Dieta para engordar: saiba como ganhar peso com saúde

Fernanda Lima

Nutricionista indica quais alimentos devem ser priorizados e quais devem ser evitados no cardápio de quem quer ganhar alguns quilinhos

Qual é o segredo para ganhar peso? Nutricionista dá dicas de alimentação e mudanças de hábitos.

 

Se existe muita gente querendo emagrecer, também existe o oposto: pessoas que querem ganhar uns quilinhos. É comum, inclusive, ouvir a frase “preciso fazer dieta para engordar”. Neste caso, o ideal seria “preciso me nutrir adequadamente para ganhar peso”, isto porque engordar é sinônimo de ganhar gordura, o que não é saudável, muito menos recomendável. 

Segundo a Dra. Vanessa Albacete, nutricionista do CECAM, o correto é ganhar gordura boa e peso. Para isso, deve-se investir nos alimentos certos, que aumentarão o apetite. Também é importante praticar atividade física para aumentar os músculos. Outra mudança no estilo de vida de quem quer ganhar peso inclui ter uma quantidade de sono adequada – isto é, dormir de 7 a 8 horas por noite.

Após as mudanças, em 1 mês já é possível ter resultados, garante a nutricionista. “Basta  aliar estes 3 pilares importantes para o ganho de peso: sono ou descanso adequado, atividade física e alimentação”, explica.

 

Alimentos que contribuem para o ganho de peso

Para favorecer o ganho de peso de maneira saudável, Vanessa explica que a alimentação deve ser alcalina, ou seja, deve-se evitar alimentos que tendem a acidificar o organismo. Uma dieta alcalina, é rica em alimentos frescos como legumes, verduras, especiarias, castanhas, feijões e cereais integrais e pobres em sódio, alimentos industrializados e processados.

A nutricionista ainda sugere o consumo de frutas (entre as refeições e no café da manhã), além do de proteínas como ovos, leguminosas (grão de bico, feijões e lentilha), tofu, soja, peixes e carne bovina, de porco ou de frango. 

Carboidratos, como batatas, mandiocas, arroz integral, quinoa, amaranto, aveia, milho e pães integrais também devem estar na lista de quem quer “engordar” com saúde. Sem contar, é claro, das gorduras do bem, como o azeite de oliva, castanhas e sementes, abacate e coco seco.

 

Risque do cardápio

Ainda segundo a nutricionista, é fundamental evitar alimentos que contenham muito açúcar, tais como refrigerantes, sucos, bolos, pães e doces, além de alimentos ricos em sódio e gorduras trans (como frios, carnes curadas, salgadinhos e molhos prontos). Esses alimentos acidificam o organismo, dificultando o ganho de músculos.

 

Dicas da nutri para quem quer ganhar peso

  • A alimentação deve ter calorias suficientes, por isso, é importante adequar o que você está comendo ao gasto energético diário.  Quem busca o aumento de massa muscular, por exemplo, deve consumir mais calorias do que gasta. 
  • Evite ficar em jejum e não pule refeições. Se alimente desde o café da manhã, que deve ser feito em até uma hora após acordar, até a ceia. 
  • Lembre-se que é preciso mudar hábitos para ter um resultado diferente. Fazer dieta não é recomendado. O melhor são mudanças permanentes na alimentação.
  • Mantenha a alimentação saudável e equilibrada para que o resultado seja permanente e consistente, evitando o efeito sanfona e, consequentemente, a frustração. 
  • Procure uma nutricionista que oriente um cardápio adequado ao seu estilo de vida, gasto calórico e preferências alimentares. 
     

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