os quatro principais tipos dessa delícia e como usá-las na cozinha.
 
Taiti: É o menos ácido de todos. Possui casca fina e bem verdinha. Possui poucas sementes e tem formato mais arredondado. É o limão mais comum no Brasil, ótimo para limonadas e receitas, como bolo e biscoitos.
 
Cravo ou caipira: Conhecido como limão rosa, sua casca é alaranjada e tem nervuras. Com bastante suco, é ótimo para temperos.
 
Galego: Este limão é menor, com a casca mais fina e verde clara. Sua acidez não é muito forte. É considerado o melhor para bebidas como caipirinhas.
 
Siciliano: Conhecido como o "verdadeiro" limão, pois é o mais antigo do mundo. Sua casca é amarelada e bem grossa, e seu formato é alongado. Seu aroma é suave e ideal para a extração de essências. É universalmente utilizado em receitas doces, tais como a torta de limão, além de ser usado como acompanhamento de alimentos salgados. 
 
Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto