Todos os benefícios da aveia para a saúde

Daniel Navas

Seja em farelo, farinha ou flocos, a aveia pode contribuir – e muito – ao bom funcionamento do organismo, inclusive no emagrecimento

A aveia contribui na perda de peso, além de controlar os níveis de LDL (o colesterol ruim).


Muitas pessoas, no café da manhã, ou até mesmo na ceia, gostam de acrescentar a aveia em alguma refeição. E essa rotina pode trazer diversos benefícios à saúde. Afinal, o alimento possui nutrientes que contribuem no combate a diversos problemas. Para começar, o cereal é rico em cálcio, ferro e algumas vitaminas. Mas a alta quantidade de fibras é mesmo o destaque.

“Esses nutrientes podem ser classificados em solúveis e insolúveis. E a aveia possui boas quantidades do primeiro tipo, o que auxilia na diminuição significativa do colesterol LDL (ruim), colesterol total do organismo e da glicose, o que beneficia pacientes com diabetes”, explica Luiza Ferracini, nutricionista do Dietbox.

Aveia auxilia na perda de peso

Por conta dessa alta concentração de fibras, a aveia acaba sendo considerada uma aliada para quem busca o emagrecimento. Isso porque a substância aumenta a saciedade no organismo, o que leva à redução natural da quantidade de alimento ingerido, contribuindo para a perda de peso.

Além disso, as fibras também ajudam a regularizar os movimentos intestinais. A junção dos nutrientes solúveis e insolúveis mantém a digestão saudável, o que facilita a remoção do bolo fecal. E isso evita qualquer tipo de sensação de inchaço ou de intestino preso (dois problemas que também podem influenciar para a obesidade).

Contra o câncer e a favor do coração

A aveia ainda tem o poder de evitar que as células cancerígenas atuem no organismo. E os responsáveis por isso são os elementos fitoquímicos encontrados no alimento, que atuam exatamente no combate a doenças, prevenindo, inclusive, vários tipos de cânceres.

Já os antioxidantes encontrados na aveia ajudam a combater os radicais livres, o que evita o envelhecimento precoce da pele e, até mesmo, o desenvolvimento de doenças cardíacas. Nesse último caso, as substâncias chamadas ligninas, que também estão em abundância no alimento, ajudam na saúde do coração.

Quantidade ideal da aveia

De acordo com a nutricionista Luiza Ferracini, alguns estudos têm testado os benefícios da aveia com doses de 30 a 40g por dia (1 colher de sopa do alimento possui 20g).

“Uma quantidade menor que essa pode diminuir os efeitos benéficos do alimento para o organismo”, aponta. Porém, esse valor é indicado para quem já está acostumada a ingerir fibras na dieta.

Se a pessoa não é habituada a comer fibras, ou se ingerir acima do recomendado, Maria Eduarda Ourivio, nutricionista da Clínica Vidhera, indica uma quantidade menor (de 10 a 20g). Assim, não corre-se o risco de se ter uma distensão abdominal.

"E também evita problemas a quem sofre com constipação intestinal. Pois ao receber uma quantidade muito concentrada de fibras, há o aumento do bolo fecal, causando dificuldade ou até impedimento de evacuar, trazendo desconforto”, acrescenta a nutricionista.

Outra dica da especialista: esqueça as versões instantâneas de farinha de aveia, já que esses produtos contêm grandes quantidades de açúcar e podem fazer um efeito rebote para quem busca emagrecer.

Também vale saber que, em uma escala de riquezas de nutrientes, o farelo é considerado o mais nutritivo, depois vem a versão da aveia em flocos e, por último, a farinha de aveia.

Receita de shake de aveia

Para fugir do mingau de aveia de todo o dia, confira a receita desse shake, ideal para ser ser consumido antes do treino:

Banana com aveia 

Ingredientes:
3 colheres de sopa de aveia
4 morangos congelados
1 banana 
100 ml de leite de amêndoas

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Copyright foto: iStock

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