Conheça todos os benefícios do chá de amora

Daniel Navas
De melhorias nos sintomas da menopausa a prevenção da obesidade, essas são algumas das benfeitorias do chá de amora para a saúde
Fácil de preparar, o chá de amora possui muitos benefícios para o organismo.

 

Seja no frio, ou até mesmo no calor, quando bate aquela sede, a melhor opção (além da água) é um bom chá preparado com as folhas de ervas e frutas. Melhor ainda é se a bebida também agregar outros benefícios ao organismo. Uma boa dica para conseguir tal feito é o chá de amora.
 
A frutinha, encontrada principalmente em regiões do hemisfério Norte e América do Sul, possui três tipos de coloração: vermelha, preta e branca, sendo os dois primeiros tipos os mais conhecidos por aqui. Mas são as folhas da amora que contém os superpoderes de turbinar o chá com diversos nutrientes. “Por ser rica em cálcio, ajuda a manter os ossos firmes e fortes, além de combater a osteoporose”, explica Márcia Dal Medico, nutricionista e autora do livro Spa em Casa (Ed. Alaúde).
 

Combate aos radicais livres

Além disso, o chá das folhas da amora é rico em antocianinas, responsáveis pela coloração da fruta, resveratrol e carotenoides. “Todos esses elementos são antioxidantes capazes de amenizar os danos celulares causados pelos radicais livres, como o envelhecimento precoce e até mesmo doenças cardíacas e câncer”, conta a nutricionista.
 
A bebida também apresenta boas quantidades de ferro, vitamina C, potássio, manganês, magnésio, vitamina E, K e do complexo B. “Com isso, temos efeitos positivos na prevenção da obesidade, na melhoria da prisão de ventre, no efeito bactericida e anti-inflamatório do nosso corpo. O chá de amora também contribui para equilibrar os níveis de pressão arterial, colesterol, glicemia e acumulo de gordura”, acrescenta Camila Del Papa, nutricionista do Espaço Volpi.
 

As mulheres agradecem

O chá de amora é um aliado, e tanto, principalmente para as mulheres. Isso porque a infusão feita com as folhas da fruta tem o poder de reduzir as dores das cólicas menstruais e os efeitos nada agradáveis da TPM. Já na fase da menopausa, a bebida diminui aquela sensação de calor intenso que incomoda tanto.   
 
Outra benfeitoria do chá de amora bastante difundida entre as pessoas é o auxílio no processo de emagrecimento. “O que acontece é que um dos componentes da bebida tem como característica não deixar que o organismo absorva de forma satisfatória os carboidratos consumidos durante as refeições. No entanto, para conseguir efeitos mais positivos, é necessário mudar o estilo de vida, adotando a prática de exercícios físicos e a alimentação saudável”, alerta Renata Rojas Paixão, nutricionista da Estima Nutrição.
 
Portanto, incluir o chá de amora, no máximo, três vezes ao dia pode auxiliar na perda de peso, além de trazer diversos os outros benefícios a saúde. Mas fica o alerta: não ultrapasse essas três xícaras diárias, ou então, alguns efeitos colaterais podem surgir, como hipoglicemia (dores de cabeça, tremores, visão turva, fome e tonturas) e diarreia. “De acordo com algumas pesquisas, o consumo do chá de amora deve ser evitado na gravidez, pois pode aumentar a estimulação da musculatura uterina e aumentar o risco de aborto espontâneo e prematuridade do parto”, aponta Márcia Dal Medico.
 

Anote a receita

Para preparar o chá de amora e conseguir aproveitar o máximo de benefícios, é preciso seguir algumas boas dicas. “Escolha as folhas orgânicas, por serem cultivadas e processadas sem pesticidas e fertilizantes artificiais, assim como as folhas inteiras, que conservam todos os seus elementos”, ensina Renata Rojas. 
 
Quanto à temperatura da água, o ideal é estar entre 80º C e 90º C: quando pequenas bolhas vão surgindo e antes que a água comece a ferver. “Dessa forma, evita-se que as folhas se queimem no processo e percam grandes partes de suas propriedades. Além disso, o ideal é deixar sob infusão por alguns minutos”, finaliza. E agora é hora da receita. Veja só!
 

Receita de chá de amora 

Ingredientes:
1 litro de água
3 a 5 folhas de amoreira secas e picadas
 
Modo de preparo:
Higienize bem as folhas de amora. Coloque a água para ferver. Quando chegar ao ponto de formar pequenas bolhas, junte as folhas e deixe em infusão por alguns minutos. Tome 3 xícaras por dia nos intervalos das refeições.
 
Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto