Chá vermelho emagrece e controla o colesterol

Fernanda Lima

Da mesma família do chá verde e branco, o chá vermelho diminui o risco de problemas de circulação e reforça o sistema imunológico

Quer emagrecer? Invista no chá vermelho!

 

Um dos chás mais populares na China é o chá vermelho. Conhecido como Puh-erh, a bebida é extraída da planta Camellia Sinensis, a mesma de onde se extrai o chá verde e o branco, famosos por turbinarem o emagrecimento. Com este chá vermelhinho não é diferente. Além de ajudar a emagrecer, ele acelera o metabolismo, o que contribui para a queima de gorduras

Segundo Lívia Salustiano da Costa, nutricionista especializada em atendimento nutricional e personal diet, os benefícios do chá vermelho não param por aí. A bebida também:

  • Mantém o colesterol controlado. Isto porque possui estatinas, moléculas responsáveis por controlar o LDL, considerado o mais perigoso para a saúde;
  • Reduz problemas cardiovasculares (enfartes), pois tem o poder de baixar a concentração de lipídeos no sangue;
  • Diminui a chance de ter problemas de circulação;
  • Auxilia no controle da glicemia;
  • Evita gases, acidez, problemas de digestão e até diarreia;
  • Reforça o sistema imunológico.

Chá vermelho: modo de fazer

Segundo a nutricionista, a planta, que pode ser encontrada em casas de produtos naturais, deve passar, primeiramente, pelo processo de branqueamento. “Deixe 3 gramas da planta em 300 ml de água fervida por 30 segundos. Depois, descarte esta água, retirando as impurezas das folhas”, ensina.

Após o branqueamento, basta ferver a mesma quantidade de água e colocar as folhas limpas. Após 5 minutos, deve-se coar o chá. “O consumo deve ser imediato”, enfatiza Lívia.

Para alcançar os benefícios que esta plantinha oferece, a recomendação é tomar 4 xícaras ao dia, sendo duas antes do almoço e duas após. Mais do que isso pode causar efeitos colaterais, como arritmias, insônias, problemas de ansiedade e cálculos renais.

Lívia também alerta que a bebida não é indicada para quem sofre de hipertensão, está grávida ou para quem é sensível à cafeína. Sobre o sabor, a nutricionista explica que não há semelhança do chá vermelho com nenhum outro chá.

"Este chá possui um sabor forte, porém sem ser amargo. Quer uma dica? Acrescente cravo e canela. Fica uma delícia!", finaliza a a especialista.

Copyright foto: iStock

Leia também:

Anúncio google

Nenhum comentário disponível sobre este assunto