Dieta noturna: descubra o que comer para dormir bem e manter a forma

Jessica Krieger
Uma refeição leve facilita a digestão e ajuda no processo de relaxamento para uma boa noite de sono

Nada de exagero: alimentos leves como saladas, grãos, peixes e chás ajudam na hora de dormir bem.


Para ter uma noite de sono tranquilo e não sair da dieta é preciso estar atento às refeições feitas antes de dormir. Nada de comidas gordurosas ou bebidas ricas em cafeína: a dieta noturna deve priorizar alimentos de fácil digestão e que contribuem para a manutenção da saúde.

Neste horário, a recomendação é eleger ingredientes ricos em triptofano, um aminoácido que participa da formação da serotonina (sensação de bem-estar) e melatonina (hormônio responsável pelo sono). “Entre estes alimentos estão a semente de abóbora, leite e derivados, aveia, abacate, ovos, semente de gergelim e girassol, carnes magras, peixes e frutos do mar”, enumera Faena Moura de Lima, nutricionista e professora da Uniderp. 

A docente afirma que alguns estudos mostram que o consumo de suco de cereja por duas semanas é capaz de aumentar a melatonina e melhorar os sintomas de insônia. “Outro alimento interessante é a valeriana, que induz efeito calmante e outros soníferos tradicionais como maracujá, erva de São João, kava e erva-cidreira”, completa.


Carboidratos à noite?

Existe uma crença de que não se deve comer carboidratos à noite, especialmente porque o consumo está associado ao acúmulo de gordura no corpo. Mas a questão não é deixar de ingerir e, sim, priorizar a qualidade (e quantidade) do carboidrato que se come. 

“Os alimentos fontes de carboidratos e gorduras auxiliam a entrada de triptofano no cérebro. Portanto é interessante adicionar esses alimentos na refeição noturna, preferindo sempre os de melhor qualidade nutricional e com uma carga glicêmica mais baixa”, acredita Faena. “Como fontes de carboidratos interessantes temos: os legumes em geral, cereais integrais e raízes. Entre as gorduras boas temos o azeite, o coco ou óleo de coco, abacate, açaí e castanhas em geral”, completa a professora de nutrição. 


Alimentos termogênicos

Durante o período de repouso, o organismo utiliza, em grande parte, a gordura como fonte energética. Por isso, consumir alimentos termogênicos à noite acelera o metabolismo e auxilia no gasto da gordura estocada. 

Para incluir esses alimentos na dieta noturna, a nutricionista Regina Lúcia Moraes Teixeira recomenda itens como pimenta, gengibre, vinagre de maçã, linhaça, canela e até água gelada. 


Dieta saudável à noite

De nada adianta manter uma dieta balanceada no período noturno se não há equilíbrio no consumo de alimentos (saudáveis) durante todo o dia. É importante, ainda, ficar atento aos horários do jantar, que deve ser de 2 a 3 horas antes de dormir. “Com isso, o organismo consegue realizar a digestão corretamente para que não ocorra gases, azia e desconforto gástrico”, garante Regina. 

A nutricionista afirma que, à noite, deve-se evitar comer alimentos gordurosos e de difícil digestão como carne vermelha, cremes e queijos amarelos além de bebidas ricas em cafeína e refrigerantes à base de cola. Abaixo, veja algumas dicas de como manter uma alimentação saudável também no jantar: 

Comer com calma e em ambiente tranquilo; 

Mastigar bem os alimentos para que a digestão não seja prejudicada; 

Comer de três em três horas durante o dia, assim você não terá uma fome absurda à noite e, com isso, escolherá melhor o que vai comer; 

Não deixar de jantar, achando que isso fará você emagrecer. O melhor é manter um jantar equilibrado; 

Colocar fibras no jantar, elas darão saciedade e ainda ajudarão no funcionamento do intestino; 

Quando tiver um evento à noite, como um jantar ou aniversário, comer antes de sair de casa uma salada bem farta, para não chegar à festa com muita fome e perder seu poder de decidir o que e quanto comer; 

Sempre ter um dia bem equilibrado de nutrientes. Consulte um nutricionista para que seja feito um plano alimentar individualizado. Lembre-se: o que funciona para uma pessoa não necessariamente funcionará para outra. 

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto