10 alimentos que aumentam a imunidade

Fernanda Lima

Quer evitar gripes e resfriados? Invista nos alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, como laranja, alho e castanha-do-Pará

Conheça 10 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade.


Ter uma alimentação inadequada é um dos principais fatores relacionados à baixa imunidade. É na comida que  se encontram os responsáveis por fornecer vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes para o fortalecimento do sistema imunológico. Sendo assim, investir nos alimentos certos ajuda a combater vírus, bactérias maléficas e outros agentes nocivos ao organismo.

Segundo Daniel Novais, nutricionista (DF), não basta apenas investir nos alimentos que aumentam a imunidade. Também é preciso cortar do cardápio alimentos industrializados e muito processados. Além disso, destaca o profissional, um dos principais riscos para a imunidade se esconde na má higienização e conservação dos alimentos, por isso, é indispensável lavar os alimentos corretamente e ficar atento à data de validade.
 

Top 10: Alimentos que aumentam a imunidade

Confira abaixo uma lista preparada pelo nutricionista com os alimentos mais indicados para deixar a imunidade lá em cima:

  1. Frutas cítricas: são as mais famosas fontes de vitamina C, que possui efeito antioxidante e fortalece a imunidade. Alguns exemplos são a laranja, acerola, limão, kiwi e morango.  
     
  2. Alho: tem ação antiviral, antibactericida e antifúngica, ajudando a evitar gripes, resfriados e outras doenças. Alguns dos principais nutrientes são zinco, selênio, cálcio, potássio, fósforo e vitamina C. O alho também diminui a pressão arterial e o mau colesterol (LDL). 
     
  3. Castanha-do-pará: fonte de gordura do bem (insaturadas), fibras e minerais, principalmente cálcio, ferro, zinco, selênio e potássio. Destaque para o selênio, que tem ação antioxidante e, portanto, combate os radicais livres e fortalece o sistema imunológico. 
     
  4. Cebola: tem efeito antimicrobiano e é rica em quercetina, substância com propriedades anti-inflamatórias. Alivia sintomas de alergias, é antioxidante, além de favorecer o bom funcionamento do sistema circulatório e auxiliar na prevenção do câncer. 
     
  5. Cogumelo shitake: contém lentinana, nutriente que estimula a produção das células de defesa e contribui para inibir o desenvolvimento de tumores. Tem alto teor de proteínas, fibras e baixo teor de lipídeos (gordura).
     
  6. Gengibre: tem ação anti-inflamatória e bactericida. Também é conhecido pelo efeito termogênico, ou seja, acelera o metabolismo e ajuda a aumentar o gasto calórico nas atividades físicas. 
     
  7. Lichia: é rica em vitamina C e em potássio, fortalecendo a imunidade. Também possui propriedades anti-inflamatórias. 
     
  8. Mel: contém substâncias que agem como antibióticos naturais. O mel é  eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados e ajuda no tratamento de problemas pulmonares e da garganta.
     
  9. Grãos de pólen de abelha: rico em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na formação de anticorpos. Os grãos podem ser encontrados em lojas de produtos naturais.
     
  10. Vegetais verde-escuros: são fontes de vitamina A, B6, B12 e B9 (também conhecida como ácido fólico), que contribuem para o funcionamento do sistema imune. Alguns esxemplos são brócolis, couve, rúcula e espinafre.

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