Dieta paleo: adote hábitos alimentares pré-históricos e enxugue até 10 kg

Fernanda Lima

Cardápio baseado no modelo de alimentação dos antepassados baseia-se na diminuição de carboidratos e investe em carnes magras, frutas e vegetais

Com disciplina e dedicação, dieta paleo pode ajudar a emagrecer até 10 kg!

 

Para entender a dieta paleolítica, seguida por celebridades como Anne Hathaway, é preciso voltar no tempo. O cardápio é baseado no modelo de alimentação dos antepassados que viveram na idade da pedra – ou paleolítico – quando era preciso caçar para comer. A dieta era composta, basicamente, de carnes magras e vegetais (principalmente frutas frescas), mas deixou de existir com o surgimento da agricultura.

Apelidado de “dieta paleo”, o plano alimentar teve como um dos seus precursores o Dr. Eaton, que em 1985 divulgou um estudo científico chamado de Paleolithic Nutrition na revista New England Journal of Medicine, sugerindo que a alimentação contemporânea ideal poderia ser aprendida com os povos da pré-história.

 

Alimentos permitidos x Alimentos proibidos

Segundo Samira Barcelos, nutricionista e consultora da Leve e Pronto, a dieta paleo tem como característica principal a ausência de:

  • Carboidratos simples (como amido, massas, bolos, pães e similares);
  • Produtos refinados e/ ou processados;
  • Leite e derivados;
  • Sal;
  • Açúcar;
  • Alimentos embutidos.

 

Os cereais podem ser consumidos esporadicamente. Já no que toca os alimentos a serem priorizados, é liberado o consumo de frutas, sendo indicado de 2 a 3 opções por dia. Manga, banana e abacate devem ser consumidas em porções moderadas, sugere a nutricionista. Verduras e legumes também estão liberados, de preferência feito no vapor. “O ideal é que constitua 50% do prato”, sugere Samira.

Para adoçar, é indicado o uso do mel. Também fazem parte da dieta paleo as gorduras do bem, que incluem azeite e oleaginosas (castanha do pará, castanha de caju, avelã, etc.), além das gorduras dos próprios alimentos, como coco e abacate.

 

Prós e contras da dieta paleo

A dieta paleo auxilia no controle da glicemia, pois limita o consumo de açúcar. Também ajuda no funcionamento do intestino, contribui para a perda de peso, fornece bastante vitaminas e minerais, além de poder ser adotada por indivíduos intolerantes à lactose e ao glúten.

Por outro lado, destaca Samira, é preciso ter cuidado na escolha do tipo de carne, sempre evitando cortes gordurosos. Além disso, mesmo a dieta paleo sendo à base de frutas, verduras e legumes, é importante variar os tipos de alimentos para que o aporte de vitaminas e minerais seja equilibrado. Quem come apenas maça, por exemplo, pode sentir falta do potássio da banana. 

 

Dieta paleo e exercício físico: a combinação perfeita

O homem paleolítico dependia da caça e da coleta para sobreviver, por isso precisava estar fisicamente preparado estas atividades. No que diz respeito à dieta paleo, esse esforço deve ser traduzido em exercícios físicos. “O homem de hoje deve ao menos fazer caminhadas diárias ou no mínimo de 3 a  5 vezes na semana”, sugere a nutricionista.

Além da atividade física, Samira também sugere outras dicas para quem quer aderir à dieta paleo:

  • Mastigar bem os alimentos;
  • Evitar carnes gordas (como carne suína e cortes gordurosos);
  • Fracionar a dieta em até 6 refeições no dia;
  • Fazer lanches intermediários leves (a base de frutas e/ou oleaginosas);
  • Manter acompanhamento nutricional e fazer exames laboratoriais periódicos;
  • Caso o perfil da dieta seja muito diferente do seu hábito alimentar, faça a dieta por no máximo 7 dias com monitoramento e retornos ao nutricionista.

Para por em prática o cardápio da dieta paleo, o ideal é receber orientações de um nutricionista, que poderá ajustar composição e aporte calórico conforme idade, rotina, doenças de base, hábito alimentar (preferências, aversões e intolerâncias), objetivo (perda, ganho ou manutenção do peso), dentre outros.

Definidas as metas, é possível enxugar até 10 kg em um período de 6 meses na dieta paleo, segundo Samira. “Pode ser considerada a solução para uma perda de peso rápida e controle eficaz do peso, mas depende de disciplina e comprometimento do indivíduo”, finaliza.

Copyright foto: iStock

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